quinta-feira, 25 de março de 2021

Os Materiais de Escritório em 2020

Eu disse que iria tentar fazer diferente em 2020 com relação aos materiais de escritório. Comecei o ano bem. Sem exageros ao adquirir o material escolar. O único item a mais que comprei foram cartelas de papéis adesivos para recados. Que eu continuo não precisando.
E 2020 foi um ano que eu precisei enviar muitos livros, e com isso, gastei muitos envelopes, sacos plásticos e plástico bolha. Preciso comprar mais? Claro que não. Fiz uma grande limpeza destes materiais e não tenho espaço para guardar mais destes materiais.
Mas fora isso, eu deveria ter encarado todos os meus excesso guardados que não mexi nos últimos anos. 
Tive a chance de receber uma caixa de lápis de desenhos. Mas recusei que não estou usando e poderia adquirir facilmente em outro momento se necessário.
Trabalhamos pouco nos materiais de desenho. A mais nova tem se interessado em desenhar e com isso constantemente pega o estojo de lápis da mais velha. Às vezes passo dois dias achando lápis caídos pela sala. Devo ter perdido um ou dois, mas o estojo continua cheio. Sem descartes significativos. 
O pote de giz de cera também está mais vazio, mas muito longe de precisar de reposição. Terminei com um marrom e um azul claro.
Com as crianças, passei a fazer algumas seções com massinha no chão da sala. Eu limpo, desobstruo de objetos (e ás vezes das roupas) e deixo brincar só com a massinha e uns palitinhos de sorvete. Passam-se horas e ainda estamos fazendo minhocas, bolas, ovos, e massa de pizza estatelada. Como aos poucos vai ressecando, achei que fosse gastar rapidamente o que tinha em casa. Mas fiz as bolas separadas por cor e guardei para vários usos antes de ficar aquela massinha toda misturada e ressecada para guardar. Então descartamos bem pouca coisa. Foram dois jogos de massinha e mais dois potes de super massa.
Ainda fizemos uma seção de colorir com guache e acabamos por descartar algumas cores que a tinta secou e não foi possível usar. Por incrível que pareça, é como se tivesse acabado.
Com as atividades da escola sendo realizadas em casa, tivemos que procurar por alguns materiais que não sabíamos se estavam funcionando. Então uma meia dúzia de canetinhas foi para o lixo. Ainda não testamos todas, mas conforme vão falhando, estamos descartando.
Continuo usando as mesmas canetas de anos anteriores. É claro que com o tempo, não só a tinta acaba, mas mais rapidamente a tinta seca obstruindo a ponta e não consigo mais usar. Por conta disso, acabei por descartar algumas que estavam em uso. A primeira foi esta 4 cores que eu só conseguia usar a vermelha. Confesso que senti falta da vermelha, mas era uma caneta grande que já não me atendia. Usei quase toda, dá pra ver que a carga está bem no limite do tubo. Ficou bem pouco material sem usar.
Ao organizar os materiais que tenho no trabalho, também descartei duas canetas que não funcionavam mais. Ao organizar as minhas bolsas, achei duas canetas que eu não lembrava que tinha. E assim a quantidade de canetas em uso mais aumenta do que diminui.
Uma azul que também ficava no estojo eu usava às vezes e nem percebi que estava acabando até que um dia tentei usar e não funcionou mais.
Terminamos com um pequeno caderninho de notas que usava para fazer as listas de compras. Ainda tenho uns 4 guardados para uso.
Na parte dos papéis descartei bastantes páginas de uma agenda que está perto do fim. Continuarei com duas agendas em uso em 2021 sendo uma delas bem perto de terminar.
E no fim do ano fiquei com menos uma caneta de marcar. Ainda tenho opções de reserva, então não adianta comprar para ter que deixar guardada secando. Mas como as outras também estão em uso e eu uso bastante, logo vou ter que procurar mais para comprar. Estou com uma azul ponta grossa e uma preta ponta fina.
Não fotografei o que comprei nem tudo o que eu descartei. Foram mais os materiais que eu tenho comigo e que uso com bastante frequência. Continuo tendo muito material em casa. Sim, adquiri coisas que não precisava como canetas coloridas, adesivos e lápis de cor. Mas tentei pensar nelas como pequenos agrados. Com o Curso de Desenho da Faber-Castell veio ainda mais vontade de comprar outros materiais. E chegou de presente mais uma coleção de lápis de cor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.