domingo, 31 de outubro de 2010

Uma Breve História do Mundo

Além da minha fixação por clássicos eu também tenho fixação poe livros históricos e eventualmente livros de História. Quando eu vi a capa deste livro, nem me dei ao trabalho de ler a contracapa e as orelhas, já acrescentei na minha lista de leitura.
Embora o livro não seja muito pequeno 335 páginas, de fato ele é breve. É dividido em três partes e os capítulos são relativamente curtos. Possui alguns poucos mapas e ilustrações e pequenas caixas de destaque para determinadas passagens. A divisão dos capítulo não foi feito de forma tradicional por períodos da história, e sim, por temas (assuntos). Em geral, ainda segue uma ordem cronológica.
Acredito que o principal ponto forte foi o destaque que é dado para a descrição da história oriental que costuma ser bastante deficiente nos livros de história que se detêm apenas na história ocidental. Ou seja, fala-se muito de Império Romano mas não se fala do Império Mongol que foi ainda maior e mais duradouro. Em "Uma Breve História do Mundo" os dois estão presentes.
As referências aos principais fatos históricos também é diferente. Pareceu ser bem mais imparcial em algumas situações e o autor também teve o cuidado de se omitir em tantos outros, o que se justifica por ser uma narração breve.
Tem um capítulo inteiro sobre a Origem das Religiões no Oriente Médio.
Não pode ser considerado um substituto de algum livro escolar e nem poderia ser usado para estudar para concurso (embora eu desconheça concurso que exija a disciplina. Sorry, total ignorância).
É ótimo para quem é entusiasta no assunto e queira apenas relembrar um pouco de história. E principalmente para aqueles que já esqueceram poderem relembrar ou aprender um pouquinho.
O maior mal de ler romances épicos é que eles usam licença poética e distorcem um pouco da história para valorizar o personagem que algumas vezes é ficcional. Talvez por isso seja tão importante ler livros imparciais com esse para limpar as impressões anteriores. Uma pena ser tão breve.
Dizem que a importância da história é conhecer o que somos e aprender com os feitos do passado. Sem manter uma base histórica de dados ou fatos podemos gastar toda uma existência apenas repetindo tudo que alguém já fez. A partir destes conhecimentos podemos partir de onde outros pararam e ampliar o conhecimento da humanidade.
A parte mais recente da História provavelmente será melhor tratado no livro seguinte "Uma Breve História do Século XX". O que considerando a quantidade de séculos descrita neste livro, confirma estar sendo dado muito mais detalhes na História Recente do que na História Remota. Ainda não li o livro. É o próximo depois de "O Homem Invisível". Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.