quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reparação

Cada livro ou filme da minha estante tem um história especial. Essa é meio confusa, mas vamos ver se dá pra entender:
Sou completamente apaixonada pela série Orgulho e Preconceito da BBC. O filme de Hollywood eu já assiti mais de 10 vezes. Eu quase comprei-o no começo do ano mas eu não gosto do sorriso da Keira e achei que não combinou com a personagem (não sei por que). Então acabei comprando só a série da BBC que é bem melhor!!! Essa história não termina aqui, preciso voltar ao assunto. No dia em que fiquei namorando Orgulho e Preconceito e não comprei, tinha um pack com Orgulho e Preconceito e com Desejo e Rreparação. E eu não conhecia o última (sou muito desatualizada em matéria de filmes, confesso). Desde então fiquei curiosa para assistir o filme que eu abandonei com a sensação de que ia gostar. Meses depois, descobri que o filme foi baseado em um livro, mas que se chama "Reparação" de Ian McEwan e eu fui procurar o livro para ler.
No começo achei a história muito confusa, porque tem uns cortes de cena e no capítulo seguinte continua de um ponto anterior só que sob o olhar de outro personagem. Os capítulos são narrados tanto pela Brionny como por sua irmã mais velha Cee, ou Cecília e também por Robbie.
Mas esta história não é um romance como eu imaginava, é um baita de um drama.
Eu fiquei aguardando a Reparação e fiquei surpresa e frustada com a forma com que aconteceu. Esse foi um dos livros que mais me deixou triste, não emocionada. E não foi legal essa sensação. Como eu disse em outro post, tenho dificuldade em lidar com obras muito reais e principalmente as não-ficção porque não me sinto bem. Na maioria das vezes eu uso a leitura para me desligar da vida cotidiana.
Bom, contando um pouco mais sobre o enredo, Brionny é uma menina de seus 12 anos com talento para escrever e contar histórias. Então ela vê uma cena pela janela, não entende muito bem o que está acontecendo e acaba imaginando coisas.
Nesta noite, com a casa cheia, todos saem para procurar os gêmeos que fugiram de casa e ela vê outra cena suspeita, dessa vez com a prima mas ela (a prima) não confessa o que aconteceu e induz Brionny a entender qualquer coisa. E Brionny, diante da polícia, acusa Robbie, o filho da governanta, instruído e criado junto com os filhos da família, de ter atacado a prima de Brionny. Diante das parcas informações que Brionny tem, a história que imaginou e narrou para a polícia parece fazer sentido e até provas ela obtém de maneira suspeita. E apesar de tudo, ninguém acredita na inocência de Robbie, apenas Cecília e ele vai preso.
Tempos mais tarde, Brionny entende que não agiu certo e que não tinha como ter certeza. Então quer reparar o mal que fez a sua irmã e a Robbie os separando. Logo após a prisão de Robbie, Cecília se afasta da família e vai se preparar para ser enfermeira. Sequer abre as cartas que recebe e não escreve para mais ninguém. A tentativa de Brionny chega relativamente tarde. Embora tente seguir o mesmo caminho da irmã, ambos já estão a serviço das forças armadas inglesas em plena II Guerra Mundial.
Na sexta passada eu finalmente assisti o filme na tv a cabo. E o filme é extremamente fiel ao livro e portanto muito triste. Talvez o final esteja um pouco diferente, mas o tipo de narração que troca de personagem e volta alguns instantes no tempo ficou muito bom! Não vou contar o final, mas a história não acaba por aqui. Os atores estão muito bem e o Robbie... Suspiros!
Recomendo muito cuidado, tanto para ler como para assistir se for fraco como eu. Não pretendo comprar o DVD ou o livro. Não conseguiria relê-lo. Mas é uma experiência impressionante e que valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.