
A minha primeiro surpresa quando comecei a leitura é que a história começa no Peru. E este é um país pouco conhecido considerando o tanto que é perto do Brasil. Outra coisa surpreendente foi que eu percebi que este foi o primeiro livro de lingua espanhola que eu li (mas eu li em português, viu).
O personagem principal e narrador da história tem como objetivo de vida viver em Paris. Não importa a profissão. Então ele vai trabalhar como tradutor e intérprete. O tempo todo ele ganha pouco então está sempre procurando trabalho e cursos para conseguir mais trabalho. O cara vai estudar até russo. A maior parte do tempo ele está trabalhando para a ONU, mas nunca como efetivo.
Os amigos dele, a maioria é estrangeiro querendo ir para Cuba aprender técnica de guerrilha para lutar pelo Peru. O personagem até tenta mas é bem difícil não se envolver com política.
A Menina Má é uma antiga vizinha que ele reencontra na França e a paixonite de infância volta. Mas ela não está muito interessada na vida que ele tem para oferecer. Por ser muito bonita, quer tentar arrumar um bom casamento. É uma personagem misteriosa. O destino os faz reencontrar várias vezes e em cada uma delas ela está com um nome diferente. Ele nunca chega a conhecer a história dela de verdade. Apenas algumas partes. Por isso ele a chama de Menina Má.
Bom, eu resumi demais a história. Gostei bastante dos personagens, aprendi bastante sobre o Peru e sobre Paris e recomendo. O narrador sempre conta os lugares que vai visitar e principalmente os lugares que vai comer. E como sempre está com pouco dinheiro, o roteiro é barato mas não perde todo o charme de Paris. Por isso que o cara da mesa ao lado indicou como roteiro de viagem para a França. Na verdade o personagem sai muito pouco de Paris que não seja a trabalho, mas viaja um pouco.
Não é um conto de fadas. Pensei que talvez fosse auto-biográfico, mas não é. Tem um desfecho bastante interessante. Tenho procurado em sebos para comprar mas ainda acho muito caro, não é minha prioridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.