quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O enxoval do segundo filho

Aproveitar as roupas sempre foi um princípio valioso nas famílias numerosas. Mas porque não aproveitar entre primos ao invés de comprar já que não são tantos irmãos. 
Não tenho vergonha de dizer que aceito tudo o que me é oferecido para as crianças e que sei que podem usar. Eu tenho condições de comprar roupas novas, nesta fase, até uns 3 anos, a criança suja muita roupa que tem que trocar e lavar e cresce muito rápido. Ainda por cima, apesar de ser bem menor, a roupa custa o preço de roupa de adulto. Então pesa comprar em quantidade. Então será que eu preciso realmente acumular tanta coisa que eu posso pegar ali com alguém? Mesmo que não seja dado ou emprestado, comprar usado também é bem mais vantajoso do que sair comprando tudo novo. Prefiro comprar poucas coisas do que comprar um enxoval inteiro. 
Como já contei antes, para o primeiro filho, mesmo seguindo as dicas de outras pessoas que já passaram por isso, escolhemos alguns produtos que simplesmente não funcionam. E alguns não dá pra saber se vai funcionar. Cada criança é de um jeito. E estes foram os primeiros produtos que descartei, os que não funcionaram. Alguns foram para o lixo mesmo, outros foram para a escola e ainda montei três ou quatro sacolas de desapegos para pessoas do serviço que fizeram campanhas para mães que não tinham condições e pediram objetos mesmo que usados. A maioria estava ainda na embalagem.
Enfim, guardei pouca coisa em casa, mesmo dos itens que eu achei que funcionaram. Também porquê eu não tinha onde guardar a quantidade de coisas que recebi, usei e não tinha mais utilidade. Mas isso foi uma escolha que tive que tomar por esperar tanto tempo para ter outro filho.
Sinceramente, não estava disposta a comprar muita coisa nova. Pretendia na medida do possível aproveitar tudo o que conseguisse através da família. E também só aceitaria o que eu tenho a intenção de usar. 
Não recusei sacolas de roupas de grávida nem roupas e enxoval para recém-nascido. Carrinho e berço eu guardei, então dos produtos maiores só iria precisar da banheira. Mas felizmente consegui ela com um primo.
De mais, eu falei que não queria nenhum pano (pano de boca, lençol para carrinho, toalha para amamentação, manta de todos os tipo...).
E também não vou definir nenhum tema para o enxoval já que novamente vou usar de tudo um pouco. E isso talvez tenha sido a segunda informação mais valiosa: qual o tema do enxoval? Por que precisa disso se a decoração do quarto foi pensada para duas crianças e os itens de bebê vão ser usados por só dois anos e o quarto foi pensado para 5? E depois tive que ouvir que se eu sou a mãe, sou eu que escolho, não tenho que ouvir ninguém. Mas o quarto será de duas crianças, como que você faz uma criança dividir o quarto com um bebê e não deixa ela opinar nas mudanças? É como se estivesse expulsando a criança do seu próprio quarto. É comentário de quem não tem filhos, claro.
E esse é outro grande problema, todo mundo acha que sabe tudo sobre maternidade. Menos o que você pergunta.
Então teve coisas que eu me desfiz por falta de espaço para guardar, e coisas que eu me desfiz porque não pretendia voltar a usar. O que eu mais lamento são as roupas. Como não guardei quase nada, vou precisar comprar bastante coisa. E quando eu vejo fico lembrando do que eu usei na mais velha e não tenho mais. Não adianta lamentar. Eu dei sabendo que podia não voltar. Mas eu ainda estava contando com isso.

Do enxoval resolvi que compraria apenas o kit berço e eventualmente um ou outro objeto. O outro produto que precisava providenciar são as capas para o bebê-conforto. O kit berço na verdade eram só as almofadas para as grades, porque demais itens eu já tinha: mosquiteiro, trocador, lençol, edredom.
Conferi os lençóis e estes estão ok. O primeiro projeto que eu preparei foram as toalhas de banho. E junto recebi o primeiro presente do bebê. Não faço questão, mas fico feliz de receber.
Depois foi necessário pensar na decoração do quarto. E o único item de decoração que eu quis foi o móbile. Eu não tinha dúvidas em aproveitar o que já tinha em casa, então pensei no móbile de pássaros e aviões que eu havia planejado anteriormente. Acabei fazendo apenas passarinhos coloridos que foi um dos projetos de 2017.
Tem vezes que parece que o apartamento é pequeno demais para receber mais uma criança. Já não sei onde colocar as coisas que estão entrando apesar de tanto esforço para ter mais cantinhos vazios. Estou precisando abstrair e deixar para pensar nisso depois. Eu ainda não sei como lidar com as roupas de crianças. O trabalho foi muito maior do que eu esperava e eu demorei para dar conta. Espero me sair melhor desta vez, mas a chance de errar ainda é enorme.
E este é o pesadelo de montar o enxoval de um segundo filho se você não tiver guardado tudo do mais velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.