Leituras
De tudo um pouco e um pouco de mim. Como na Fábula, a Tartaruga avança lentamente, mas nunca deixa de avançar. Acompanhe meus projetos e minhas leituras
quarta-feira, 31 de março de 2021
As Metas de Março
Leituras
segunda-feira, 29 de março de 2021
Um ponto de Virada
2020 foi um ano esquisito, eu mantive o blog apenas no básico, e mesmo assim, quase não consegui fazer as publicações esperadas.
Eu quero começar esta virada agora, porque já consegui relativo sucesso em um projeto e gostaria de retomar todos os outros projetos que eu vinha planejando e não coloquei em execução. E são muitos.
Além das evoluções mensais que eu já vinha fazendo dos projetos de longo prazo, estou conseguindo manter os resumos semanais. E no tempo que sobra, ainda tenho algumas publicações da retrospectiva que eu não publiquei, ou que pulei no ano passado. Com certeza tenho material preparado para isso e vou continuar fazendo ao longo de 2021, mas devo terminar em mais um ou dois meses.
Dos projetos que eu pretendo retomar tem as resenhas de revistas e os livros de assinatura que as leituras estão atrasadas. As revistas eu pretendo terminar este ano, mas os livros eu devo atrasar algumas resenhas para o ano que vem, porque são muitas. Esses projetos eu comecei anos atrás e não terminei.
Outro projeto que eu já deixei algumas fotos adiantadas são os produtos para crianças que marcaram as minhas meninas. Também cheguei a fazer algumas publicações anos atrás e acabei parando por aí.
Já que a quarentena não vai acabar tão cedo, também tenho algumas dicas com as atividades que temos feito com as meninas. Para a páscoa, por exemplo, além da caça aos ovos, escolhi presentes que não sejam somente chocolate, para elas poderem lembrar o resto do ano. E vamos fazer um momento especial com elas para isso.
E algumas atividades artísticas e projetos de artesanato que eu vinha fazendo devem aparecer mais por aqui. Uma das sensações para mim foi ter descoberto o livro de ligue os 1000 pontos. Recentemente fiz um novo projeto de reaproveitamento com uma toalha que vale a pena mostrar aqui. Os livros de atividades das meninas eu passei a documentar um pouco mais, mas preciso fazer isso com os outros projetos também. Mas este grupo continuará aparecendo conteúdo raramente, porque não faço muita coisa mesmo. Pelo menos não enquanto ainda tenho muita faxina para fazer.
E ainda relacionado às organizações que eu vinha fazendo, estou avançando com algumas metas bizarras, que eu devo atualizar e ainda outras metas bizarras que eu prefiro chamar de coleções e quero terminar de documentar elas por aqui. É uma boa forma de arquivar e descartar lembranças.
Enfim, apenas preparando para o que se pode esperar por aqui em 2021. Já tenho alguma coisa escrita, mas pretendo escrever com mais frequência para dar conta de preparar todos este materiais. Como estou em dia com as publicações e a partir de Abril as novas devem aparecer com maior frequência, esta era a última janela livre para vir contar as mudanças. Espero que a maioria goste, os 30DiasdeTartaruga foram bastante visualizados. Acredito que frequência em publicação tenha sido bem visto. Mas foi bem cansativo.
sábado, 27 de março de 2021
Resumo da Décima Primeira Semana 2021
O tempo está voando de novo. Fazendo mil coisas e tentando também ler. E não foi muita coisa que consegui terminar entre 12 e 18 de março. Enfim o mês já está acabando e eu tenho lido pouco. Enquanto estou aproveitando as leituras, sigo neste ritmo, mas vou ter que fazer outro sprint logo.
O Mistério do Cinco Estrelas. Outro livro da Coleção Vagalume que eu não lembrava ter lido na adolescência e peguei para ler numa das minhas listas de leitura. Uma das coisas legais desta coleção é que são sempre aventuras. Leo tem 16 anos e está começando a trabalhar num hotel 5 estrelas quando presencia algo suspeito e resolve investigar. E tudo parece estar dando errado. Mas Leo é um menino obstinado e tem o apoio da família para fazer o que é certo. A história continua atual. É uma leitura rápida que foi suficiente para destravar das outras leituras que eu vinha fazendo. Terminei de ler em 12 de março e avaliei com 4 estrelas.
O Remanescente (Deixados para Trás #10). Está ficando difícil continuar a leitura desta série infinita mas eu gostaria de não desistir. Este volume é bem agitado por conta do resgate de Sebastian e a tentativa de explodir Petra. E Carpathia está cada vez mais sem paciência e deixando evidente toda a maldade do anticristo. O Comando Tribulação continua somando as perdas e a Comunidade Global passa a ter mais uma modalidade de polícia que são os Monitores da Moral que localizam e encaminham aqueles que não possuem a marca. Terminei de ler dia 18 de março e avaliei com 4 estrelas.
Continuo lutando para terminar O Último Chefão e tentando avançar na continuação da série Deixados para Trás. Não sei se haverá tempo suficiente para terminar tudo o que eu pretendia para o mês, mas continuo lendo, pelo menos um pouco por dia. Ao menos não estou mais tão atrasada com os resumos.
quinta-feira, 25 de março de 2021
Os Materiais de Escritório em 2020
Ainda fizemos uma seção de colorir com guache e acabamos por descartar algumas cores que a tinta secou e não foi possível usar. Por incrível que pareça, é como se tivesse acabado.
Com as atividades da escola sendo realizadas em casa, tivemos que procurar por alguns materiais que não sabíamos se estavam funcionando. Então uma meia dúzia de canetinhas foi para o lixo. Ainda não testamos todas, mas conforme vão falhando, estamos descartando.
Ao organizar os materiais que tenho no trabalho, também descartei duas canetas que não funcionavam mais. Ao organizar as minhas bolsas, achei duas canetas que eu não lembrava que tinha. E assim a quantidade de canetas em uso mais aumenta do que diminui.
Não fotografei o que comprei nem tudo o que eu descartei. Foram mais os materiais que eu tenho comigo e que uso com bastante frequência. Continuo tendo muito material em casa. Sim, adquiri coisas que não precisava como canetas coloridas, adesivos e lápis de cor. Mas tentei pensar nelas como pequenos agrados. Com o Curso de Desenho da Faber-Castell veio ainda mais vontade de comprar outros materiais. E chegou de presente mais uma coleção de lápis de cor.
terça-feira, 23 de março de 2021
Resumo da Décima Semana 2021
A minha intenção foi pegar leve com as leituras e tentar terminar as leituras que estavam em andamento para tentar avançar nas minhas metas. Mas estava com umas leituras difíceis, que não avançavam muito. Entre 5 e 11 de março terminei pouca coisa. A parte boa é que estou publicando os resumos quase na sequência da semana, depois de tantos atrasos. E vamos tentar manter os resumos em dia.
A Hospedeira. Não é um livro muito comentado pelos fãs de Crepúsculo, mas é um dos livros mais lidos da lista do Skoob. Só podia imaginar que é um bom livro. Mas não consegui avançar na leitura. Pouco me lembrou a escrita da Stephenie Meyes, mas é um bom livro. É uma distopia sobre uma Terra dominada por seres pequenos que requerem hospedeiros e consideram os seres humanos violentos. É bem curioso como os personagens questionam o que chamamos de humanidade, que é um sentimento que os animais não possuem e nem por isso é dominante entre os seres humanos e tão característicos destes "parasitas" que vêm dominar a Terra. É um ponto de vista bem atual. Terminei de ler em 10 de março e avaliei com 2 estrelas.
Não consegui ler como gostaria, mas fiquei feliz por ter terminado A Hospedeira. Mais uma leitura que estava pendente de muito tempo. E para tirar estas leituras da fila, acabo lendo pouco. Será que tiro todas as naftalinas da estante em 2021? Por enquanto estou indo bem. A outra leitura que eu venho arrastando é O Último Chefão, que apesar de voltar a falar sobre a Máfia Italiana de Nova Iorque, já não é a família Corleone, mas a família Clericuzio. Enfim, vamos tentar terminar mais um.
domingo, 21 de março de 2021
Terminados em Fevereiro
Com certeza este não foi um dos meus melhores meses. Eu vinha tão bem no uso de alguns produtos, mas fiquei com o rosto espinhento e parei de passar os produtos no rosto. Depois fiquei com a boca ferida e parei de passar o batom. Aí a unha estava quebrada e eu não animava pintar. E o mês acabou. Sem que eu tenha terminado muita coisa, mas com muita coisa perto de terminar.
Produtos Terminados:
sexta-feira, 19 de março de 2021
Resumo da Nona Semana 2021
E o desafio dos 30DiasdeTartaruga terminou e eu já não aguentava mais ler. Quer dizer, eu queria ler, mas também queria fazer outras coisas. E entre 26 de fevereiro e 04 de março cansei do que ficou pendente de término na leitura durante o desafio e peguei como leitura aleatória um que estava na minha lista faz muito tempo. Para animar e conseguir retomar o que vinha lendo sem conseguir terminar. Não fui tão bem como gostaria mas até que terminei alguma coisa.
A Caça à Harry Winston. Eu gostei muito de O Diário Veste Prada e já li outros livros da autora. Apesar de não empolgar tanto em ler Chicklit ultimamente, tentei ler este para tirar de vista ou desistiria logo da leitura. E foi uma leitura ok. As 3 amigas moram em Nova Iorque, meio Sex and the City, e fazem uma aposta para tentar mudar de vida. Ficou um pouco esquisito porque uma delas é uma brasileira, que usa algumas palavras em português e não tem o mesmo impacto num livro traduzido. Mas ela é quem mais brilha nas personagens. Eu gostei, mas não animo em recomendar livros assim, já saíram de moda. Terminei de ler dia 04 de março e avaliei com 3 estrelas.
Acredito que deu para perceber que quase não consigo terminar esse um. E dos outros que eu vinha lendo, avancei pouco mais de 20 páginas em A Hospedeira e mais 20 em O Último Chefão. Espero conseguir terminar mais alguma leitura na próxima semana entre estas que estão em andamento. E partir para os demais desafios. O projeto de leitura ajudou a avançar neste começo do ano, mas algumas metas irão requerer mais dedicação do que apenas este mês de fevereiro.
quarta-feira, 17 de março de 2021
Balanço Mensal - Fevereiro
Leituras de Fevereiro
Andamento das Metas
1) Ler 100 livros. 34/1002) Trocar 20 livros. 5/20
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. 4/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 150/508 = 29%
Lista de Próximas Leituras
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Antes do Baile Verde 3%
Entradas e Saídas
quinta-feira, 11 de março de 2021
Resumo da Oitava Semana 2021
Boa parte das minhas leituras já não são novidades com o desafio dos 30DiasdeTartaruga, mas acho bom poder vir contar um pouquinho sobre os livros que eu consegui terminar entre 19 e 25 de fevereiro. Depois do tanto que li na semana passada, já estava cansada com as leituras e comecei a diminuir o ritmo.
A Guerra das Mulheres. Esta leitura eu comecei creio que em 2019 e vim lendo um pouco por dia nos primeiros meses de 2020, mas deixei completamente parado desde então com cerca de 35%. É uma das inúmeras obras do Alexandre Dumas, baseado em fatos históricos. A sucessão na França sempre foi bem confusa e a escrita do autor é bem divertida. Em alguns momentos têm uma troca de nomes para tentar confundir e enganar que me fez pensar na Comédia dos Erros. Terminei de ler em 21 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
Sem Lógica para o Amor. Eu pretendia pegar um livro despretensioso, fácil de ler. Não conhecia nada da autora e fiquei surpresa com o livro que eu encontrei. Muitas pessoas com espectro autista têm dificuldade para o diagnóstico e medo de testar. Sendo que uma boa parte consegue levar uma vida "normal" com alguns treinos. A personagem desta história, a Annika, é bem parecida com uma pessoa que eu conheço, mas ela reconhece que é diferente e tenta se encaixar. E ela tem várias pessoas que passam em sua vida que contribuem para ela conseguir interpretar o que está fazendo. E essas pessoas não tentam mudar quem Annika é, só adaptar com o que pode ser feito. A história está dividida em dois momentos, no último ano da faculdade, voltando para alguns acontecimentos "recentes" e 10 anos depois quando Annika reencontra Jonathan. É uma bonita história de adaptação. Terminei de ler em 23 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
Não foram muitas as leituras concluídas, pretendia ter terminado mais uma, mas diminuí o ritmo de leitura neste fim do mês. Já estava cansada. Imagino que semana que vem vai ficar meio parada, mas ainda bem que fevereiro é curto. Continuo tendo dificuldade com a leitura de A Hospedeira e não tenho me dedicado muito para concluir O Último Chefão. Serão os desafios para março, junto com o término de Deixados para Trás.
terça-feira, 9 de março de 2021
A Ordem na Casa em 2021 - Parte 2
Espero realmente melhorar ao longo do ano. Comecei devagar, mas sinto que estou melhorando. E principalmente, estou lembrando de olhar para o que eu tenho a mais.
domingo, 7 de março de 2021
30DiasdeTartaruga Dias 29, 30 e Balanço Geral do que foi feito
Em andamento, não terminados:
sexta-feira, 5 de março de 2021
Resumo da Sétima Semana 2021
E os resumos estão quase em dia e eu estou lendo muito. Perfeito, né? Só que a minha lista de tarefas está grande e não estou conseguindo fazer mais nada. Mas vou pensar que, uma coisa de cada vez vou conseguir diminuir minha lista de leituras e minha lista de tarefas. Senão for assim vou pirar. Mas resumindo o que eu consegui terminar entre 12 e 18 de fevereiro, terminei muito do mesmo. Mas valeu a pena.
Nas Profundezas (The 39Clues #6). No final do ano passado retomei a leitura desta série que, por ser rapidinha de ler, estou aproveitando o desafio para terminar. Amy e Dan foram explorar a Austrália. E encontrar uma grande amigo do pai que não tiveram mais notícias. Entre tantos momentos de ódio e conflito com familiares, ter alguém disposto a ajudar (que até que não são tão poucos...) foi um grande alento. E eles precisaram procurar uma cidade dentro de cavernas para descobrir mais uma pista, que os leva para a Ilha de Java. Ainda estava com o destino anterior fresco, então foi fácil a leitura deste volume. Terminei de ler em 12 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
O Ninho das Cobras (The 39Clues #7). Viajando por todos os continentes, desta vez foi para a África do Sul, investigando sobre um heroi negro Shaka que pode ter alguma ligação com os Cahill e acabam encontrando uma sede do Clã Tomas. E apesar de ter despistado parte dos familiares, os Holt estão por perto, assim como Alistar Oh. Terminei de ler em 13 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
Te Amo, Te Odeio, Sinto Tua Falta. Este foi um livro que foi muito comentado e depois ficou esquecido. Aproveitei para ler porque já estava aberto e é curto. Mas não é um tipo de leitura que eu gosto de um modo geral. Gosto de histórias tristes de superação. E essa é um pouco isso quando você passa a entender a relação da Amy com a Júlia. Amy acabou de sair de um centro de reabilitação, mas o mais difícil de voltar à vida normal não é a aceitação dos outros, mas conviver com a ausência de Júlia. Terminei de ler em 14 de fevereiro e avaliei com 2 estrelas.
O Código do Imperador (The 39Clues #8). Estou seriamente dedicada para finalizar esta série. Neste volume, Amy e Dan vão para a China e acabam se separando não intencionalmente. E preparando para o fechamento da história, outros personagens reaparecem, como o primo popstar Jonah Wizzard. Para localizar as pistas, novamente eles são levados aos pontos turísticos, inclusive a Muralha da China. E de lá partem para o Nepal, onde terra e céu se encontram. E em pouco tempo toda a família já está atrás de Amy e Dan lutando para chegar na frente. Terminei de ler em 15 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
Par Perfeito. Este livro não prometia nada e me satisfez. É sobre uma agência matrimonial. Mas a influência e interferência da Associação de Agências e a politicagem das Agências que concorrem entre si preenchem a maior parte do romance. O livros é escrito bem do ponto de vista feminino, mesmo quando aparece um ou outro do John. Mas as partes narradas pelas mulheres, são os pontos de vista de 4 mulheres muito diferentes. Alice é uma funcionária da agência de Audrey. Audrey é toda certinha e aparências, mas Alice é totalmente paz e amor. Assim como Kate que decide apostar na agência para conseguir um namorado compatível e Lou, sua melhor amiga, que acredita em relacionamento casual. Todas estas mulheres se vêm obrigadas a repensar suas escolhas de vida ideal. Terminei de ler em 16 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
Alerta de Tempestade (The 39Clues #9). Penúltimo volume da série, os mistérios começam a serem resolvidos. Nellie é pressionada a confessar quem a contratou ao descobrir que Grace investiu em sua preparação contando que pudesse apoiar Amy e Dan na busca pelas pistas. Também está mais ativa nas buscas, desta vez no Caribe. Em meio a toda a mitologia explorada na história dos Piratas do Caribe, incluindo o cenário da gravação, novamente encontram pistas em um parque público e são levados para um destino desconhecido. É tão tenso viver sob as ameaças dos Lucien que Dan pensa novamente em desistir das buscas. Mas eis que surge uma nova esperança com tantos esclarecimentos. Hamilton Holt, Alistar Oh e Jonah Wizzard já vêm repensando no papel que representam nesta busca. Mas Ian e Natalie começam a se distanciar da mãe. Terminei de ler em 17 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.
O Último Desafio (The 39Clues #10). Espero que não pareça que não gostei, mas fiquei muito feliz em ter conseguido acabar de ler este livro em fevereiro e comemorar o fim da série. É uma pena que as edições sejam muito caras para livros tão curtos. É uma história para crianças entre 10 e 14 anos mesmo, mas esta deve ser o tipo de leitura que vou fazer com frequência este ano, preparando para as leituras da minha filha mais velha. O destino final de Amy e Dan é a Inglaterra, onde moram os Kabras. Já na entrada do quarto de hotel, um mico amestrado rouba uma das pistas. Mas de alguma forma todos conseguem identificar a personalidade de Shakespeare como um membro da família Cahill e seguindo as pistas conseguem localizar uma localização onde se encerra a busca pelas 39 pistas. Neste local é preciso a colaboração de pelo menos um membro de cada clã e por fim descobrem a composição do soro criado por Gideon Cahill. Gostaria de comentar mais, mas daí não seria mais um resumo. Enfim, foram várias tentativas e Amy e Dan tem chance de ter sucesso ao conseguirem a confiança dos demais membros participantes da busca. E o fim deixa em aberto uma nova aventura destes irmãos, numa outra série que eu não pretendo ler. Terminei de ler em 18 de fevereiro e avaliei com 4 estrelas.
Foi uma semana insana, com um feriado, que eu realmente me dediquei a ler. E mesmo assim, a quantidade de páginas lidas por dia não foi tão expressiva. Mas é o que sou capaz de fazer para este desafio. Ainda tenho algumas leituras em andamento, como O Último Chefão e A Guerra das Mulheres que eu pouco li nesses dias todos e pretendo terminar ainda em fevereiro.