Assisti todas as provas também da Truck Series, mas prefiro não me comprometer a resumir todas elas. Estou satisfeita apenas em fazer um resumo geral do campeonato.
A temporada começou com alguns favoritos de sempre, principalmente JH Nemechek, Chandler Smith e Zane Smith que já tinham vitórias nas temporadas anteriores. Outro favorito que não pode ser esquecido é Ben Rhodes, atual campeão. Mas também sempre têm muitas promessas, não podemos ignorar Corey Heim e Carson Hocevar, outras apostas das equipes.
Eu esperava uma participação mais arrasadora de Nemechek. Teve algumas vitórias bem exemplares, mas não muito mais do que isso.
Corey Heim não participou de todas as provas, utilizava o mesmo carro que Kyle Busch. Teve algumas vitórias e parecia ser um piloto forte se pudesse se classificar no campeonato.
Chandler Smith também chamou atenção pelas ótimas provas, mas também muito religioso, e, apesar de muito novo, pai de família. É um piloto que não parece fazer parte do grupo, e também teve boas vitórias.
No final da etapa classificatória tivemos um momento de tensão para Hocevar que quebrou o pé mas não podia se afastar das provas. E mesmo com o pé fraturado fez algumas provas e conseguiu se classificar para o playoff. Foi eliminado numa das etapas, e continua lutando para chegar na primeira vitória.
E quem parecia que estaria lutando por boas posições mas não teria nenhuma vitória foi Ty Majeski. Depois de algumas temporadas apagadas em equipes menores, recebeu uma oportunidade na Thorsport, no lugar de Johnny Sauter e conseguiu poles, boas posições de largada e chegada. E finalmente no playoff conseguiu sua primeira vitória. Não foi suficiente para ganhar, mas fez um bom campeonato e deve voltar em 2023 como forte candidato ao título.
Dos postulantes ao título, que estiveram na final, Ben Rhodes era o único veterano. Infelizmente, desde a troca do patrocinador, já não teve um desempenho tão bom. Conseguiu algumas vitórias mas também teve muitos abandonos.
Matt Crafton precisou lutar todo o campeonato por uma chance no playoff e ficou de fora muito rápido. Esperava-se que tivesse uma vitória em uma ou outra prova, mas 2022 não foi um bom ano.
Dos pilotos veteranos que vêm para fazer algumas provas, a estrela sempre é Kyle Busch. Mas Ross Chastain, Kyle Larson, William Byron e Ryan Preece também conseguiram roubar algumas vitórias. A presença menos frequente destes pilotos parece transformar a categoria em 2. A dinâmica é completamente diferente nas provas em que os pilotos da Cup não estão presentes.
Parker Kligerman também é um piloto eventual que fez uma bom campeonato nas provas que participou conseguindo inclusive uma vitória.
Não dá para falar de todos, mas também não dá para deixar de falar de Zane Smith. Já da pra considerá-lo um veterano pelo tempo que tem permanecido na categoria, mas em 2022 foram mais vitórias, provas consistentes e uma merecida vitória no campeonato. Não que os outros não merecessem. Cada um possui seus méritos para chegar onde chegou e inclusive para estar classificado na final. Todos, se ganhassem seriam merecedores. Mas Zane Smith esteve lutando e esperando pela oportunidade um bom tempo.
Uma grande parte das provas são o painel de visibilidade para as equipes, de outras divisões. Alguns tiveram a boa sorte de serem contratados com antecedência. E foi o caso de Nemechek, mesmo sem o título. Chandler Smith também conseguiu subir para a Xfinity, na Kauling. Mas os demais devem continuar. Hailey Deegan conseguiu um contrato com a Thorsport que também é uma ótima oportunidade de finalmente poder lutar pela vitória. Mas Zane Smith fica mais um ano, fará algumas provas pela Cup Series e ainda está à espera de uma oportunidade na Xfinity. Talvez uma opção fosse pular direto, mas precisa de mais experiência.
Infelizmente sempre têm aqueles que saem do mercado, se afastam e não conseguem melhores oportunidades. Matt Di Benedetto foi um que precisou voltar para a Truck, conseguiu uma boa vitória em Talladega, mas não teve um bom desempenho na maior parte do campeonato. Grant Enfinger conseguiu se classificar para o playoff, mas não tem um carro tão bom quanto o que tinha na Thor. E seu substituto também não teve um bom desempenho. E outro que vem batalhando e fazendo provas em qualquer categoria que aparece uma vaga é Kaz Grala, mas não conseguiu nenhum contrato fixo ou uma oportunidade mais promissora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.