domingo, 14 de maio de 2017

A Limpa dos Sapatos

Uma coisa que eu comecei nas minhas férias e que já estava planejando fazer faz tempo são os inventários de produtos que eu tenho em excesso. Mas junto com ele também comecei a fazer uma grande faxina nas minhas coisas.
Da última vez que voltei a falar de sapatos, coloquei 5 que eu queria pensar, trabalhar melhor e conforme for, me desfazer. Apenas o tênis poderia ser substituído. 
Fazendo um balanço, desde aquele dia, a sandália desta foto arrebentou e descartei. 
A sapatilha esportiva eu tenho usado bastante, principalmente com bermuda. E penso que vai ficar até estragar já que é a mais confortável que eu tenho. 
O sapato alto de bico fino eu não pretendo voltar a usar, mas vou guardar para fazer as minhas bagunças.
O tênis ainda está comigo. Eu tenho usado, mas sei que não vai durar muito mais que a sola está descolando.
A bota impermeável eu quase não uso. Sei que ficará comigo por pouco tempo, mas ainda consigo usar às vezes.
Veja que destes 5, um eu não tenho mais e mais um não está mais em uso. Ainda pretendo avaliar os demais por um tempo e destes apenas um faria a substituição.
Mas não só neste 5 que eu trabalhei. Ainda tinha outros sapatos guardados que por algum motivo não estava usando. E continuei tentando colocá-los em uso. 
Primeiro teve um sapato nude que eu tentei usar num evento. Até fotografei e coloquei no instagram depois. O couro rachou, a sola trincou. Usei mais algumas vezes e precisei descartar. Fico tranquila de saber o que esperar dele, mas uma pena que pouco usei. Ele machucava um pouco no tornozelo por isso acabava usando outros ao invés deste. Felizmente estou com mais dois sapatos de tons semelhantes para usar nas mesmas ocasiões.
Também teve uma sandália baixa de dedo que eu gosto muito e usava bastante. Percebi mais ou menos como na outra sandália que estava com a sola soltando. Cogitei colar e usar mais um pouco mas resolvi que esta não seria uma boa opção. Depois disso durou pouco comigo. Também deixei uma foto no instagram quando levei para descarte. Como esta sandália gosto muito e usava muito, preferi comprar uma substituta mesmo que ainda tenha algumas opções semelhantes mas que não gosto muito. A única condição é que deveria ser mesmo uma substituta à altura e não uma parecida. Neste caso acabaria ficando encostada como as demais.
Esperava já ter colocado tudo em uso, mas ainda tenho muito para diminuir. Aos poucos estou colocando em uso intenso estes que estão mais gastos para poder descartar e voltar a usar os outros que ainda estão bons.
Precisei usar um sapato que estava novo, na caixa, em um casamento. E este não me deixou na mão. Como eu ainda tenho outros sapatos pretos, acabo não usando muito e devo deixar para as ocasiões que requerem algo mais formal.
Também experimentei usar uma sandália plataforma que eu gosto muito e não vinha usando. Felizmente o material é bom e ela não estragou por ficar guardada. Estou feliz de voltar a usar.
E eis que a situação me fez comprar uma sandália de festa dourada que eu penso que precisava. Era o único item que eu pretendia fazer substituição para as que eu descartei na limpa anterior. Apesar de ter mais sapatos do que preciso, conscientemente fiquei sem uma sandália de festa para usar com vestido longo que acabei por comprar. Investi numa marca confortável e que eu sei que vai durar e num modelo que poderei combinar com todos os meus vestidos.
Como fiquei sem a sandália de tiras, peguei para usar outras duas sandálias rasteirinhas que eu não gosto muito. Uma delas, estilo chinelinho, dói o calcanhar se eu precisar caminhar. A outra, tem um detalhe no peito do pé que machuca. Então apesar de eu ter usado ambas, abriria mão facilmente. Então sei que elas não são boas substitutas. Por isso, fui atrás de uma para comprar que satisfizesse os meus anseios.
Depois disso tudo, mesmo controlando para não comprar, mesmo nas situações em que parece que o que eu tenho não me atende, acabei descobrindo ainda mais uma sandália que estava com o preço e eu sequer me lembrava de ter comprado. É bom pra eu lembrar de não fazer compras por impulso.
Só neste pequeno balanço, confesso que adquiri dois produtos e descartei 3. Retirei um de uso e adaptei mais 4 que estavam guardados e agora estão sendo bem usados. Conscientemente sei que tenho mais 2 sapatos guardados que não tenho usado sendo que tem mais 2 que pouco uso. 
A minha meta para 2017 é usar tudo o que eu tenho e só comprar os itens de substituição que estão na lista. Por isso vai ser importante ter o inventário. Neste momento, por enquanto, só o que está na lista é o tênis, mesmo assim, quando eu tiver que descartar o que está atualmente em uso. Mas não tenho pressa em comprar e espero adiar tanto quanto possível.
Também tenho como meta esvaziar uma das gavetas que uso para guardar sapatos e usar ela para guardar embalagens de fazer pacotes.
Espero poder vir fazer um novo balanço que eu tenha conseguido descartar calçados sem condições de uso em maior quantidade do que adquiri calçados. Como estou colocando vários para uso intenso, pretendo em breve fazer nova limpa e colocar estes também em uso. E assim estou chegando mais perto da quantidade ideal de sapatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.