sábado, 18 de novembro de 2017

O Meu Problema com as Roupas

Há alguns meses atrás, eu resolvi assumir e declarar abertamente que estou tendo dificuldade em lidar com as roupas. Também admiti que não estava preparada para o desafio desgastante que seria cuidar do enxoval de um bebê/criança. Muito me criticaram pelo excesso, mas eu não tinha roupas em excesso, eu tinha acúmulo de roupas que não usava mais. Muitas vezes eu não sabia o que tinha e principalmente, estava guardando roupas com esperança de usar, mas nunca chegaram a ser usadas. Foram vários problemas e várias tentativas de solução. Algumas coisas me ajudaram a amenizar este problema.
Tudo começou a mudar quando, preocupada em ter outro filho, comecei a trabalhar para experimentar e retirar do guarda roupa as peças que não cabiam de tempos em tempos. Acho que nos últimos 4 meses, fizemos isso várias vezes. Comecei a separar sempre as roupas que estavam paradas no guarda roupa para usar e depois de lavadas e passadas, eu identificava e voltava para o guarda roupa com aquelas que vestiram bem. Nesse processo, bastante lento, consegui tirar muita coisa. Muitas vezes, metade do que foi lavado ia para a sacola de doação. Depois fiz outro filtro grande quando chegou o guarda roupa novo, troquei os cabides e reorganizei as roupas. Desta vez tirei bem pouca coisa e tudo coube no espaço que eu havia determinado. Com sobra.
Outra coisa que ajudou foi ter passado a receber bem menos roupa de outras crianças, então consigo comprar em quantidade suficiente, sem exageros. Era complicado ficar usando as roupas curtas e justas, depois resolver sair para comprar roupas e na semana seguinte receber sacolas com as roupas do tamanho que precisava. Eu sempre procurei esperar o máximo que eu aguentava para sair e comprar e comprar pouca coisa, mas quando eu me deparava com o dobro da quantidade de coisas que eu comprei, ficava difícil administrar. 
De tudo o que eu tirei, fixei uma quantidade bem pequena para reposição e estou sendo rígida com isso. Acho que vai dar certo.
Quando terminei de arrumar as roupas da mais velha, com os cabides e todos os itens do vestuário ainda ouvi: "Está tudo lá?" A minha resposta foi sim. Agora só falta organizar as coisas da mais nova. E está indo bem.
Acho que essa foi a minha sensação de vitória. Receber o reconhecimento que não parece mais um problema aos olhos dos outros é sinal que trabalhei de forma correta. Estes últimos meses com as roupas espalhadas, um pouco guardado em cada canto, não foi fácil. Mas o trabalho não está terminado.
Já tenho em casa algumas peças tamanho maior que posso pegar para uso antes de precisar procurar para comprar. Tenho anotado alguns tipos de roupas que penso em comprar quando mudar de estação. E estou tentando estabelecer a quantidade mínima por tipo de roupa para não exagerar na quantidade.
Também experimento e identifico as roupas logo que chegam em casa. Ainda falta fazer uma última limpa com tudo o que falta identificar, mas estou deixando para fazer isso quando acabar com as sacolas. Agora falta pouco.
Vou tentar fazer o mesmo com as roupas da mais nova. Espero que dê tempo de terminar antes de nascer para ficar mais fácil depois e ter tempo para fazer outras coisas. Não vejo a hora de poder arrumar a parte dela do guarda roupa para acabar com as pilhas de roupas que ainda estão pela casa. Para um bebê, a sensação é que eu tenho um monte de panos (Manta, fralda, fraldinha, cueiro, lençol, babador, toalha, toalha-fralda.... tem algum limite?). Mas roupas mesmo, tentei ser mais comedida.
As minhas roupas, ainda tenho alguns excessos, mas tenho comprado pouca coisa no último ano. Tenho usado exaustivamente as roupas que tenho, principalmente as que cabem em mim neste momento, que não são muitas. Pelo menos um sapato e várias peças íntimas irão para o lixo depois que o bebê nascer. Depois posso explicar melhor sobre isso. Não descarto a possibilidade de descartar ainda mais peças. E desta vez, sei que as roupas de grávida não serão guardadas para uma gravidez futura. Aos poucos, vou tentar descobrir o que veste em mim e o que eu não quero mais tentar usar. Talvez até procure algumas peças novas, mas espero que nem tanto. Considerando o espaço que as roupas ocupam no armário, sei que já diminuí bastante. Mas posso reduzir um pouco mais. Também estou limitando a quantidade de itens por tipo de roupa para não exagerar na hora de comprar. E tenho tentado me libertar dos meus presentes e a carga sentimental de um presente que não combina com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.