terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mega-post Harry Potter

Verdade seja dita que eu nunca fui viciada em Harry Potter. Essa não é uma grande paixão. Talvez o meu maior erro tenha sido ler uma fanfic. Eu estava lendo uma discussão num fórum e um dos participantes colocou o link para uma fic de Harry Potter que esta tonta adorou!. Então eu resolvi relembrar alguns dos livros que eu já tinha lido, aproveitei para ler o último que eu não tinha lido e peguei também os outros livros relacionados. No fim do ano passado comecei com Harry Potter e as Relíquias da Morte; depois, Os Contos de Beedle, o Bardo; Manual do Bruxo; Conversa com J.K. Rowling; Harry Potter e o Toque do Prometeu (fanfic); O Destino de Harry Potter; Animais Fantásticos & Onde Habitam; Quadribol Através dos Séculos; Harry Potter e o Fogo Sagrado (fanfic)... E confesso que que ainda não acabou. A fanfic mais famosa, de George Lippert eu ainda não li. Está na fila. E a continuação das fics da Aline Carneiro também.
É horrível pensar que eu livro não publicado possa ser melhor que o oficial, mas acontece. O que eu me apaixonei quando eu li a primeira fanfic, foi como alguém que não o autor pode ter uma compreensão tão grande das personagens a ponto de sentir que futuramente aqueles acontecimentos pareçam possíveis para um outro leitor. Sim, foi isso que eu senti. Parecia que a própria autora que estava continuando a história do ponto que parou. Conseguiu manter a linha de comportamento e expressão, sem contar a forma de escrita que é muito pessoal e pareceu super natural.
Não são todas as fics que são boas, e por isso que eu quis ler mais. A maioria das que eu li contam sobre as personagens adultas e seus filhos, mas as da Aline ocorrem depois do terceiro livro, se não me engano, então eu fiquei toda confusa, por que li depois de ter lido a sequência oficial, então parece que mudaram a verdade. E a autora escreveu antes dos livros seguintes serem lançados, então a história não bate. mas é impressionante.
Sei que tem muito fã aficionado (redundante, eu sei, foi uma hipérbole!) que espera um dia a publicação da continuação. Eu acho que terminou num ponto bom. A autora teve coragem de matar vários personagens importantes que não voltaram no final (vide Dumbledore e Sirius...). Ela também deu espaço para a continuação falando dos filhos, mas me parece que seria uma história muito monótona e cansativa (parada), qualquer coisa que acontecesse depois.
Entretanto, eu acho que tem espaço para mais livros que: recontem parte da história com foco em outros personagens para esclarecer um pouco mais sobre eles, voltando um pouco mais no passado, preenchendo um período de tempo que não foi contado. Eu ainda não me conformo que um dos gêmeos Weasley (não lembro qual, sempre confundo) perdeu a orelha!!!! E nem com o ator feio que colocaram para ser o charmoso Sirius! Tudo bem que ele ficou judiado da prisão, mas eu esperava mais.
Por enquanto, eu fico com a leitura das fanfics e prefiro imaginar os personagens sem a lembrança do filme. Talvez eu volte a falar no assunto, mas sobre a obra de J. K. Rowling, mas de tudo que eu vi, inclusive os filmes, ainda prefiro as fics, embora elas não existam sem os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.