sexta-feira, 2 de junho de 2023

A Faxina de 2022

 Estava dedicando pouco tempo para limpar e organizar os meus espaços. Assistindo vídeos de organização e limpeza me motivei a retomar a minha faxina.

Uma das coisas inesperadas que me aconteceu foram as lâmpadas. A luminária de mesa que eu uso, uso intensamente. E duas lâmpadas se queimaram em 3 meses. Só que pudemos reaproveitar outras lâmpadas que tínhamos guardadas que sobrou de outro apartamento que moramos anos atrás. Foi ótimo não ter mais tantas lâmpadas usadas guardadas para a reposição.

Das coisas de bebês, já havia me desfeito de várias coisas, mas sempre sobra alguma coisa. O que eu consegui me desfazer foi o penico e um redutor de assento da privada para crianças. Pois é, a criança cresceu e perdeu o sentido ficar deixando isso no banheiro juntando poeira.

Consegui fazer uma boa faxina nos materiais das crianças, tiramos alguns desenhos para descarte. Foi muito difícil, mas eu estava com muita coisa.

E finalmente consegui tirar os brinquedos que elas não brincam mais. Foram algumas caixas com blocos de montar e outros brinquedos de encaixe que não são mais para crianças com mais de 4 anos.

Também separei fantasias para doação. A minha mais nova não gosta de fantasias, mesmo quando tem oportunidade eu preciso implorar para ela pelo menos experimentar para ver se consegue usar. E ela reclama muito. As poucas que veste, muitas vezes fica por pouco tempo e já não quer vestir de novo.

De minha parte, consegui ler uma parte boa dos meus livros e consegui tirar mais uns poucos. E principalmente, me livrei de muitos arquivos que eu tinha mas já estavam tão bagunçados que não tinha mais sentido.

Quando comprei a escrivaninha da mais velha foi um incentivo para usar os materiais e ler os livros que estavam empilhados nos móveis. É claro que eu também compro outros, mas percebo que elas estão usando. E gostam de usar. Apesar de estar cheia de materiais e livros, conseguiu terminar um livro de atividades e está avançando em outros.

Das coisas que eu preciso terminar, quando chegou o inverno pudemos consumir alguns dos chás que tinha em casa. Eu já não vinha consumindo com a mesma frequência, mas ainda tinha alguns guardados. Parece pouca coisa, mas terminei com um no começo do ano, ganhei duas caixas e alguns sachês avulsos, mas consegui terminar com mais 3 caixas, incluindo uma que era só de erva, sem os sachês. Acabei comprando mais 6 caixas de chás, mas a rotina do inverno permitiu que sobrasse menos do que o que eu tinha no começo do ano. Também estou reduzindo o consumo de café em geral. Então tem sido relativamente fácil trocar por outras bebidas.

Curiosamente, temos quantidades infinitas de garrafas de água, tipo squeeze. No fim do ano passado comprei uma garrafa grande para a mais velha e ela ganhou duas garrafas no aniversário dela. Só que uma delas caiu da mesa e quebrou. Nem durou 6 meses. Das squeeze que a mais nova usa, uma delas quebrou o bico com pouco uso e mais uma estragou durante o ano. Até a garrafa de água para a bicicleta do marido quebrou e tivemos que improvisar para aproveitar outra tampa para não precisar descartar tudo e acabar comprando outra.

E da separação das roupas consegui preparar mais uma sacola grande de roupas e sapatos no fim do ano para entregar para as primas. Não é suficiente para desafogar a bagunça de roupas, ainda é o que requer o maior esforço. Mas foi o melhor andamento dos últimos anos.

E a dificuldade em organizar o escritório acabou por esbarrar em separar os materiais e lembranças da escola. Conseguimos separar os materiais do integral e desenhos dos primeiros anos de berçário, até o pré. Agora falta separar os livros desde o berçário até o final do fundamental I. E depois começar a separar os materiais da mais nova. A expectativa é conseguir ficar com apenas uma caixa de lembranças para cada criança. Foi bem pouco, mas foi um começo.

Sinto que a bagunça está maior do que em 2021. Vi fotos do natal e percebi que tinha menos coisas espalhadas no ano passado. Só posso concluir que a faxina não foi muito bem. Preciso achar um jeito de conseguir ver mais avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.