segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Quais São os Seus Sugadores de Tempo?

Eu não tenho dúvida que todos os temos. E que são mais ou menos os mesmos. A proposta não é não fazer nada, mas remover os sugadores que não são importantes para ter mais tempo com o que se gosta. Eu gosto de ler, mas sei que gasto mais tempo na internet assistindo vídeos do que lendo. 

Joguinho no celular/computador. É incrível como sem perceber acabamos acostumando a ficar muito tempo no computador/celular praticamente só passando o tempo. De tudo que eu faço, o mais inútil são os joguinhos. Acabei limitando a dois instalados para não ocupar memória demais no celular. Também tive que diminuir o tempo jogando por que toda hora descarrega e fico sem bateria. Foi quando percebi que tinha muito mais tempo para fazer outras coisas quando não fico preocupada em completar as missões e passar de fase. 

Redes Sociais. E também afins. E o pior é que quando queremos saber notícias sobre as pessoas, voltamos para procurar e não vemos nada. Então para quê acompanhar o feed de notícias com as atualizações dos amigos? Então eu me dei conta que eu sei mais sobre as pessoas que eu quase não vejo do que sobre as que estão por perto. Sem falar nas sugestões de anúncios que aparecem. A maior parte das indicações que experimentei fiquei com a sensação que os meus amigos curtem qualquer coisa na ânsia de tirar algo de graça. Não que fosse ruim, longe disso, mas também não era isso tudo. Para eu me dar ao trabalho de recomendar, deve ser quase extraordinário.

Vídeos no Computador/ DVD/Televisão. Também é impressionante como deixamos o tempo passar de uma forma boba. É só deitar no sofá, ligar a televisão e ficar trocando de canal. Se não achar nada que desperta o interesse, ainda tem as opções por streaming. No meu caso, ainda tenho DVDs. A ideia era descansar uma meia hora, mas passam duas, começa a escurecer e você ainda está por lá. Eu facilmente abriria mão do serviço de televisão a cabo se tivesse outra forma de assistir a Nascar. Recentemente, a Fox deixou de transmitir algumas provas e eu voltei a pensar nesta opção. Não minto que perco muito tempo nisso que poderia usar para outros fins, mas não estou sozinha nessa.

Arrumação da Casa. Como ainda não existe programa autolimpante para a casa, preciso de ajuda para realizar a limpeza e a arrumação. Mas eu não me incomodo de arrumar a casa, eu me incomodo do tempo que eu gasto só com a arrumação. Se eu não gastasse tanto tempo, poderia fazer a limpeza da casa sozinha, do meu jeito e ainda teria mais gosto em manter a casa arrumada. E foi por isso que eu comecei a tentar diminuir os objetos e as preocupações para ter mais tempo para fazer o que eu quero e o que eu gosto, para que a arrumação seja prazerosa e não fique sugando o meu tempo.

Fazer as Coisas pelos Outros. Veja que eu não chamo de ajudar aos outros. Eu sinto que às vezes eu fico muito perto de ser intrometida. E assim, na ânsia de ajudar, me comprometo a fazer coisas pelas pessoas que eu não faço nem para mim, nem para a minha família. Isso não é caridade e nem vai garantir o meu lugar no céu. É muito fácil ajudar um estranho, mas na maioria das vezes você acha que está ajudando e pode estar atrapalhando. Se eu estiver bem, com a cabeça boa, posso fazer muito mais por outras pessoas do jeito certo.

Concluir Coisas que eu Comecei. Eu me impus um monte de metas para terminar os produtos que eu tenho em casa, ler os livros que eu comprei ou que eu listei para ler, e ainda quero realizar determinadas coisas antes de me desfazer. Mas, isso requer muito tempo. Por que eu simplesmente não me desfaço de isso ou daquilo sem antes ter que ler, ou assistir, ou usar até o final? Para ter certeza que eu não vou me arrepender. Eu já reclamei aqui das minhas metas de leitura também, que eu acabava escolhendo as leituras para cumprir a meta e a leitura não rende e ainda por cima eu fico com a sensação que o momento de ler aquele livro passou. Felizmente eu estou melhorando, mas a maior parte do meu tempo livre eu ainda passo realizando atividades que não tem exatamente um motivo para eu fazer além de concluir o que eu comecei. 

Essa é mais ou menos a ordem com que eu posso viver sem estes sugadores de tempo. Estes são o exemplo de coisas que acaba me fazendo perder tempo sem perceber. Sugiro que avalie onde estão os seus sugadores e o que pode ser feito para amenizar o efeito deles na sua qualidade de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.