terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Terceiro Projeto de Organização

Apesar de eu ter uma lista de ideias de coisas que eu quero fazer, geralmente executo de acordo com a oportunidade e sempre de forma inesperada.
Quando eu comprei o cereal, resolvi esperar ele acabar para tirar o molde do revisteiro e enquanto isso fui reduzindo os livros de atividades. E essa foi a minha sorte, porque ainda tinha mais livros do que o que caberia no espaço quando resolvi cortar e colar o revisteiro com a caixa de cereal que havia sido esvaziada.
Quando resolvi sair e comprar o cesto armado, ainda não sabia onde ia guardar e ainda tinham roupas na cama auxiliar.
E este projeto, que eu já tinha em mente faz um tempo, coloquei em execução quando pegamos para montar dois quebra cabeças e descobrimos que estava faltando peças. Então fui pedindo para pegar as outras caixas e fomos montando um por um até achar todas as peças. Um deles havia sido aberto, mas nunca tentamos montar. Depois que já estavam todas as caixas na sala e todos os quebra cabeças montados, não estava faltando mais nenhuma peça. Brincar e guardar ajuda a não perder. Um dos motivos de não achar as peças é que estas se enroscam na caixa e ficam presas.
Por isso fui procurar as embalagens de plástico com trava que eu tenho na cozinha para congelar alimentos. Desde o começo, optei por aqueles sacos descartáveis para congelar alimentos e guardar pães, mas ainda tinha em casa destes sacos reaproveitados e alguns na embalagem que usamos faz muitos anos para conseguir embarcar no aeroporto (sabe aquele saco transparente que eles pedem para levar na mão, não pode ser dentro da mala de mão, com a escova e a pasta de dentes?) e nunca mais usamos. Fui conferir a embalagem, tinham 3 novos. Não vou colocar os brinquedos nos que já foram usados. Deixei para uma emergência. O tamanho era maior do que o que eu precisava, mas uso o que eu tenho mesmo. Separei o conteúdo de cada caixa em um saco e coloquei todos os sacos na mesma caixa, do quebra cabeças maior. Depois recortei a imagem que deve ser montada e descartei as caixas dos outros quebra cabeças. Não pude fazer isso com todos por que não caberiam todas na mesma caixa e porque não tinha mais do que 3 das embalagens. Poderia descartar todas as caixas e colocar numa cesta, ou numa outra caixa só para isso, mas neste momento a intenção é só aproveitar com o que eu já tenho.
Também pretendo fazer isso com outros brinquedos do tipo e usar a própria caixa do móvel de guardar brinquedos para aproveitar melhor o espaço. 
As duas caixas que retirei não fizeram grande diferença nas estante, mas são duas caixas a menos.
Foi uma solução bastante simples para organizar estes jogos com pecinhas de montar e ainda reaproveitei as embalagens que estavam guardadas em uma gaveta sem uso por vários anos. A minha prioridade ainda é esvaziar a cama auxiliar, reduzir os desenhos e livros de atividades e diminuir os brinquedos que ficam fora da estante de brinquedos. Já organizamos e descartamos alguns brinquedos duas vezes este semestre. Provavelmente farei mais uma vez perto do natal.
Tudo depende do espaço que você tem e como consegue organizar os objetos aproveitando o que está sem uso. Não adianta ter um baú enorme e deixar os brinquedos encaixados lá dentro. Tem que ser prático de achar, fácil de pegar e de guardar. Nem sempre as embalagens originais são as melhores e nem sempre as embalagens são lixo. Procuro aproveitar o que eu tenho sem juntar tranqueiras.
Esta solução dos saquinhos resolveu bem, mas ainda preciso reduzir um pouco mais o espaço de brinquedos para caber os que vão chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.