sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Velhas Coisas e Novos Usos

No meu processo de simplificar a rotina e reduzir as coisas, uma proposta é buscar novos usos para velhas coisas antes de comprar coisas novas para fins específicos. O que quer dizer que se eu preciso de determinada coisa, antes de procurar para comprar, vejo se tem algo que eu possa aproveitar para esse fim.
Desde que eu descobri a gravidez, duas coisas me atormentavam: eu guardei bastante coisa, mas não tenho tudo para um bebê (e aquela pontinha de arrependimento por não ter guardado tudo); as pessoas querem dar presentes mas acham que eu já tenho tudo então oferecem as coisas inúteis sendo que eu ainda preciso de algumas coisas.
Então preparar o enxoval do bebê tem sido uma novela. Narrada em vários capítulos. Mas vamos ao primeiro e então um de cada vez. 
Uma das coisas que eu não guardei foram as toalhas de banho. Com a mais velha, comprei aquelas toalhas fralda que me foram recomendadas. Mas daí lembrei da sensação quando abri o produto novo e percebi como o tecido era grosso. Mesmo depois de algumas lavagens, não era tão macio. Completamente diferente da percepção que eu tive quando fui comprar lençóis e descobri que os lençóis de malha (ou meia malha) já são macios e não vêm engomados precisando de algumas lavagens. Usei estas toalhas bastante, até não dar mais. Ainda tive que ouvir que eu deveria trocar a toalha que mandava na mochila da escola porque estava pequena, mas não pretendia comprar mais toalha e as que eu tinha em casa eram grandes. Pensando nisso, preferi dar as toalhas que já estavam desbotadas e depois resolver o que fazer. Na escola era enviada a toalha diariamente na mochila e eu precisava trocar todas as vezes que esta não secava durante a noite. Por isso entendi que era ,elhor usar toalhas pequenas. Essas toalhas menores de bebê são muito usadas nos dois primeiros anos, depois a criança começa a tomar banho de pé no chuveiro e já dá pra usar a toalha tamanho normal de solteiro. Eu tinha duas toalhas fralda, depois co
mprei mais duas toalhas de bebê, mas só fiquei com uma que vai na mochila da mais velha até hoje. Se fosse menino eu teria mesmo que comprar toalhas, mas se fosse menina, eu poderia aproveitar as da mais velha. 
Conforme fui desempacotando o que estava guardado no maleiro, me dei conta que ainda tinha muitas toalhas antigas (que eram minhas de solteira) que a mais velha adora usar (porque estão macias) mas eu não tinha coragem em descartar ou usar como pano de limpeza porque tem crochê nas pontas apesar de estar desfiando. Então resolvi reformar estas toalhas para usar no enxoval. As duas são coloridas e eu conseguiria usar tanto para menino quanto para menina. 
O projeto é relativamente simples, conheço pessoas que têm máquina de costura e pedi para uma delas avaliar a possibilidade de execução. É simples, cortar no meio e fazer uma nova barra. Como são menores, secam mais rápido. Vou usar apenas até uns dois anos. E nos primeiros meses ainda tem as fraldinhas. Se elas voltarem a desfiar ou até mesmo fiquem sem condições de uso, não vou ter dó de descartar.


















Escolhi apenas duas toalhas (que viraram quatro) e não preciso de muito mais do que isso. Comparado com uma toalha de bebê (que está por baixo), ficaram menores no comprimento, mas estão um pouco maiores na largura. As partes cortadas da toalha estão sobrepostas, por isso parece ser uma só. Ainda tenho mais algumas toalhas antigas que acabei deixando guardadas para uma eventualidade. Este foi um dos reaproveitamentos que eu consegui fazer, mas mexendo nos maleiros, sei que poderia fazer muito mais coisas.
A pessoa que se prontificou a fazer para mim teve o cuidado de comprar ainda aquelas fitas para fazer o acabamento (viés) e ficou mesmo com cara de toalha infantil. Eu sei que ficaram pequenas, mas nos primeiros anos vão servir bem e eu gostei do resultado. Depois ainda posso usar as da mais velha até o momento de comprar novas, então coordenadas. Aliás, até os lençóis e toalhas da mais velha dá para serem usados em duas camas com os mesmos temas. Então vai demorar para eu precisar comprar mais toalhas e lençóis.
Já me perguntaram se estas toalhas não estão duras já que são velhas. Não, estão macias. Eu uso pouco amaciante, então a goma do produto novo vai saindo com as lavagens. Também não seco as toalhas ao sol, é luz indireta e vento, por isso, depois de secas, as toalhas não ficam duras.
O pior é que eu tenho vários jogos de toalhas (rosto e banho) nunca usados. E tenho algumas toalhas de lavabo também nunca usadas (precisaria apenas comprar uma de piso coordenada). Um dia, pretendo dar um jeito de usar antes de sair comprando mais. Mas isso fica para a grande limpa das roupas de banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.