domingo, 26 de novembro de 2017

A Grande Faxina de Férias

Novamente vou tirar as férias no fim do ano e comecei a fazer a lista do que eu pretendo organizar na minha grande faxina. A verdade é que eu queria ter feito muitas limpas ao longo do ano para poder reduzir meu trabalho e dispensar a faxineira. Infelizmente, isso ainda não será possível. Por conta da reforma do quarto e da preparação da casa para seu novo morador, remexi em todos os maleiros e fomos achando coisas. Em geral, tive um pequeno avanço na organização dos livros e nos materiais de escritório. Não aumentei a quantidade de roupas, mas poderia ter reduzido mais. Mas vamos ao que foi feito e o que ficou pendente de 2016/2017 e o que eu quero encarar em 2017/2018.

Quarto das Crianças. Apesar de ter feito uma boa arrumação neste quarto e ter feito depois a reforma que exigiu uma nova limpa, ainda vou precisar fazer mais uma nesta etapa final de preparação. Acho que eu estou aprendendo um pouco mais a lidar com estas coisas e posso fazer ainda um pouco melhor. Os espaços para organização estão melhor dimensionados e eu tenho tentado me convencer que eu aprendi a lidar com as roupas.

Pasta de Documentos. A limpa do ano passado foi muito boa. Não pretendo mexer muito. Provavelmente ainda tenho um pouco de coisas para descartar e sei que tem algumas partes que eu mal mexi, mas vou pular para outras organizações mais urgentes. Já diminuímos bastante a papelada com o cancelamento do envio de faturas em versão impressa. Um próximo passo é reduzir o espaço que uso para estas pastas.

Produtos de Beleza. Depois que eu fiz um inventário, pude descobrir o tamanho da minha bagunça. A minha visão geral ainda é que melhorou, já que parte do espaço que ocupava antes, atualmente estou ocupando com toalhas. Pretendo retomar o inventário nestas férias, incluir mais itens que não foram contados e continuar buscando a diminuição ao longo do ano. Consegui tirar algumas variedades de produtos mas ainda tenho muitos cremes e principalmente miniaturas que pretendia já ter finalizado. Também seria bom se eu conseguisse melhorar a forma de armazenamento para facilitar o acesso e a arrumação. Vou experimentar trocar algumas coisas de lugar para ver se fica melhor.

Livros, CDs e DVDs. Apesar de ter listado ano passado como um objetivo da faxina de férias, eu diria que não fiz nada. Consegui trocar muitos livros e também dei alguns, mas ainda tenho muitos. Sei que não vou conseguir fazer muita coisa nestas férias, talvez apenas com os livros infantis. O impedimento maior com os livros é a pequena quantidade de livros meus que eu li. Muitos continuam no plástico. Em geral, a estante tem estado arrumada, apesar do entra e sai de livros. CDs e DVDs eu só devolvi os que não são meus. Sem muito compromisso, nesta faxina quero tentar mexer nos DVDs, principalmente os que estão no plástico, assistir e disponibilizar para venda os que não pretendo manter. CDs deveriam ir pelo mesmo caminho, mas não sei se terei tempo.

Roupa de Cama, Mesa e Banho. Eu não havia listado em 2016 e tentei começar a mexer. Várias vezes. Nada indica que desta vez vou conseguir encarar. Como eu consegui separar as que precisavam de conserto e até trouxe novos usos para velhas coisas, espero conseguir fazer algo no sentido de organizar minhas roupas de cama, mesa e banho. Pelo menos terminar com a roupa de banho e começar com as toalhas de mesa e panos de cozinha.

Eletrônicos. Acredite ou não, descartamos vários que havia em casa mas não funcionavam. Alguns pretendemos repor, mas a maioria iremos passar sem. Esta limpa estava pendente desde a Temporada de Destralhamento. Nestas férias não pretendo voltar a mexer nisso.

Maleiros. Além dos itens de bebê que eu tinha guardado e agora tive que pegar para usar, também tenho muitas coisas guardadas que eu nem sabia direito o que era. Com a reforma do quarto das crianças, precisei mexer e pude ver que tenho muita coisa que posso passar para frente. Nestas férias espero ter chance de organizar, anunciar e entregar estes produtos. Estou priorizando o que não está guardado, mas quero gastar um tempo tentando desovar também os objetos dos maleiros. Provavelmente, conseguirei esvaziar muitos espaços com estes esforços.

Materiais de Escritório. Estes podem ser que fiquem para outra vez, mas preciso urgentemente setorizar e organizar os materiais no escritório. Eu diminuí bastante a papelada mas parece que ainda está ocupando muito espaço. Estou conseguindo evitar comprar e estou tentando usar muito do que eu tenho. Tenho mostrado vários projetos aqui, e também quero mostrar melhor as coleções. Eu levei muita coisa para a sala para armazenar na estante de livros para deixar o escritório mais quarto de hóspedes, mas continuou tudo espalhado. Acho que não faz sentido coisas semelhantes na cozinha (material de festa), na sala e no escritório. Então quero setorizar os materiais no escritório e principalmente descartar o que não está em boas condições.

Infelizmente não conseguirei fazer muita coisa, mas também percebo que já não tenho tanta coisa que precise esperar as férias, estou conseguindo fazer pequenas organizações ao longo do ano. Essa vai ser a minha grande faxina de fim de ano, e as próximas organizações que venho contar. Já programou a sua? O que está mais crítico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.