sexta-feira, 30 de abril de 2021

Coleções: Borrachas

 Apenas como curiosidade, meu objetivo em falar de coleções, como uma pessoa que se diz buscando o minimalismo, é guardar registros das coleções que tive para não ter saudades e começar a acumular de novo. Coleção é só um nome pomposo para você fazer acúmulo de supérfluos.

Essa coleção de borrachas surgiu das mesadas que recebíamos (eu e meus irmãos) quando criança/adolescente. As borrachas eram tão fofinhas que tínhamos pena de usar. Quando eu estava terminando a faculdade, meus pais estavam desmontando os quartos dos filhos e dividimos o que sobrou desta época e minha irmã ofereceu o potinho das borrachas. Então muitas não eram minhas, foram um deles que ganhou ou comprou e, como herdeira, optei por usar. Depois disso vieram outras que eu mesma fui comprando em diferentes situações. Nem todas tem histórias, mas vale o registro. Assim como faço com lápis, que eu sei que tenho muito mais acumulado do que sou capaz de usar. Divido com as minhas filhas, meu marido, e eventualmente posso não pensar mais em coleção. Por enquanto é.

As borrachas mais antigas que eu tenho são de um kit que era de uma das minhas irmãs. As borrachas imitavam docinhos. Essa cheia de manchinhas tinha uma casquinha de plástico imitando um sorvete de casquinha. Seria um sorvete de morango com gotas de chocolate. Provavelmente será uma das próximas que eu vou usar. Apesar de velha está em boas condições para apagar, apesar de parecer tão feia. E a outra imita aqueles docinhos de corte (tipo foundant) e é azul. Também tinha uma rosa que eu não lembro se usei ou perdi. O kit também tinha outras duas, mas eu não lembro como eram.

Os adolescentes da década de 90 com certeza conhecem essas borrachas de sapinho. Tínhamos várias e de várias cores. Ganhávamos em sacolinha surpresa de aniversário (da época que ninguém fazia festa em buffet) e ninguém tinha coragem de usar. Acredito que tínhamos muitas, mas estas foram as que sobraram. Uma delas está usada e sujinha. Testei para ver como estava e está boa. Por ser pequena e magrinha deve acabar rápido. Também pretendo usar em breve (mas nunca é tão breve assim). 

E tem mais esta de estrela que também era das sacolinhas surpresa. Também muito anos 90. Eu cheguei a usar várias e sobrou uma. Provavelmente essa não era minha, veio de uma das minhas irmãs. Essa não é uma boa borracha, por isso não é prioridade minha usar. Em algum momento pode chegar a vez dela. Pelo formato, é comum rasgar antes de terminar de usar. Fora que fica difícil de segurar para usar. É mais uma lembrança mesmo. Como tenho muitas, não preciso me forçar a usar tudo.

Por favor entendam que a maioria destas borrachas têm mais de 25 anos. Apesar de serem um pouco mais novas, tenho algumas que vinham num kit com lápis ou aquelas lapiseiras que trocavam a ponta. Duas das que mostrei nas borrachas da vez no começo do ano também são destes kits, mas ainda tenho estas duas em forma de mini lápis com capinha. Eu gostei das borrachas que usei e provavelmente estão boas o suficiente. Tanto que foram duas das minhas últimas escolhas para colocar em uso, ainda que eu tenha preferido as menores dentre estas. Essa que tem na capinha uma menininha era minha mesmo, mas as outras deve ter sido de uma das minhas irmãs.

Outra tendência dos anos 90 que ainda aparecem hoje em dia eram as borrachas com formatos para colocar no lápis. A maioria vinha em lápis com estampa no mesmo tema. É o mesmo conceito de um lápis com borracha, mas estas se soltam e você consegue colocar em outro lápis. A outra vantagem é o tamanho da borracha que pode ser que dure mais tempo já que as pequenas borrachas que vêm no lápis acabam muito antes do lápis ficar pequeno. Enfim, sobraram estas duas da Hello Kitty que a minha irmã teve dó de usar e essa de morango é de um kit mais recente que eu comprei e guardei junto. 

Outro kit que eu acho que era do meu irmão, vinha um conjunto de lanche: o hambúrguer, a batata frita na embalagem vermelha e o copo de refrigerante. A borracha de hambúrguer estava num estojo quando eu tive a bolsa roubada e se perdeu no mundo. Muito criança, meu irmão achava divertido morder, então estava toda marcadinha e eu resolvi colocar para usar. Mas a batata e o refrigerante estão intactos. Impressionante a qualidade destas borrachas. Muitos anos depois comprei outro kit parecido, mas a borracha em forma de refrigerante melou e se desmanchou. Ficou na consistência de massinha e não voltou a endurecer. 

Para uma primeira parte não poderei demorar tanto em cada borracha, então agora um grupo maior de borrachas mais ou menos do mesmo também. Não tenho nada de particular sobre cada uma delas. Provavelmente algumas foram de sacola surpresa de novo ou compras aleatórias em papelarias. Têm um tamanho bom e provavelmente demora um pouco para usar. Não tenho a menor pressa em usá-las. Mas elas estão em bom estado e devem durar um bom tempo.


Eu gostaria de poder comentar mais sobre esta borracha de árvore de natal. Foi um presente que ganhei, bem mais recente, lembro que já havia me formado da faculdade. E ela é muito fofinha, mas eu esperei demais para usar. Eu não sei como se deve conservar as borrachas, mas aparentemente deixando todas juntas acontece alguma reação química devido a algum fator desconhecido (luz, calor, humidade, não sei). Sim, esta borracha começou a melar e já não vou poder usar. Esse passou a ser um registro da coleção, para o que eu vou usar até o final e para o que eu vou descartar. E essa devo descartar....
O que eu tenho mais de especial para contar sobre ela é que não é brasileira, foi uma lembrança trazida do exterior no natal. E nunca vi borrachas com temas comemorativos desde então.

Essas borrachas dos Backyardigans foram as que eu achei tentando retomar a coleção. Foi um período que eu não achava muitas borrachas legais e fiquei sem comprar, apenas usando o que já tinha.
E elas eu também sinto que não devem durar muito tempo. Estão moles demais e não sei se conseguem apagar sem borrar. Então a não ser que eu descubra um meio para recuperá-las, pode ser mais uma parte que irei descartar sem usar em breve.

Voltando para mais um grupo de borrachas muito antigas, estas foram distribuídas na escola que eu estudava no ginásio, numa campanha promocional da marca. Foi a única vez que algum anunciante fez campanha na escola (no período que estive estudando lá). E assim como tantas outras borrachas desta época, guardamos e não usamos. Sim, é em formato de Mortadela, mas do tamanho de uma borracha normal (uns 4 cm na maior dimensão).
Acho que as minhas irmãs também não ligavam muito por isso acabaram juntando no mesmo pote que depois veio para mim quando desmontamos o quarto na casa dos meus pais. O saudosismo que eu tenho é porque esta coleção foi uma das poucas lembranças que eu tenho da infância/adolescência.
Também da minha época de escola que ficaram guardadas por dó de usar, mas estas tem um formato retangular ao invés de um recortado. As duas de cima também são de um período que não tinha borrachas decoradas na papelaria, mas tinhas estas simples estampadas. Nem sei se havia alguma franquia com o tema duendes na época, mas compramos. Estas são um pouco grandes, das maiores que eu tenho. Por isso também foram ficando guardadas e sem uso. Acho que eu tinha mais uma que não tenho certeza se usei ou perdi.
As 3 debaixo provavelmente também foram borrachas promocionais que vinham "de brinde" quando comprava algum produto ou cadastrava em alguma promoção. Acho que destas eu tinha mais, mas só restaram estas mesmo. Não sei precisar quanto tempo estão comigo, mas dá para perceber que a dos quadrinhos da editora globo é bem antiga e deve ter vindo com alguma revistinha da Turma da Mônica.

Prometo que estou acabando. Cerca de 10 anos atrás participei de um amigo secreto que tinha que enviar um livro com mimos de papelaria. E eu achei um envelope da Estrela, vendido numa loja de brinquedos que vinha com duas borrachas surpresas que eu incluí no presente do amigo secreto. Depois que a pessoa recebeu e eu vi foto fiquei louca para ter uma também, mas nunca mais vi para vender. Uns 2 anos depois, em outra loja de brinquedos de uma cidade que eu estava de passagem, havia os envelopes de borrachas surpresa, mas já era outra coleção, a de objetos. E eu comprei um envelope só que veio esta caneca e a máquina fotográfica.
Terminando o pote em forma de lata de lixo de plástico que eu tenho, ainda têm mais estas 3 borrachas em formato de comidinhas. Eu comprei várias cartelas deste tipo de borracha nas lojas americanas. E gostaria de ter comprado muitas mais, mas é exagero e eu já tenho muitas borrachas. 
Este era um kit com 4, também tinha um copo de refrigerante com canudo, mas esta também melou e eu tive que descartar. Fiquei um pouco frustrada porque o copo era oco e eu imaginava inteiriço. Mas contando das que restaram, não são borrachas tão boas como as outras de lanche que eu mostrei antes, mas ainda me impressiono com a riqueza dos detalhes. Estas borrachas não são pintadas, são várias borrachas menores, cada uma de um cor, encaixadas umas sobre as outras para compor este formato. E isso também é muito legal.

Depois vieram outras borrachas com formato que eu comprei nas Americanas, principalmente. São produtos da China. Que as meninas gostam de usar para brincar. Também comprei algumas cartelas para elas. Então mostrei primeiro as da coleção mais antiga, depois mostro a coleção mais recente que está num estojo, algumas nas cartelas; e por último as das meninas. Desculpa ter ficado tão grande, mas eu queria fazer este registro logo antes de começar a ter que descartar as que estão ficando estragadas. Se alguém tiver alguma dica de conservação ou recuperação das borrachas meladas, eu aceito. A minha dica é não ter mais objetos dos que os que você precisa. Ter uma borracha reserva é importante, mas uma coleção de borrachas não acrescenta em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.