segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Amante Sombrio

Quero tentar algo novo.
Ontem terminei de ler Amante Sombrio. Para os desavisados, é o primeiro livro de uma série, a Irmandade da Adaga Negra e é sobre vampiros.
Definitivamente, esta é uma série para adultos. O apetite dos personagens é grande.
Trata-se de uma irmandade que luta para preservar os vampiros dos redutores. Humanos não são comida e nem inimigos, apenas mais uma raça que existe. Redutores são seres sem almas, escolhidos entre os humanos para coibir o crescimento da quantidade de vampiros.
Logo no começo da história, morre um dos guerreiros da Irmandade da Adaga Negra (Darius) e o grupo começa a se organizar para vingar esta morte. E então, o líder (Wrath) decide ajudar a proteger a filha deste guerreiro que morreu, Beth, que é mestiça e foi criada como humana órfã.
É óbvio que a convivência deles é estranha e a atração é súbita. Mas entram os outros personagens fazendo uma rede de sentimentos que mantém o suspense até quase o fim. Muitos destes personagens poderiam ter mudado o resultado da história e separado o casal, por que os mocinhos (e mocinhas) têm sentimentos que os levam para o bem e o mal. Não são caricatos e imutáveis. Dependem dos sentimentos e das relações. Apenas os bandidos (redutores) que são de fato maus e não mudam de idéia por nada. Então tem remorso, temor, desejo de vingança, ultrage, orguho, piedade, impotência, inveja, admiração, culpa... Todos teriam motivos para trair.
Gozado, que era para ser um romance, mas eu entendi como um policial e sua trilha de intrigas.
O livro é grande, e são muitos personagens em um curto período de tempo. Eu demorei para ler, então eles ficaram bastante tempo comigo.
Tive vontade de ter um Butch para mim. Ele é um policial muito honesto. E é uma pena que ele não seja vampiro também. Mas eu acho que isso pode mudar até o fim da série. Isso é só um palpite. Não parece ser possível, mas eu fiquei com essa sensação.
Eles usavam muito expressões como Meu Deus ou Santo Deus. Só que o "ser divino" é a Virgem Escriba. Não entendi muito bem, pode ter sido uma inconsistência com a tradução ou preguiça da autora de inventar uma expressão melhor. Eu acho que ficou estranho.
Uma coisa que eu gostei foi de o Vampirão rei, líder da Irmandade ser quase cego. Ele ficou menos perfeito. Eu nunca gostei muito dessa coisa em Crepúsculo de os vampiros serem perfeitos. Muito mais bonitos, muito mais fortes e com talentos especiais sobrenaturais. Mas entendo que a história não seria tão boa sem essas características.
Voltando para Amante Sombrio, por mais impressionante que o Wrath seja, ele fica um machão muito meloso ao longo do livro. Pelo menos não ficou chato.
Achei as personagens femininas fracas. Pode ser que sejam melhor exploradas em outros livros. Eu meio que esperava um equilíbrio maior, como em O Garoto da Casa ao Lado e Garoto encontra Garota, ambos da Meg Cabot. Eu diria que este não é um livro de mulherzinha. Mas eu adorei e recomendo.
Não sou muito boa nisso, por que não sei como não comparar com tantas outras coisas que eu li. Espero que gostem e eu não tenha contado demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.