sábado, 16 de outubro de 2010

Travessuras da Menina Má

Esse livro também tem uma história de como chegou na minha Lista de Leitura. Ano passado, num feriado que eu não pude emendar, fomos passar o dia em Campos do Jordão/SP. Chegamos cedo para pegar mesa na calçada e nem estava tão frio. Mas estava cheio e apertado. Impossível conversar sem que a mesa ao lado ouvisse. Praticamente cochichávamos. Mas os caras da mesa ao lado estavam falando bem alto. Bem sem noção. Um deles tava falando sobre uma viagem que fez ou ia fazer para a França quando outro falou: Se você quiser passear e conhecer a França, você tem que ler um livro. Quando eu ouvi isso, espichei o ouvido. Adoro receber dica de livro. Ainda mais sem pedir. Aí o cara pediu para pegar a cadeira que estava na nossa mesa e continuou falando: Tem um livro que vai falando de um monte de lugar para visitar e comer na França, o livro se chama Travessuras da Menina Má. E mesmo depois da confusão e do aperto, quando eu fui embora fiquei pensando neste livro. Já tinha ouvido falar este título, mas não conhecia. E eu queria poder conhecer a França um dia. Coloquei na minha lista de leitura.
Como esse mês foi concedido o Nobel da Literatura a Mario Vargas Llosa e todas as livraria estão divulgando os livros dele, enquanto não leio outro, gostaria de contar sobe o único livro dele que eu li: Travessuras da Menina Má.
A minha primeiro surpresa quando comecei a leitura é que a história começa no Peru. E este é um país pouco conhecido considerando o tanto que é perto do Brasil. Outra coisa surpreendente foi que eu percebi que este foi o primeiro livro de lingua espanhola que eu li (mas eu li em português, viu).
O personagem principal e narrador da história tem como objetivo de vida viver em Paris. Não importa a profissão. Então ele vai trabalhar como tradutor e intérprete. O tempo todo ele ganha pouco então está sempre procurando trabalho e cursos para conseguir mais trabalho. O cara vai estudar até russo. A maior parte do tempo ele está trabalhando para a ONU, mas nunca como efetivo.
Os amigos dele, a maioria é estrangeiro querendo ir para Cuba aprender técnica de guerrilha para lutar pelo Peru. O personagem até tenta mas é bem difícil não se envolver com política.
A Menina Má é uma antiga vizinha que ele reencontra na França e a paixonite de infância volta. Mas ela não está muito interessada na vida que ele tem para oferecer. Por ser muito bonita, quer tentar arrumar um bom casamento. É uma personagem misteriosa. O destino os faz reencontrar várias vezes e em cada uma delas ela está com um nome diferente. Ele nunca chega a conhecer a história dela de verdade. Apenas algumas partes. Por isso ele a chama de Menina Má.
Bom, eu resumi demais a história. Gostei bastante dos personagens, aprendi bastante sobre o Peru e sobre Paris e recomendo. O narrador sempre conta os lugares que vai visitar e principalmente os lugares que vai comer. E como sempre está com pouco dinheiro, o roteiro é barato mas não perde todo o charme de Paris. Por isso que o cara da mesa ao lado indicou como roteiro de viagem para a França. Na verdade o personagem sai muito pouco de Paris que não seja a trabalho, mas viaja um pouco.
Não é um conto de fadas. Pensei que talvez fosse auto-biográfico, mas não é. Tem um desfecho bastante interessante. Tenho procurado em sebos para comprar mas ainda acho muito caro, não é minha prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.