quarta-feira, 17 de maio de 2017

Os Livros que Eu Troquei

2016 não foi um bom ano para trocas. Apesar de eu ter feito as pazes com os correios e estar adaptando o meu comportamento com os mimimis de quem troca livro para conseguir trocar mais livros (continuo não enviando fotos, não adianta que isso não vou mudar tão fácil) não estava esperando trocar livros com tanta facilidade em 2017. Agora, o maior limitante são os livros que tenho mas não li que estão cada vez em maior quantidade. Disponíveis para troca tenho mantido pouco mais de 50.
A minha meta era trocar pelo menos 10 livros no ano, se possível, uma média de 1 por mês. É aproximadamente o volume de livros meus que leio no mês. Com isso, levando alguns livros para algumas bibliotecas e trocando outros no sebo, aos poucos consigo chegar na quantidade de livros que pretendo manter em minhas estantes. 
Curiosamente, em janeiro recebi 3 solicitações de troca. Consegui aceitar e enviar os livros dentro do prazo e as pessoas foram bastante solícitas nos contatos e nas avaliações. E assim saiu de casa "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", "Anjos e Demônios" e "A Estrutura da Bolha de Sabão". Com os créditos que adquiri com estas trocas, também solicitei 3 livros que estavam marcados como desejados.
Em fevereiro também recebi uma solicitação logo no começo do mês e que aproveitei e já gastei o crédito logo, com outro livro que estava em desejados. Não foi uma troca tão tranquila, mas enviei "Comprometida".
Em março recebi mais uma de um livro novo que eu tinha duplicado: "A Vingança veste Prada". Esta troca demorou um pouco para ser concluída, só concluí em abril.
Em 1º de abril recebi duas solicitações de troca. Enviei logo que recebi "O Diário da Princesa" e "História de Fantasmas". Agora já estava mais difícil escolher livros para gastar os créditos então demorei um pouco para solicitar. A minha lista de desejados está ficando bastante reduzida, assim como a de disponíveis para troca. Mesmo assim, no fim de abril recebi mais duas solicitações e também corri para enviar. Ainda em abril foram: "A História do Ladrão de Corpos" e "Beber, Jogar, F@#er". Estou preferindo solicitar livros apenas dentro do estado que demora menos tempo para chegar. Por isso, acabei acumulando créditos. Agora realmente tenho que avançar nas leituras para ter mais livros disponíveis para troca.
Em maio voltei a receber solicitações. Desta vez foi "Ciranda de Pedra" que já estava há tempos na minha estante. Fiquei receosa do envio por conta da greve dita finalizada, mas aceitei porque é dentro do estado. Na verdade, estou tendo dificuldades com um livro que foi enviado para mim em outra troca. Por isso estou acumulando créditos por enquanto.
....
Alcancei a minha meta de trocar 10 livros nos enviados no mês de maio, o que é bom. Gostaria de ter lido mais dos livros que adquiri por troca. E também gostaria de ter lido mais livros meus para disponibilizar para troca.
A minha lista de desejados está bastante diminuta. Quase não tenho opções para solicitar se tiver um crédito disponível. Mas na verdade, o que vai fazer diferença é atualizar as minhas listas, cadastrar os livros que completam coleções e atualizar os livros que eu já tenho.
Até o fim do ano espero trocar mais livros. Depois venho contar dos demais que consiga, mas por enquanto 2017 é um ótimo ano para trocas. E também aproveitei para me desfazer de outros livros que tinha mas não tinha a pretensão de reler. Foram pelo menos duas sacolas de livros para diferentes pessoas. Isso não me ajuda a abrir espaço na estante, mas certamente também não me atrapalha. Junto com esta meta de trocar os livros, tenho mais uma de não deixar o meu total de livros passar de 500. Como nem cheguei a atingi-lo, pretendo começar a diminuir a expectativa deste total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.