sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Crepúsculo e Opúsculo

Não adiantou o tanto que me falaram que Crepúsculo era livro para adolescente. Esses livros ficaram meses na lista dos mais vendidos. E ainda a baita divulgação que foram os filmes que já saíram. Não sei dizer exatamente em que momento que caí em tentação e não resisti. Sempre quero saber o que está acontecendo. E então eu li Crepúsculo em e-book. E eu adorei a forma como a trama foi amarrada e a leitura deslanchou de tal forma que esta foi uma das leituras mais prazerosas do fim do ano passado. Acho que isso só pode ser talento do autor.
Não assisti os filmes, apenas os trailers. E procurei spoilers sobre os outros livros. Quando comecei a ler Lua Nova em e-book resolvi comprar os livros e ler com mais calma, me deliciando a cada parte.
Confesso que quando terminei de ler Amanhecer não tive tanto prazer assim. A parte da Lua de Mel não foi tão interessante, e o final foi deprimente. Colocaram um horror desnecessário. E diante de todas as críticas, resolvi ler Opúsculo. A minha decepção é que Opúsculo não tem enredo, é totalmente dependente de Crepúsculo.
Deixa eu explicar melhor, isso acontece também com os filmes "Todo Mundo em Pânico". Se você não assistiu os filmes parodiados, a história não faz sentido e não dá para entender as piadas. Eu gosto muito de comédia, mas principalmente das referências que não comprometem o andamento da história. O que curiosamente acontece em "Beber, Jogar, F@#er". É um livro de humor, que tem um enredo fraquinho, mas tem um enredo. Para quem leu o "Comer, Rezar, Amar" é impossível não lembrar n vezes, e rir com os comentários, mas para quem não leu, também tem a sua graça. E vai adorar agora assistir ao filme!
Mas a minha decepção com Opúsculo foi pela falta de enredo, não tem como negar. As falhas de Crepúsculo, com exceção das mais pessoais, não são novidades, e poderiam ter sido mais bem trabalhadas. Eu li em algum lugar, não lembro onde, que a publicação de autoria (The Harvard Lampoon) de Opúsculo é conhecida por suas sátiras e paródias. E por isso esperava mais. Quando o livro chegou em casa, vi que o livro era bem pequeno, então a história tava mais do que resumida. Alguns personagens são bem diferentes, mas os acontecimentos também são bem confusos. Mesmo sendo também uma narração de Belle, as interações deixam situações sem explicação. Não gosto de falar mal de livro, então entendam que é uma crítica apenas. O grande erro não é do autor e sim da expectativa que é gerada a respeito da obra. Neste caso, meu!
Continuando com Crepúsculo, a "Breve Segunda Vida de Bree Tanner" foi muito breve, e me fez pensar que enquanto "Sol da Meia Noite" ainda não tem previsão de conclusão, as histórias paralelas ou continuações podem ser bastante interessantes. Fiquei com sensação que ainda sabemos muito pouco sobre o Diego.
A outra curiosidade que tenho e que espero que a autora também tenha é sobre a vida de Reneesme com Jacob. Não me pergunte por quê? Mas essa forma de carinho da criança por um "padrinho", aparentemente mudará com o tempo, confirmando o imprinting, certo? Nem imagino como isso possa acontecer.
Claro, que eu não seria Compulsiva pela leitura se soubesse das várias traduções na internet de Sol da Meia Noite e não tivesse arrumado um jeito de ler. Eu li, de um blog. E muito boa a tradução. Curiosamente, mesmo conhecendo a história, eu li com o mesmo entusiasmo de um livro inédito. De novo, acho que isso é mérito do autor. Considerando a diversidade de leituras que eu faço, não é o que acontece normalmente. Preciso brigar em muitos livros para não pular pedaços, parágrafos e até capítulos inteiros.
Agora, não sei dizer se a autora ainda quererá usar estes personagens novamente em uma nova obra. Mas a minha humilde opinião é que ainda tem espaço para mais um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.