quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Simplificando a Minha Vida

Todo dia, o dia inteiro, ainda fico pensando o que eu posso simplificar na minha vida. Carrego listas de coisas que eu quero fazer para no futuro não me preocupar de fazer mais. E gasto um tempo pensando no que eu posso fazer para ter menos preocupação. Faz muito tempo que eu não tenho um momento de tédio. O que eu mais tenho é ansiedade de não saber por onde eu começo e o que eu posso fazer e terminar da minha lista sempre que tenho uns minutinhos livres. Mas tenho muito pouco tempo livre. E o meu objetivo com estas listas é ter cada vez mais tempo livre. Então por que demora tanto?
Digamos que eu estou vivendo um momento da minha vida não muito propício para ter tempo para alguma coisa. Minha filha mais velha tem muitos compromissos e interesses e precisa ainda de muita atenção para cumprir todas as suas obrigações. A mais nova ainda é um bebê e precisa de constante cuidado, além de supervisão em tudo o que faz. Eu trabalho em jornada de 40 horas semanais, o que até que não é muito. Mas meu marido viaja constantemente fazendo jornadas estendidas apesar de ser muito presente e participar com toda o rotina da casa. E depois de muito conversar, optamos por dispensar auxílio externo para a faxina da casa. Então, digamos que para ter tempo, eu abri mão de quaisquer compromissos durante a semana e dificilmente viajamos aos finais de semana, apenas feriados.
Durante a semana, tento manter a casa em ordem, não deixando as coisas acumularem pelos cantos. Das tarefas da casa, apenas lavar a louça, tirar o lixo e vez por outra repor o que está faltando (leite e pão) e preparar algo para o jantar se não tiver mais nada. Mas no fim de semana, temos que fazer almoço em casa, fazer supermercado, lavar e passar a roupa, guardar tudo o que sobrou pelos cantos, limpar a casa. É muita coisa.
Durante a semana, a mais velha tem tarefa da escola para fazer todos os dias, então as outras coisas que quer fazer, só permito no fim de semana. Então sempre tem uma lista de coisas que ela quer fazer que só temos o fim de semana para realizar.
Do combinado da família, consigo ter cerca de uma hora a uma hora e meia, até duas vezes na semana, para fazer o que eu quiser. E geralmente eu uso para as minhas faxinas. E não tem sido suficiente, principalmente porque tenho ficado sem esse período por semanas. As atividades mais simples da semana eu acabo atrasando, e quando tenho um tempinho, priorizo terminar só o que é essencial. Eu calculo que vou precisar de quase dois anos, só para livrar a lista, mas ainda tenho coisa até para fazer, mas não listei em lugar algum.
Também tento usar um pouco de tempo no fim de semana e parte das férias. A natureza destas tarefas, são cuidar da roupa, limpar os armários por dentro, separar e organizar livros, cuidar das costuras, pequenas reparos, aquelas lavagens especiais que não dá pra fazer com crianças por perto, e até assistir os meus vídeos e terminar de ler um livro.
Vim mostrar o tipo de lista que eu carrego, para ter noção no tanto de coisa que venho trabalhando. Sempre consigo cortar um ou dois itens em uma semana e acabo colocando outra coisa em substituição. Em alguns momentos até consigo terminar com uma linha, mas logo surge outra para substituir. A lista já esteve menor, mas já esteve maior também. Eu cortei a parte do papel que estava em branco. Não estou usando mais todo o espaço livre com anotações, mas ainda têm algumas anotações que estão no verso.
E espero em algum momento não precisar mais carregar listas com coisas para fazer.
Costumava passar a lista a limpo toda semana, mas percebi que já não cortava muita coisa. Agora estou fazendo lista mensal. E continuo cortando pouca coisa. Só economizo mais papel e caneta (que eu não preciso economizar exatamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.