quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

As Roupas de 2018

Como não havia sido capaz de encarar uma organização dos meus armários de roupas nos últimos anos, vim contando apenas do que estava sob controle, ou tão controle quanto possível. Já havia sido um avanço muito bom passar a controlar a roupa íntima, as calças e os sapatos. Mas o fato é que praticamente não comprei nada para mim, mas ganhei algumas coisas.
A situação atual é que estou com algumas gavetas mais cheias do que eu gostaria, algumas prateleiras tão cheias que é difícil achar as roupas, e já não havia cabides disponíveis para todas as peças de pendurar.
No começo do ano separei 3 vestidos de festa, um deles longo que pretendia passar para frente. Depois de alguns meses, descobri quem poderia receber e nem imaginam a minha felicidade por saber que havia sido uma boa escolha.
Um pouco depois, separei duas sacolas para ir colocando as roupas que eu não pretendia manter. Uma delas eu finalmente finalizei com as roupas de grávida e de amamentação que usei até mais ou menos junho e pude devolver ou passar para frente. Também fiquei surpresa e satisfeita por ter encontrado o destino certeiro.
E a outra medida foi pegar para usar todas as roupas que tenho guardadas para separar o que eu quero manter e o que não funciona mais. Logo nos primeiros meses do ano, vinha usando algumas roupas que depois já não cabiam em mim. Aproveitei para usar aquelas que comprei e não tive oportunidade de usar por conta da gravidez. Novamente começaram a aparecer situações que as roupas simplesmente precisam ir para o lixo. E aos poucos tirei uma meia dúzia de peças. Algumas já entreguei para os novos donos, mas ainda tenho algumas que não sei bem o que fazer. 
Continuo tentando usar tudo o que tenho e separar o que não me convém mais. Confesso que não estou avançando muito, mas penso que cada uma das peças que eu tirei foi um avanço, principalmente por que não comprei quase nada.
Ainda não tentei contar as peças por tipo para tentar chegar num ideal e ir reduzindo para atender, mas conheço alguns dos meus excessos: sei que tenho um pijama a mais, posso me desfazer de duas calças sociais que não me fariam falta, ainda tenho uma calça jeans a mais, tenho 4 camisas de manga curta a mais, posso me desfazer de alguns vestidos que sei que não vou usar tão cedo. As camisetas eu já resolvi que uso vou fazer mas continuo adiando e quase nem uso. E blusas... Certamente não uso tudo o que tenho. Certamente não gosto de tudo o que eu tenho. Algumas eu sei que convém eu manter, mas muitas eu preciso me libertar do compromisso e passar para frente. Não tomei uma atitude antes porque elas cabem no espaço que eu tenho. Por enquanto... Uma das pilhas está mais lotada e preciso diminuir um pouquinho. 
Hoje, já tenho alguns cabides vazios que não enchem imediatamente depois que guardo a roupa da semana. A pilha de blusas também já não fica mais até em cima, difícil de pegar uma para usar. E as duas calças que eu tirei estavam no limite para o espaço de calças do calceiro.

Em 2017 não fiz nada com a promessa que meu corpo estava mudando e era melhor resolver depois. Em 2018, comecei timidamente a pensar sobre os meus excessos e controlei bastante a entrada de novas peças.
Em 2019 preciso tentar fazer diferente e voltar a buscar novos espaços vazios.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Metas de Leitura 2019

Meio que eu não pretendo mais ter metas de leitura. Mas por outro lado, vou tentar terminar o que eu comecei em algum momento na minha vida (às vezes eu acho que eu exagero nisso de terminar o que eu comecei).

1. Considerando as metas de 2018, eu resolvi manter algo parecido, mas em melhores proporções. Por conta disso ainda tenho uma meta de total, mas baixei para 100 livros. Essa espero cumprir sem dificuldades. Também nessa meta, não é menor do que nenhuma das outras metas individualmente.

2. A segunda meta é outra minha amiga que me persegue a tantos anos: a da lista de espera. Desta vez, comecei o ano com 304 e pretendo tentar chegar a 250. A outra lista, que estava em 269 consigo certamente baixar para 250, mas estou tentando focar nesta primeira e maior lista. Não será um trabalho fácil, mas pretendo olhar bastante por ela desde o começo do mês. E nestes primeiros dias já estou baixando de 300.

3. De novo estou focando em terminar as séries que eu comecei, de preferência aquelas que eu já listei por aqui em algum momento. Se eu conseguir cortar 5 séries já está bom. Então esta é outra meta que devo conseguir atingir com certa facilidade. Algumas séries falta apenas um livro para concluir, mas outras faltam 12 livros. Só vou tentar terminar 5 e se necessário focar nas que faltam menos, mas certamente lerei outros livros de séries que permanecem não concluídas.

4. Não sei se comentei sobre esta meta antes, mas tenho tentado diminuir a quantidade de livros meus não lidos. O problema é que conforme vou lendo e colocando para troca, os lidos acabam partindo e nunca consigo diminuir significativamente. E estou tentando conviver com esta situação. Por isso, ao longo dos anos vim afrouxando a meta e agora a minha pretensão está em simplesmente reduzir para 300 a quantidade de livros meus não lidos. E estou tentando escolher as minhas leituras para atingir esta meta sem muito esforço. Neste começo de ano, contei 334 livros não lidos, mas lembrando que sempre estão entrando e saindo livros da minha estante, este valor flutua bastante. Se eu conseguir arrumar a estante e organizar os livros, provavelmente ainda vou descobrir livros que eu não lembrava que tinha e coisas assim. Fora os que estão emprestados e eu quero pegar de volta. Então sei que é possível atingir a meta, mas pode ser que não dê certo.

5. Outra meta que eu estou deixando esquecida é a das pastas do computador. Novamente vou tentar focar em terminar a pasta Anteriores já que agora faltam poucos. Mas não tem sido a minha prioridade na escolha das leituras no computador. E também tenho passado cada vez menos tempo lendo no computador. Então esta meta está repetida mais para eu não me esquecer do que para eu de fato perseguir. Se eu avançar bem nas outras, espero ter tempo para me dedicar a esta também.

6. Novamente focando na quantidade de livros, voltei com a cota de livros que eu quero trocar: 12. Não depende de mim atingir esta meta, mas depende de mim o esforço de colocar os livros para troca, responder a mensagem e até mesmo oferecer para algumas pessoas, negociar preços, etc. E eu vou tentar me abrir mais às oportunidades. Também preciso achar novos receptores para doações de livros e fazer as minhas sacolinhas. Mas isso vou contar nos Livros que eu Dei/Troquei.

7. Desta vez também estou afrouxando a preocupação de uma meta. Ao invés de diminuir a lista de vou ler mas não tenho, quero que a lista de vou ler seja menor do que a que tenho. A diferença está dando pouco mais de 30, mas como estou lendo livros meus vou atingir esta meta mesmo sem diminuir a lista de vou ler mais não tenho. E isso provavelmente vai ficar para 2020. 

8. E a meta mais impossível, é mais um lembrete para eu conseguir atualizar a lista de metas de anos anteriores. Continuo acreditando em terminar com tudo que eu listei para 2014 e ainda não cumpri. E tenho certeza que não vou conseguir tudo em 2019, mas se ao menos eu tivesse certeza que falta pouco ficaria mais animada. Além da lista de 2014, quero também acompanhar as dos anos seguintes e contar quando terminar com alguma delas. Como são mais ou menos as mesmas, quando chegar numa, chegarei em todas as outras também.

Como disse, as metas estão cada vez mais conservadores e são sempre mais do mesmo. Espero realmente atingir parte delas em 2019, principalmente as 4 primeiras.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Terminados em Dezembro

Nem parece que já acabou o ano. Esse ano foi fraco. Comecei até que bem, mas depois acomodei e não consegui avançar. Enfim, vamos aos relatos.

Produtos Terminados:

Com a temporada de mosquitos, finalmente terminei dois dos muitos frascos de repelente que eu tinha em uso e estou perto de terminar mais um. Estes eu acabei não fotografando, mas estavam listados no meu inventário.
Por incrível que pareça, essa colônia que também estava listada em 5 para terminar, finalmente terminou. Consegui usar com razoável frequência o ano todo e finalmente terminei. Não imaginava quanto que tinha objetivamente, mas precisava que terminasse pois era a colônia mais antiga que tinha. Ainda estou usando uma outra colônia de fragrância parecida que eu pretendia ter terminado no meio do ano passado.
Também terminamos um kit de shampoo e condicionador das meninas. Optei por abrir outro kit parecido e estou deixando algumas embalagens maiores com produtos sem terminar para usar quando estiver em casa, sem natação.
Ainda dos produtos infantis, terminamos um sabonete e estamos no último desta caixa que comprei em 2017. Ainda demora algumas semanas para terminar, mas logo posso pensar em comprar o próximo.
E o mês parece gigantesco com tantos produtos. O sabonete líquido que vim usando em casa e na escola, que já estava terminando, finalmente terminou. Também estou usando o último que tem em casa e em breve terei que comprar mais.

Andamento das Metas:

De novo, consegui terminar muita coisa, mas não foi assim nos outros meses, por isso, não atingi a minha meta de reduzir a 100 itens, mas eu já comentei isso por aqui.
Sobre os produtos para os lábios, estou feliz de ter terminado um produto e ter avançado bastante em outros dois. Na verdade, eu teria terminado os três se tivesse usado regularmente. Agora vou me programar para terminar o que falta em poucos meses e começar o próximo item. Estou realmente empolgada para começar o próximo.
Ao que parece, nos próximos meses devo ter a chance de voltar a pintar as unhas, assim como tantas outras coisas que deixei de fazer nos últimos 2 anos. Depois do inventário, vou ver o estado dos esmaltes e separar para uso. Mas não, o esmalte que pretendia usar este ano só ficou acumulando pó na prateleira.
Em outros anos fui melhor em terminar os 5 produtos listados. Este ano já comecei desistindo. E isso porque dois dos itens já haviam sido listados em anos anteriores. Estou satisfeita com os 3 itens que terminei. A colônia, que foi uma grata surpresa ter conseguido usar, finalmente terminou. A base foi outro produto que me surpreendi por ter conseguido usar com razoável frequência. Mas o creme de hidratação eu acabei acomodando e deixando para trás. Também pensei com calma para estabelecer nova lista de 5 para terminar, mas vou continuar com os 2 que sobraram de 2018.

Produtos Novos:

Enfim, reconheço que reiteradamente fui às compras. Pelo menos uma vez ao ano, eu me deixo levar pela vontade e compro produtos que não preciso. Dessa vez comecei com um kit de shampoo e condicionador para a mais velha que vem com um batom de brinde.
Além disso, ganhei mais um creme hidratante. E que bom que esqueci de comprar outro. Agora não vou precisar de um novo por um bom tempo!

Como vocês viram no balanço do ano, não fui muito bem. Tem expectativa de avançar mais em 2019, mas já está claro para mim que sempre vou ter mais de 100 itens. A próxima meta é ter todos os produtos em uso, sem estoque. E são esses que eu vou monitorar para diminuir. Vou continuar contando sobre os meus terminados em 2019 e espero reduzir significativamente a minha lista de produtos. Em breve, trago o inventário.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Quantos sapatos uma pessoa precisa ter?

Novamente aqui, uso o conceito mais amplo de sapato, que na verdade seria calçado. É que no dia a dia é mais fácil pensar como sapato mesmo, apesar de poder ser chinelo, sandália, sapatilha, tênis, bota ou sapato propriamente dito.
Como esse é um dos esforços que está valendo a pena e eu já venho fazendo balanço destes calçados faz alguns (dois) anos, eu descobri que já sou capaz de refletir sobre quantos alguém precisa ter. Eu já havia visto este tipo de reflexão da Yuka do Viver sem Pressa, numa postagem antiga e depois numa atualização deste ano. E também havia visto em outros blogs mas já que não achei as postagens para conectar aqui, acredito que foram excluídos. 
Bom, quero deixar claro que eu tenho e sei que tenho excessos. Nos últimos 2 anos, o único item que listei para reposição foi o tênis. E agora que eu repus, estou achando que eu não precisava dele. Então vou comentar por categorias de uso.

Para trabalhar:
Acredito que 2 opções de sapatos com saltos médios está bom: um preto e um nude (ou sei lá que nome você usa para essa outra cor).
Dependendo do tipo de traje que você usa para trabalhar e para sair, podem até ser os mesmos, desde que para sair priorize um salto um pouco mais alto e para trabalhar um pouco mais baixo. Destes, eu só reporei quando não tiver mais uma opção de cada. Apesar de serem diferentes, uns com salto mais alto, outro com salto quadrado, uma sandália, quero manter apenas a referência por categoria.

Para usar aos fins de semana, festas, sair à noite e compromissos sociais:
Um salto alto preto e eventualmente uma sandália de salto alto. 
Uma sapatilha baixa ou sandália rasteirinha.
Eu ainda prefiro uma anabela, mas já tive algumas opções e aos poucos estou reduzindo para o que melhor se combina com as minhas opções de compra. Aqui também, considerando a frequência que uso, até poderia não ter mais nenhum produto desta categoria. Por enquanto, ainda considero importante tem um sapato de salto alto e uma sapatilha rasteira ou sandália.

Para usar em casa:
Um chinelo.
Eu fico descalça ou de meia. O chinelo mesmo, eu uso para limpar a casa, para sair de casa e ir em algum lugar perto no fim de semana, ou para ir a praia e só.
Também não gosto de usar sapato para dirigir, nem nada do tipo já que fico fácil de meia.

Para prática esportiva:
Um tênis ou afim.
Aqui também percebi o meu equívoco. Eu comprei uma sapatilha para prática esportiva mas que dá para usar com ou sem meia. Então, considerando que eu não pratico esporte, apenas faço uma caminhada leve, ou mesmo alguns exercícios na academia, ela seria suficiente para eu usar ao invés de ter ela e o tênis. Pela diferença de preço, eu podia ter ficado só com a sapatilha.

Veja que a lista chegou a 6 pares. E eu já sei que tenho muito mais do que isso. Não vou pregar que ninguém precisa de mais de 6 pares, mas provavelmente, com apenas 6 pares já é possível se vestir e calçar bem para qualquer ocasião. Ainda tem algumas opções que podem variar dentro de cada categoria como eu citei. Mas nada contra quem tenha 50 vezes mais. 
Aqui onde moro, faz bastante frio em boa parte do ano, além do ar condicionado que todos os estabelecimentos precisam ter. Então, eu acabo usando também bota em boa parte do ano. E algumas vezes eu nem consigo ficar descalça em casa. Então entraria um 7º produto na lista. Mas eu diria que esta lista ficou bem enxuta e equilibrada.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Balanço 2018 - Metas Mensais

E não é que baixou a louca da organização de novo!
Como em outros anos, eu testo formas de me organizar e mantenho o que eu acho que está dando certo. Esta lista de metas mensais funcionou na maior parte do ano. E eu consegui riscar 5 itens da minha lista 101. Mas vislumbrei também usar outras coisas em apoio às metas mensais.
Ao longo do ano, também consegui começar a realizar partes do que vão vir a ser novos itens para a lista. E obviamente, listei tarefas que contribuem para outras metas da lista 101 que ainda não realizei.
Pensando friamente, o andamento foi muitíssimo lento. O maior avanço, sem dúvida, foram com as roupas. De modo geral, a organização ficou bem boa e tenho conseguido controlar o que entra e o que sai. E também tenho comprado bem pouco, geralmente mais por agrado do que por necessidade.
Aos poucos tenho tentado reduzir um pouco do que eu tenho, mas só consigo algum avanço quando faço alguma organização ou faxina. Até tirei algumas peças de roupas do meu armário, mas não tive tempo e nem vou ter para tirar de cima a baixo e organizar.
As outras organizações dependem de outras tarefas que eu estou avançando aos poucos. As faxinas e o housekeeping me ajudam bastante para finalizar o que está em andamento ou que eu vinha adiando.
Os livros, eu consegui avançar um pouco. Mas o principal obstáculo neste momento tem sido as trocas. Coloquei algumas metas de leituras em alguns meses, tenho tentado puxar sempre livros meus que eu pretenda trocar para colocar na meta, mas também tenho listado as revistas e as edições kindle. E ambos eu devo conseguir colocar em dia no ano que vem apenas. Parece pouco, mas tenho diminuído diversas fontes de conteúdos que eu vinha acumulando. O próximo desafio, ao diminuir os arquivos, é acabar com as listas. Mas eu trato mais diretamente isso nas minhas metas de leituras.
Eu testei outras formas de trabalhar com os produtos que eu quero terminar. Confesso que terminei pouca coisa em 2018, mas pelo menos eu consegui acompanhar alguns dos itens que estavam listados. Eu costumava tirar um e colocar um novo, mas acabei não fazendo na mesma proporção.
O bom é que continuo abrindo espaço na despensa, nos gabinetes dos banheiros, nas prateleiras da sala... E assim estou diminuindo um pouco do que eu tenho. E já comentei mais disso no balanço dos terminados no ano. Só faltou falar da despensa, mas esta o esforço maior foi em anos anteriores. Em 2018 consegui tirar uns 3 itens só.
As receitas foi onde eu menos me esforcei para fazer alguma coisa, mas prefiro pensar que é mais por conta do momento que eu estou vivendo, aos poucos vou poder retomar os outros afazeres. Mas a verdade é que consegui fazer algumas coisas inusitadas e consultei o caderno de receitas uma meia dúzia de vezes.
Também estou com alguns ingredientes para testar algumas receitas e preciso aproveitar para terminar com eles logo. No bolo de natal terminei com uma das essências de baunilha e o chocolate em pó.
E a última seção, provavelmente a mais divertida, eu consegui terminar alguns vídeos que eu estava assistindo, organizei as minhas listas de filmes e séries e estou num ritmo bom.
Os meus projetos eu tenho deixado um pouco de lado, embora tenha feito várias coisas que eu não listei e nem vim aqui contar. Mas eu ainda quero diminuir os materiais que eu tenho em casa, principalmente para conseguir achar quando eu preciso sem precisar comprar, e depois fazer projetos para consumir os produtos que sobrarem. Muito do que está guardado pode não funcionar mais quando eu for pegar para usar. Mas felizmente conseguimos improvisar bastante.
Já os livrinhos de atividades, já não duram tanto tempo. A limpeza da mesa de trabalho ajudou a trazer mais para estas atividades. Mas são livros grandes que estamos trabalhando e demora para acabar.
E o outro avanço desta seção que está indo muito bem são as apostilas que estou conseguindo descartar aos poucos. Tendo tempo, ainda pego outras e outras até terminar. E em algum momento, consigo pegar o material que eu tenho em casa para terminar.
O que eu pude perceber, de uma forma geral, é que eu consigo realizar entre 3 e 5 tarefas todo mês.  A média do ano ficou em 4,1. Geralmente, são as mesmas tarefas. Por isso tenho tentado só acrescentar os itens de substituição óbvias. E a outra coisa que tenho tentado fazer é reduzir a quantidade de itens da lista para tentar realizar tudo o que está listado. Em janeiro listei 28 itens e a lista de dezembro estava com 21 itens. Ainda está muito, preciso reduzir a cerca de 12 itens. Mas por enquanto, o que eu já listei e não realizei eu vou mantendo.
E foi assim, a lista ficou mais ou menos a mesma o ano todo, pouca coisa entrou e saiu, mas consegui terminar 5 tarefas grandes. Agora estou com outras tarefas grandes em andamento que pretendo terminar em 2019 e 2020. E até lá, continuo com alguma versão das minhas metas mensais.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Housekeeping parte 5

Mais um mês se passou e continuo determinada a dar um fim em todas aquelas coisas e tarefas que vêm marginando a minha vida. Desta vez tenho a colaboração da Grande Faxina de Férias que está fazendo algumas tarefas andarem mais rápido.

A prioridade desta primeira semana foram os preparativos para o aniversário. Tive que parar as outras tarefas para terminar o que eu tenho prazo para entregar.
Como sempre, preciso gastar um tempinho tentando organizar as roupas que eu tenho em casa. Estou muito atrasada, mas aos poucos estou fazendo um pouco de coisa.
Apesar disso, tivemos algum tempo para fazer atividades em família, e com isso, acabamos nos dedicando um pouquinho aos livrinhos de atividades e as leituras que estavam já iniciadas.

Nesta segunda semana ainda não tive chance de fazer muita coisa por conta de compromissos. Nem sei se valia a pena continuar com o Housekeeping se não parece que estou fazendo o housekeeping. Mas consegui mexer em muita coisa que estava guardada. Nem tudo voltou para o armário, felizmente terminei algumas coisas. Mas claro que ainda tenho coisas demais em casa.
Apesar de estar atrasada, também consegui entregar um pouco do que eu tinha separado em casa e já tenho espaço de novo para os produtos que eu vou separando. E a próxima semana é muito importante, pelo menos para as roupas.
Também recebi uma pilha de material da escola e agora preciso dar um jeito de guardar tudo. Aos poucos as coisas estão encontrando os seus lugares.
É impressionante como a expressão do carinho se dá por doces. Ganhamos muitos saquinhos de doces nas confraternizações das últimas semanas. Claro que estou tentando não deixar acumular, mas neste momento, ainda tenho muita coisa em casa.

Novamente não consegui fazer muita coisa por conta dos compromissos. Adiantei uma leitura que eu vinha fazendo e organizei alguns livros na estante.
Aos poucos estou tentando achar lugar para as coisas e voltar a colocar as roupas em ordem, mas não está fácil.

Enfim, consegui novamente um tempinho para me dedicar com mais esforços para a organização da casa. Mas não foi muito como eu imaginava. Pouco consegui fazer. Os maiores avanços foram com as roupas que consegui separar e alguns papéis das pastas.
Por outro lado, comprei coisas que eu não preciso e pouco avancei no inventário, na organização da estante e em tantas outras organizações que esperava fazer.

Novamente não tive oportunidade de avançar em muita coisa por conta dos preparativos das festas. Nesta quarta semana, o maior avanço foi na cozinha, tivemos que separar os enfeites de natal, compramos alguns produtos que não costumamos comprar no resto do ano e aproveitei para limpar a despensa. 

Excepcionalmente preciso fazer a quinta semana, já que depois disso vou parar com a arrumação. E nesta última semana o que eu consegui foi trazer um pouco de normalidade para a rotina. Por conta dos preparativos para viagens consegui separar mais um tanto de sacolas que pretendo entregar aos seus destinatários em breve.

Eu devia ter começado o housekeeping antes das férias, acabou ficando tudo muito confuso. Ainda pretendia fazer mais um mês mas deve ficar tudo por isso mesmo. Mesmo estas últimas 3 semanas, simplesmente passaram e parece que eu não fiz nada. Também quero começar antes o housekeeping ao invés de deixar para o fim do ano.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Balanço Mensal - Dezembro

Leituras de Dezembro


Apesar de toda a aleatoriedade das escolhas, terminei duas séries: Garota e Garota e Os Imortais. Também repassei um livro que não combinava comigo e estou perto de terminar também a série Riley Bloom.
De um modo geral, eu li bastante, mas esperava ter lido mais. Esperava ler novamente a média de 10 livros por mês, mas fiquei mesmo na média de 6.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros. faltam 28
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 304
3) OK
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 142
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 17 + 5
6)  OK
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 160
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 23
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+4). faltam 113

Como vinha dizendo, pouca coisa atingi. Quase que até a 3 eu deixo para trás. Mas tudo bem, a lista de 2019 está bem parecida:

1) Ler 100 livros. faltam 100
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 304
3) Terminar 5 séries da lista. 0/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 34
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 17 + 5
6) Trocar 12 livros. 0/12
7) Quero ler menor que tenho. faltam 33
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/6

E o que eu posso dizer é que pelo menos 3 delas eu tenho grande chance de atingir. Por incrível que pareça, a última meta que é mais difícil, todas as demais, eu tenho como atingir.

Lista de Próximas Leituras

Bom, e eu mantive alguns dos títulos que estavam na lista, mas acrescentei algo mais com a minha vontade para este mês. E vou ficar com 3 ou 4 apenas.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Um Amor para Recordar
5. Chantagem em Belgrave Square

A minha ideia é tentar deixar o balanço mais dinâmico e curto. Acho que está melhor, apesar de não estar como eu imaginava.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Terminados no Ano 2018

Eu comecei 2018 cheia de metas e com muitos produtos listados para terminar.
Felizmente, alguns já havia avançado bastante então a lista fluiu bem. Eu acabei refazendo a lista do inventário, fui atualizando a cada compra e comentei sobre o total em cada balanço mensal, então nem tem nada novo para contar, é mais um suporte para as metas de 2019 e para repensar onde estão os meus exageros.

Do que eu havia listado, terminei:
1. Sabonete em barra Lux Magical Spell 90g;
2. Shampoo Johnson's cheirinho prolongado 200ml;
3. Sabonete Íntimo Nivea 250ml;
4. Sabonete Líquido Biotropic Minions 750ml;
5. Spray Gotas de Brilho Johnson's Baby 200ml;
6. Sabonete Líquido Johnson's Recém-nascido 200ml;
7. Super Óleo Garnier 100ml;
8. Condicionador Dora Biotropic 400ml;
9. Loção hidratante Natura Tododia Flores Brancas 400ml;
10. Sabonete Líquido Natura Tododia Flores Brancas 400ml;
11. Shampoo Dove Óleo Nutrição 400ml;
12. Sabonete Líquido Johnson's Recém-nascido 200ml;
13. Shampoo Johnson's Baby 400ml;
14. Verbena Shower Gel L'Occitane 30ml;
15. Creme para o rosto Natura Tododia Nata 50g;
16 a 19. Shampoo Kerium Anticaspa LaRoche Posay 10ml;
20. Sabonete Perfumado Rosa;
21. Loção Protetora Facial Dérmage;
22. Gloss Colortrend Avon 60 - Mint;
23. Creme para pentear Vult Argan;
24. Concentrado Revitalizante Chronos Natura 0,25ml;
25. Sabonete Líquido de Glicerina Bebê Granado 250ml;
26. Loção Protetora Facial Dérmage;
27. Gel Calmante e Revitalizante Dérmage;
28. Sabonete Líquido Johnson's Recém-nascido 200ml;
29. Loção Hidratante Victoria Secret's Pear Glacé 250ml;
30. Creme para Pentear Marie Boniquet;
31 a 34. Shampoo Kerium Antiqueda LaRoche Posay 10ml;
35. Sabonete melancia Tartaruga;
36. Lucretin Mulher 200ml;
37. Sabonete Líquido Granado Baby Glicerinado 250ml;
38. Óleo puro Johnson's Baby 200ml;
39. Colônia Carrefour Vanilla 120ml;
40 e 41. Shampoo e Condicionador Frozen Baruel;
42 e 43. Trio Sabonete Mix Nativa SPA O Boticário 2 x 100g;
44 a 47. Sabonetes em barra Natura naturé mistureba 4 x 90g;
48. Sabonete Líquido de Glicerina Bebê Granado 250ml;
49. Protetor Solar Nivea Sun 120ml;
50. Repelente Off Kids 117ml;
51 Repelente Off Family 100ml;

E eu dei:
1. Gel Relaxante para as pernas e pés Boty Mammy O Boticário 200ml;

Com muita coisa listada, a lista de terminados ficou longa. Lembrando que eu comecei o ano com uma lista de 240 itens. Estou retirando 51 o que foi muto bom. Sinceramente, esperava conseguir retirar mais. Ao longo do ano também fui anotando os itens que entraram, então ficou fácil para fazer o inventário. Estou feliz com o quanto consegui diminuir esta lista mesmo que ainda não atinja a meta.

Da lista de produtos da meta, o primeiro item era a diminuição da quantidade de produtos, e eu não consegui chegar aos 100 mas reduzi bastante e baixei dos 200.
Outra meta era terminar com os 3 produtos para os lábios. Apesar de não ter terminado os três, terminei um e estou bem perto de terminar os outros dois. Sem contar que ainda tenho mais um produto bem usado que em breve poderei terminar. Gostaria de ter ido melhor, mas foi um bom avanço nos meus excessos.
O creme para o rosto eu cheguei a achar que não iria terminar, mas felizmente consegui terminar em junho. O que me ajudou bastante para usar as amostras que tinha. Lá pelas tantas eu desanimei e deixei muita coisa para trás. Estou retomando o uso de alguns produtos para abrir o próximo creme para o rosto.
A categoria de produto que eu havia listado, o sabonete líquido, consegui terminar bem rápido, em maio. E foi também importante para reduzir os produtos já que ainda tenho muitos sabonetes. Por uma bobeada na estratégia, usei os produtos que estão armazenados no banheiro que uso para tomar banho, então usei alguns produtos grandes ao invés de usar os menores. Como o inventário está em unidades, a lista poderia ter diminuído muito mais. Agora que abri bastante espaço na gaveta, vou trazer outros produtos para lá e deixar a mão para usar. Estou diminuindo bem.
Já os esmaltes, eu pouco usei. Com muito custo terminei uma base que estava no fim faz tempo. Avancei bastante em um dos outros, mas não o suficiente para estar próximo de terminar.
Entre os produtos que estavam em 5 para terminar, o óleo para os cabelos eu terminei em março. Já o perfume e o óleo só terminei agora pouco no fim do ano. O creme de tratamento eu realmente achava que conseguiria terminar, mas como pouco usei, ficou para 2019. Já a base, até usei algumas vezes e poderia ter terminado, mas impossível dizer quanto tem.

Cheguei a refazer o inventário somando também esmaltes e perfumes e vamos ver como ficou em breve.  Mesmo entre estes produtos, sei que tive algum avanço. Consegui terminar um perfume mas também usei bastante outros 2 que ficaram para a meta de 2019 junto com as amostras. Esmaltes eu preferia ter ido melhor, mas terminei ao menos um. Então posso estabelecer a meta para 2019, não muito diferente desta de 2018.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Os Sapatos de 2018

Não imaginei que viria falar de sapatos de novo, mas o balanço de 2018 foi muito bom. Depois do susto do ano passado, fiquei pensando bastante no que eu estava fazendo e acho que aprendi umas boas lições.

O que entrou: 
Eu continuo esporadicamente entrando em lojas só para olhar, mas novamente não tenho muita vontade de comprar. 
O único calçado novo que entrou na minha gaveta foi o tênis que eu já havia colocado na lista de reposição necessária. Este tênis inclusive, foi um achado. Apesar de eu estar precisando trocar o tênis que eu tinha, continuava usando o velho. Quando fui procurar um pra minha filha, resolvi só olhar para ver o que tinha e achei um com um bom preço. Ainda experimentei outros dois pares, mas gostei mais do primeiro que experimentei e que estava com o menor preço.
E foi só. Como essa aquisição já estava planejada para substituição, o outro ponto positivo é que não tenho mais nada previsto. Ainda que eu chegue a descartar algum calçado, não tenho nenhuma expectativa de aquisição. Claro que pode acontecer de eu ganhar, mas não acho que seja o caso.
Total: +1

O que saiu:
Um pouco do que aconteceu este ano acabei contando no retrospecto do ano passado.
Ano passado, ou no meio de 2017, comentei deste sapato que acabei reformando. Apesar de não ter feito a parte interna, continuei usando, mas foram duas coisas que aconteceram: meu pé passou a doer com o uso deste sapato, coisa que não acontecia antes, e mesmo reformado por fora, passou a escorregar um pouco para o lado. Depois de um tempo, a parte de dentro ficou totalmente comida e apesar da parte externa parecer boa, já não podia dizer nada da interna. Continuei usando mais um pouco até que resolvi que não valia mais a pena e optei por descartar. Para este também já tenho substituto, apesar de estar usando outros tipos de sapatos em substituição.
Esse tênis já estava comigo há mais de 8 anos. Eu passei a usar na época que fazia academia, mas ele sempre machucou um pouco o pé, então evitava usar por muito tempo. É claro que com o uso, foi ficando gasto: a sola começou a descolar, o cadarço começou a perder as pontas e nas laterais começaram a aparecer pequenos furos. Não valia a pena nem lavar. Como o uso é eventual, mais nos fins de semana, ele durou muito mesmo. Mas achei melhor substituir. Enquanto era possível, eu usava. Assim que consegui lassear o tênis novo, levei este para descarte. E deu muito certo. Hoje questiono se eu realmente precisava de um tênis para substituir já que não pratico esporte. Mas de certa forma, é um incentivo para eu voltar a praticar mais do que só a caminhada.
Outro sapato que usei intensamente e penso que terei que descartar em breve é essa bota de cano médio. Eu cheguei a comprar outra de cano baixo faz uns dois anos, mas o salto é mais alto. Por conta do tamanho do salto, gosto bastante desta. Mas o bico já está lascado e não vai durar muito mais. Sinto que se eu não encontrar opção para substituir, logo terei que me acostumar com outras opções de sapatos e então descartar. Começou a pesar também o estilo desta bota, que no fundo, eu penso que não combina comigo. Preciso repensar este sapato. Esse foi o sapato talvez. Não cheguei propriamente a descartar, mas estou bem perto disso.
De um modo geral, em 2018 usei pouca coisa. Quase que os mesmos 3 ou 4 sapatos na maior parte do tempo. E nem cheguei perto dos demais. Ainda tenho muitos para usar a partir de agora e se entender que não estão funcionando, vou acabar descartando. Aos poucos estou pensando no que eu de fato gosto de usar e posso chegar a rever os critérios de substituição. Por enquanto, ainda não tenho mais nenhum no talvez, e nenhuma substituição em vista.
Total: -2 (quase -3)

Balanço Final:
Não lembro se eu cheguei a contar o total que eu tenho de sapatos. Sei que devia fazê-lo. Assim como no ano passado, entrou 1 e saíram 2. É lógico que desta forma eu vou demorar anos, mas vou reduzir a 1 em algum momento da minha vida. Mas estou feliz de ter chegado na situação que eu passo a questionar a substituição já que eu não tenho mais sapatos duplicados, seja no mesmo estilo ou na mesma cor, que eu vá revezar e se descartar um já tenho o substituto. É lógico que ainda tenho muito para reduzir, principalmente os meus chinelos que procriam no armário. Mas percebo que estou bem perto de uma quantidade mínima de sapatos. Em breve devo contar, e o próximo balanço deve ser mais equilibrado.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

As Metas de Dezembro

E não é que mais um mês se passou. Apesar de tirar uns dias de férias, comecei o mês já acelerada e nem consegui manter o pique no resto do mês. Tentei não aumentar a lista, então fiquei com 21 metas. Ainda a maior parte com tarefas repetitivas, mas aos poucos estou terminando algumas tarefas maiores. E não foi diferente dos meses anteriores, consegui terminar só 3 itens.

Organização:
Apesar de ter avançado bastante, ainda tenho algumas pilhas de roupas para marcar. Finalmente consegui tirar outras pilhas de roupas do armário das meninas e consegui guardar um pouco do que estava separado. E o melhor foi conseguir levar algumas sacolas embora. Mas trouxe outras em troca.

Leituras:
Novamente a minha prioridade não foram as leituras. Estou tentando manter a média de 2 livros no kindle para apagar da memória do celular, mas ainda falta muita coisa. Pelo menos agora eu tenho uma lista.
Finalmente terminei de ler a coleção Os Imortais. Já disponibilizei para troca e não vejo a hora de passar para frente.

Produtos:
Continuo não me dedicando a terminar os muitos produtos que tenho, mas aos poucos até que eles vão acabando.
A colônia que estava no finzinho acabou.
A borracha azul, e também a rosa, já não estou conseguindo usar.
E as balas, embora não tenham acabado, eu reduzi bastante.

Receitas:
Tradicionalmente eu tento fazer biscoitos uma vez por ano, para o Papai Noel. E, de novo, foi só uma receita de bolo que eu testei.

Outros:
Novamente, é deste grupo que consigo realizar mais coisas, embora sejam em sua maioria tarefas repetitivas.
Consegui terminar mais uma apostila, finalmente.

Enfim, mais um ano terminou. A intenção, como vim contando na retrospectiva é continuar trabalhando com metas mensais. Acho que avancei bem pouco, mas consegui terminar algumas tarefas longas. Acabei travada com outras muitas tarefas longas que pretendo terminar em 2019, e enfim buscar novos desafios.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Balanço 2018 - Metas de Leituras

Mais ou menos no fim do ano passado, comecei a rever as minhas metas e me dei conta de que não estavam funcionando.
Apesar de estabelecer metas para 2018, decidi que seria um ano mais leve e não iria me apegar tanto às metas. Mas mesmo diminuindo muito os valores, estabeleci metas a serem perseguidas com alguma dificuldade. A diferença é que desta vez eu tenho números mais claros.
A primeira meta que eu atingi era a mais fácil, de terminar as leituras dos projetos em andamento e propor nova lista. Entre obras da coleção da Agatha Christie e de Sidney Sheldon, contei 21 livros que li até julho. Se pensar bem, demorei até que bastante, não foi tão pouco.
Depois disso, foquei na meta de terminar com 5 coleções dentre as da minha lista. E daí haviam muitas coleções paradas. A primeira coleção que terminei foi a Mundo de Tinta: faltavam 2 volumes e uma coletânea de contos. Depois terminei a coleção que eu listei como Rawlings, da Meg Cabot, mas o terceiro volume não é uma sequência dos dois primeiros. Eu havia anotado errado, é apenas a sequência de publicação da autora de livros semelhantes. Então parti para a terceira que eu demorei muito para terminar: Os Reis Malditos. Faltavam 4 volumes, e terminei com muito custo em outubro. Achei que não chegaria a 5 coleções, mas a quarta coleção: Garoto & Garota surpreendentemente faltava um volume que chegou à minha mão e pude terminar de ler. Por fim, a última coleção, que eu já vinha lendo nos últimos meses, eu terminei em dezembro, escolhi a coleção Os Imortais porque tinha os livros e pretendia colocar para troca. Par<3 2019.="" 3.="" 3="" a="" achei="" apenas="" aproveitei="" as="" assim="" bem="" cole="" comprei="" consegui="" de="" deixar="" demorei="" densas="" depois="" dezembro="" dia...="" do="" duas="" e="" emprestados="" encontrar="" entre="" estava="" eu="" faltava="" fim="" foi="" garota="" gostaria="" havia="" imortais.="" imortais="" leituras="" ler.="" ler="" leve.="" lido="" ltimo="" mais="" malditos="" mas="" minhas="" momento="" n="" nbsp="" no="" o="" os="" outro="" outros="" p="" para="" pegar="" peguei="" pido.="" por="" primeiros="" prioridades="" quase="" que="" quinta="" r="" reis="" s="" tentei="" terminar="" terminei.="" terminei="" tive="" um="" uma="" volume="" volumes="">a 2019, ainda tenho muitas séries que eu listei em 5 para terminar e não terminei em anos anteriores. Quero terminar 5 destas. E venho acompanhando e atualizando pelos marcadores do blog.
Sobre as metas que eu pretendia me dedicar mais para atingir e poder cortar da lista, fui um fiasco. Sobre reduzir a lista de vou ler mas não tenho, estava com 163 livros listados e reduzi a lista para meros 160. E os que tirei foi porque adquiri por troca, e não por ter finalmente lido. Soa até como loucura, mas vou tentar manter esta meta como está. Continuarei em 2019 tentando chegar a 100 ou menos, muito provavelmente não chegarei novamente. Estou pouca coisa mais perto, mas tenho alguma chance tão logo tire outras listas de foco.
A outra meta que eu não atingi, mas que esta eu fui bem melhor foi reduzir a lista de espera até 250. Cheguei a cogitar baixar para 200, mas daí eu teria sido bem louca. Historicamente, sempre diminuo em uns 20, como tentar diminuir em 80 e tantos... Já estava muita coisa baixar de 329 para 250. Na verdade, no começo de 2018 estava em 318. E eu estava sendo bastante otimista. Então, agora está em 304. Como ainda tenho duas listas, foi a segunda que eu mais reduzi. Eu li bastante coisa que nem me lembrava de estar nestas listas. E foquei em diminuir os arquivos dos computadores, e as listas da agenda. Não sei exatamente quanto tinha, mas era por volta de 300. Atualmente consegui baixar para 269, e está bem perto de 250. Mas a meta era a outra lista. Espero conseguir reduzir de duas para uma lista e tão logo quanto possível, não ter mais estas listas. Desde 2015 monitoro estas listas para terminar em 2021. Pela primeira vez parece impossível. Apesar de parecer que avancei pouco, estou satisfeita com o avanço. E para 2019, ainda não tenho o número, mas quero ter menos leituras pendentes. Ainda pretendo priorizar esta lista de 300 e poucos e fazer chegar a 250. Que fracasso! Já são 5 anos com a mesma meta.
A outra meta importante tem a ver com a quantidade de livros. Venho tentando diminuir a quantidade de livros que eu tenho, mas principalmente ler os livros que estão parados. E eu consegui ler 14 livros meus. Quase todos disponibilizei para trocas e a maioria até já troquei. E não foi um bom ano para trocas. Ainda quero me acostumar com a ideia de que nem todo mundo faz questão de livros físicos e preciso achar outras formas de trocar. Também preciso me acostumar a aceitar que um livro que pode ser comprado novo por 40 reais pode valer 2 créditos apesar destes livros eu colocar para troca por 1 crédito. Aos poucos, quero continuar reduzindo o meu total, mas isso eu falo em outra postagem. E o meu esforço continua sendo em ler os meus livros e disponibilizar para trocas e separar livros para doação.
As metas que eu achava que seriam mais fáceis de cumprir, as de quantidade, eu surpreendentemente não atingi. Parecia que seria fácil chegar a 120 livros lidos, mas eu me interessei tanto por outras atividades que precisava fazer na casa que acabei lendo menos do que imaginava no meu pouco tempo livre. Também fiquei sem férias, que é uma época que eu leio um pouco mais. Para 2019, a minha intenção é reduzir o total e diminuir a minha cobrança em mais esta meta.
E o meu balanço das metas ficou uma sequência de coisas não cumpridas. A minha perspectiva para 2019 é continuar correndo atrás do que ficou pra trás e novamente a esperança de fazer melhor para 2020.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Item 89: Zerar a minha Planilha de Livros

Sobre o quase item que eu concluí...
Este item entrou na lista para ajudar na sensação de ser capaz de concluir coisas. Não é nem um pouco lógico eu ter feito esta planilha, mas como eu vinha atualizando ao longo do tempo (desde 2003), até que eu entendesse que não precisava mais, era algo que me ocupava e eu não sabia por quê.
Então resolvi concluir para não sentir falta já que faltava tão pouco.
Essa planilha é muito simples, todo ano eu anotava na agenda a data que terminei de ler um livro. Então para comparar que época eu lia mais, comecei a repetir só a anotação com o número do livro (sequencial) e o ano em cada dia do calendário. Por exemplo, em 15 de janeiro eu terminei de ler o quarto livro do ano de 2007 e anotei 04/07. Desta forma eu sabia se estava lendo mais ou menos, se o ritmo estava lerdo ou não, coisas desse tipo; comparando de um ano para outro. Estas anotações eu geralmente fazia na agenda, e para não ter que ficar passando a limpo no calendário do ano seguinte, passei a salvar numa planilha eletrônica com uma coluna para cada ano e os dias do ano nas linhas.
Quando eu escrevi na lista "Zerar a planilha" queria dizer ter um registro de conclusão de livro para cada um dos 365 dias do ano (claro que não todos ocorridos no mesmo ano).
Quando comecei o projeto, já vinha anotando faz muitos anos. Fui procurar nos meus discos de backup a planilha e comecei a atualizar para saber quanto faltava. Demorou um pouquinho, mas eu tinha todos os dados e fui digitando. Como eu já havia programado usar por um bom tempo, era só cadastrar os dados que faltavam mesmo. Por fim sobraram 18 dias para eu atender em 3 anos; o que não é muito. Nem chega a ser um grande desafio. Mas como eu estava empolgada com os vários itens que eu me propus a cumprir, não fiz nenhum esforço para este item. O único cuidado era lembrar de atualizar a planilha umas duas vezes por ano. 
No primeiro ano do projeto (2014) reduzi para 11. Em 2015, apesar da dificuldade em realizar as minhas leituras, reduzi para 7. Então resolvi dedicar um pouco de esforço para cumprir na última tentativa que tinha. Atualizei a planilha e anotei as datas que faltavam no celular tipo "17/01", "20/02" (...) e "24/12" para não perder. E fui consultando esta lista muito mais prática do que a planilha para tentar acertar a data.
Já em 2016 mesmo tive a chance de terminar a planilha, ainda faltavam poucas datas, mas 20/02 eu tive que desistir. Seria um esforço muito grande para aquele dia em especial sendo que eu ainda teria mais uma chance em 2017. Então adiei esta data. Apesar de 2016 ser ano bissexto, considerei um calendário sem ano bissexto. E o que aconteceu foi que eu confundi as datas e deixei passar 26/06. Não haveria chance de atender em 2017 antes do projeto estar concluído.
Depois disso ainda persegui as datas que faltavam e consegui atender 10/09. Foram datas difíceis também. E terminei 2016 faltando 3 datas.
Já em 2017, surpreendentemente fui procurar as datas na lista na véspera de uma data "20/02" e esta ficou para trás. Depois, fiquei monitorando a data de junho e quando fui atualizar a lista de metas constatei que havia atendido mais uma, 26/06. E também foi quase sem querer.
Para a última data não teve jeito, e não atingi em 2017. Agora estou me dando outra chance para 2018. Tive que deixar vários livros no finalzinho e pegar um livro que eu sabia que conseguiria ler num dia só para ler e ainda assim passei o dia todo lendo sempre que tinha uns minutinhos disponíveis.
Não cheguei a roubar, foi apenas questão de me organizar. Como eu leio vários livros ao mesmo tempo, se eu souber que não vou ter tempo para ler naquele dia porque cai numa segunda-feira, só vou conseguir terminar um livro se tiver faltando muito pouco, então deixo algumas páginas para terminar no outro dia e pego outro livro que já esteja iniciado para ler. E aconteceu de eu estar muito cansada e deixar pra lá. Algumas vezes não me continha e precisava pegar outra coisa para ler ou escolher um livro fino para começar e terminar no mesmo dia. Quando eu sabia que era um dia mais tranquilo me programava para passar o dia todo lendo se possível e terminar tudo o que eu tivesse de leitura em andamento. Nunca acontece exatamente isso, mas normalmente consigo ler bastante e muitas vezes termino até mais de um livro. Mas mesmo com esse cuidado e programação, tive que desistir em algumas datas. Outras tarefas rotineiras, algumas oportunidades de passeios e até mesmo uma boa noite de sono foram mais importantes do que concluir este item.
Não vou prometer não inventar mais esse tipo de bobeira. É até estranho tentar explicar como começou e para quê eu queria, mas este ficou para trás. Os outros costumes parecidos de atualizar a minha lista de espera e fazer uma lista de lidos no ano, eu continuo fazendo de uma forma cada vez mais simples já que agora consigo concentrar tudo num mesmo caderno.
Eu resolvi escrever sobre todos os itens, independente de contar ou não, porque não entrou para uma lista seguinte mas eu consegui concluir.