quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Reconhecendo o que Eu Preciso Tirar da Minha Vida

Já faz um tempo que estou preparando material a respeito das minhas escolhas. Já contei algumas experiências como consumidora. Infelizmente não tenho muito tempo para trabalhar todas as ideias, mas algumas tento vir contar.
Uma amiga virtual me indicou um "clube de compras coletivas" que na verdade é um portal de ponta de estoque para produtos infantis. Mesmo com a curta duração das campanhas, sempre haviam opções de produtos. 
Felizmente não precisei comprar muitas coisas no primeiro ano de vida da minha filha: aproveitei as roupas que não cabiam mais na minha sobrinha e em outras crianças da família. Mas o que mais me atraiu foi a possibilidade de conhecer produtos a baixo custo. Praticamente todas as marcas eram novidades para mim, uma mãe de primeira viagem. Algumas eu aprovei e outras nem tanto. Depois de um tempo, conhecendo melhor, passei a aproveitar as ofertas sempre que me conviesse. E foram várias compras, algumas vezes cheguei a fazer uma por mês. 
A minha primeira compra foi em 2013. Como o portal era novo, a primeira vez que tive problemas e senti a frustração de não receber o produto que eu gostaria de comprar fiquei por uns dias chateada, saí para procurar o mesmo produto em outros lugares, mas claro que não achei. Fiquei um tempo sem comprar lá. Mas precisei de uma mochila nova em setembro. Como não era época de material escolar, tive dificuldade em achar opções. A maioria estava mais caro do que eu pretendia gastar. Então novamente me vi comprando pela internet um produto fora de catálogo em promoção que eu deixaria guardado para a época que precisasse. Peguei promoção que tive 60% de desconto. Mas não é certeza de pegar promoções tão boas. 
E então voltei a ter problemas com as compras neste portal. Acionei o serviço de atendimento para tentar devolver e não obtive retorno dentro do prazo. Chegou um momento que eu desisti. Usei o produto como estava. 
Depois voltei a ter problemas numa outra ocasião de cancelarem o meu pedido. Ok, o valor foi estornado no cartão, mas eu não tive como adquirir o produto em nenhum outro lugar.
Como podem ver, acreditei que eram problemas transitórios e que seriam corrigidos. Cheguei a responder as pesquisas de satisfação e enviar reclamação no serviço de atendimento no próprio site e não fui bem atendida em nenhum momento. 
Esta semana percebi que era o momento de dizer tchau. Sim, porque paciência tem limite e eu preciso gastar o meu tempo com o que me faz bem. 
Fico satisfeita de dizer que a maioria dos produtos que vim a gostar, conheci com despretensiosas compras neste site. Mas tenho outras opções de sites que oferecem os mesmos tipos de produtos e as mesmas marcas. Muitas vezes não com um preço tão bom, mas é o custo da segurança e da tranquilidade de ser bem tratado.
Alguns produtos que se esgotaram eu tinha esperança de conseguir comprar em outra campanha, mas muitas vezes os produtos e as marcas não voltam. Enquanto que outros que não me interessam estão sempre por lá.
De forma alguma eu penso que o problema é exclusivamente deste ou daquele site. Quando eu decidi que controlaria mais as minhas compras, não foi esforço nenhum deixar de passear em lojas. Nunca tive este hábito. Também abri mão da fidelidade em cartões e por isso compro cada vez menos na internet. Mas controlar as compras pela internet requer um pouco mais de trabalho. Eu vou ajustando as necessidades com as oportunidades. Nestes tipos de site, os preços são muito bons, mas duram apenas poucos dias. Demoram cerca de 20 dias para chegar, então não adianta deixar para comprar só quando está precisando. Compensa comprar antes e deixar guardado. Vejam que eu estava acompanhando quase que diariamente as ofertas, comprando produtos para deixar guardado que eventualmente nem chegaria a usar. Além disso tinha que acompanhar os pedidos, prazos de entrega por vários dias, às vezes mais de um mês. Isso tudo é quando está tudo certo, por que se tem algum problema, ainda precisa acompanhar os emails, entrar em contato com o atendimento, remeter para devolução, aguardar o estorno, ligar para o banco e de novo para o atendimento... Coisas desse tipo e tantas outras.
A minha proposta não é fazer propaganda negativa, mas contar como chegou um momento em que precisei me desapegar das facilidades que nos trazem transtornos. Um site que oferece produtos ponta de estoque é muito bom, principalmente para quem não mora num grande centro que oferece opções de compras de produtos de baixo custo ou direto ao fabricante. A sensação de ficar suplicando pelo direito de comprar um produto e pagar por ele é ridícula. Prefiro viver sem ela. Vou me adaptar, vou tentar conhecer outras opções. No valor que eu tentei gastar com 2 pares de tênis, acabei comprando um só na loja física. Mas paciência, pude experimentar e sei que vou usar.
E em 05 de dezembro de 2016, confirmando o estorno no cartão de crédito para um pedido cancelado, estou cancelando a minha conta no Dinda. Sinceramente, não recomendo a dor de cabeça.
Estou assumindo gastar um pouco mais para tirar da minha vida esse tanto de preocupações. E recomendo avaliar se estes ganhos financeiros são ganhos reais diante da preciosidade que é o nosso tempo.
Eu preferi escrever desta forma porque a minha decisão está na experiência com o portal, e não um atendimento pontual. Mas posso escrever no formato anterior se for de interesse. Se quiser saber sobre as escolhas que deram certo, tenho alguns rascunhos que pretendo trabalhar melhor antes de publicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.