quinta-feira, 11 de maio de 2017

Inventário - Itens de Higiene e Beleza

Achei que seria mais fácil agora que diminuí bastante os itens. Mas daí tem o que fica na bolsa, o que fica na mochila, o que deixa no quarto, o que está na necessaire e então eu tenho mais itens do que paciência para contar.
Então eu fiz um inventário com o que fica sobre as pias e balcão, e dentro do gabinete com portas. Ainda faltam as duas gavetas de baixo de um dos banheiros. Estas gavetas que não encarei são as que guardam as miniaturas e maquiagem e eu quero ver com calma. A de miniaturas já não tem tanta coisa, mas preciso me organizar para não esquecer. Quando preciso de um sabonete ou um shampoo preciso ficar procurando. Devo ter uns dois guardados. Mas ainda tenho outros produtos lá. E a gaveta de maquiagem, pouco mexi desde que comecei a controlar as compras. Quer dizer, até mexi bastante, mas não cheguei a consumir muitos produtos regularmente. O que mais tenho feito é trazido para ela os itens que encontro em outros lugares e sei que são de maquiagem.
Como já tinha organizado os esmaltes, sei que tenho em excesso e estou tentando consumir e não comprar, não coloquei nesta lista. Assim vou tratar à parte por enquanto como a maquiagem.
Os produtos da bancada são os que eu chamo de Da Vez. Agora que finalmente carreguei a foto já está bem desatualizada. A maior parte dos produtos que aparece aí eu já terminei. São os produtos que eu uso diariamente ou com maior frequência para não precisar ficar procurando. Destes, terminei com o desodorante spray, o creme hidratante, o gel de limpeza, o creme para pentear e o outro creme para o cabelo. Ainda tenho produtos repetidos aqui, mas o único item que entrou novo foi o óleo que vai aparecer em outra foto.
Além da bancada também tenho produtos de uso diário que eu chamo de Da Vez nesta prateleira junto ao espelho. Destes produtos, só o protetor solar acabou. Os demais estão em uso. Não posso deixar muitos produtos por cima senão acaba perdendo ou quebrando na hora da faxina, então coloquei os batons que estão abertos e os produtos que separei para os meus projetos.
Ainda em cima da pia eu tenho nichos que coloco produtos que uso com menos frequência mas que quero que esteja de fácil acesso. Por enquanto, só estou usando o creme para as mãos e o creme para o rosto que eu já mostrei antes. Dá pra perceber que os meus excessos estão nos cremes. Os protetores solares e repelentes também prefiro deixar à vista para não esquecer de usar embora não use todo dia. Um destes repelentes já acabou mas tenho outro que coloquei no lugar.
Guardado dentro do armário eu tenho poucos produtos. No caso dos desta foto, o shampoo já está em uso e a mousse de modelar o cabelo também está usado. O spray fixador usei apenas uma vez. Demais produtos estão esperando a vez dele de serem usados. Optei por deixar neste compartimento os produtos maiores que não cabem nos outros espaços que tenho. Como o espaço é alto mas estreito não consigo colocar tudo, mas a minha ideia é esvaziar o outro armário e colocar tudo aqui sim.
Já no armário do outro banheiro guardo os meus produtos repetidos onde venho procurar o substituto quando algum produto acaba e também os produtos infantis. É de lá que estou conseguindo reduzir bastante. Praticamente só tenho cremes e sabonetes como dá pra ver nesta foto. Como optei por usar as miniaturas e os sabonetes esfoliantes, estou com muitos sabonetes em barra. Também tenho dois líquidos. Os cremes também ficaram guardados enquanto eu usava os óleos. Agora que terminei com todos estou voltando a usar os cremes. Mas ainda tenho muitas amostras guardadas. Por isso que fiz aquele combinado de só comprar um quando acabar com 3. Destes produtos, apenas o sabonete esfoliante de açaí coloquei em uso e está bem longe de terminar.
Por fim, ainda tenho alguns produtos infantis. Neste caso também já reduzi bastante. Creio que ainda tenho shampoo e condicionador para um ano inteiro. Mas sabonete eu já vou precisar comprar no mês que vem. Alguns produtos que comprei antes do bebê nascer, ou logo que nasceu, eu acabei não me acostumando a usar ou tive que deixar para usar quando fosse maior. Nisso, alguns eu peguei para usar em mim e outros estou usando aos poucos. Destes, os dois sabonetes já acabaram, um dos sprays de cabelo também, o shampoo amarelo está em uso e o óleo de bebê eu estou usando. O gel de cabelo, o tônico de limpeza, o creme hidratante rosa e o creme para pentear roxo estão em uso.
Eu estava pensando em colocar a lista dos produtos aqui, mas mudei de ideia. Eu tenho tudo anotado num caderno. Agora, olhando estas fotos e pensando nas diferenças entre o dia que fotografei e o dia que estou vindo contar, percebo que nem é tanta coisa assim. Eu estava muito apavorada.
A conclusão que cheguei, resumidamente, é que tenho 2 grandes problemas: sabonetes e cremes hidratantes. Apesar de ter estes produtos em excesso, são produtos que eu uso regularmente. Então, controlando as compras, consigo baixar os estoques. E certamente foi o que aconteceu embora possa não parecer. Como priorizei terminar as miniaturas, estou com muitos sabonetes guardados. Optei por diminuir as categorias de produtos, então, alguns estão se acumulando para que eu consiga eliminar outros. Agora estou tentando usar os sabonetes líquidos que eu não tenho o costume de usar. Então vou deixar os outros guardados mais um pouco. Posso dizer sem chance de errar que de todos os sabonetes e cremes que tenho, uns dois eu comprei. Os outros eu ganhei mesmo. Por isso é tão difícil ficar sem comprar, praticamente não tenho chance de escolher os produtos que uso. E vejo as propagandas ou entro neste tipo de loja para comprar um presente e morro de vontade de experimentar esse ou aquele, mas ainda tenho muita coisa em casa. Então, ao invés de não comprar, estou me propondo a só comprar a cada 3 que terminar. Ainda devo ter produtos para uns 3 anos.
Eu também tinha muitos shampoos e condicionadores infantis, mas praticamente não comprei nada em 2016, apenas a reposição da escola. Então consumimos boa parte do que tinha. Provavelmente em 2017 mesmo já poderei comprar novos produtos. Os outros produtos infantis estão todos abertos e alguns perto de acabar.
A maior lição deste inventário foi ter listado menos de 100 produtos. O total deu 96. E fiquei surpresa com o resultado. Confesso que achei que poderia ser muito mais. Conforme estou usando os produtos, estou riscando da lista. Eu deveria também anotar os produtos novos, mas vou deixar para fazer isso no inventário de julho. Além de evitar comprar, para o inventário de 2018 quero continuar tendo menos de 100 produtos, mas incluindo entre eles os itens de maquiagem. E continua valendo a regra: para os cremes hidratantes eu só posso comprar 1 para cada 3 que terminar. Produtos para o cabelo são permitidos desde que apenas 1 sobressalente. Demais produtos, apenas de reposição.
Maquiagem, que eu uso muito pouco, não estou fazendo muito esforço para acabar, apenas os produtos que tenho em grande quantidade como é o caso dos produtos para a boca. E, por fim, vou tentar acrescentar os esmaltes também se eu perceber que também estou conseguindo reduzir.

Sei que demorei demais com esta publicação e tenho muitas outras mais ou menos preparadas. Vou tentar limpar um pouco a minha caixa de rascunho e publicar estes materiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.