terça-feira, 20 de abril de 2021

Resumo da Décima Quarta Semana 2021

Agora que já descansei no mês de março, preciso pegar pesado em abril para ler bastante e correr nas minhas metas. Entre 2 e 8 de abril li bastante, mas coisas aleatórias que eu tinha parado em casa para ter tempo suficiente para pensar nas metas maiores nas próximas semanas. Ler Crime e Castigo este mês vai ser um grande desafio, mas eu quero muito atingir esta meta e terminar esta leitura.

Estudos de Mulher. Esta é uma obra independente de Balzac, mas que foi idealizada dentro da coleção de Comédia Humana do autor. E a minha frustração foi justamente a sensação de que a obra perde o sentido se lida de forma independente. Então apenas reforço que era costume na época enxergar a mulher como ente acessório. Então ter obras dedicadas a mulheres (principalmente escritas por homens) sem denegrir a imagem da personagem é digno de louvor. E em Estudos de Mulher, na edição da L&PM, além do Prólogo integral da Comédia Humana tem dois estudos, que são histórias avulsas, que tratam da mulher na sociedade, mas citam muitas mulheres presentes nas demais obras da Comédia Humana. Este possivelmente será uma releitura. Terminei de ler em 02 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Na Corda Bamba de Sombrinha. Este foi um conto que estava gratuito na Amazon para Kindle e eu quis experimentar os livros da autora. Este conto é uma apresenta uma história de uma menina que perde sua família durante a ditadura militar no Brasil e a possibilidade de se reencontrar com suas origens anos depois. É um conto curto e me deixou com muita vontade de ler a história desta personagem. Li no dia 02 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Dramalhama. A outra obra que eu tinha disponível da mesma autora de Na Corda Bamba de Sombrinha. Mas a protagonista desta história tem um motivo diferente parar deixar o país: ter uma experiência de intercâmbio High School. Só que acaba parando na casa de uma família esquisita que gosta de colecionar coisas como Lhamas ou alunas de intercâmbio. A pior parte nem é a quantidade de tarefas domésticas que ela passa a ter que realizar, que já são exageradamente desproporcionais. Mas o fato de estar longe da cidade e não poder ter as experiências de estudar numa escola americana: participar dos clubes, ir ao cinema ou ao parque com os amigos, ter um encontro, o baile da escola... Mas a personagem tem uma tendência natural para fazer drama com tudo o que aparece na vida dela. Eu gostei da história, li bem rápido. Alguns acontecimentos do começo parecem ter ficado desconectados no final. Terminei de ler em 03 de abril e avaliei com 4 estrelas.

A Bússola de Ouro. Apesar de evitar começar novas séries enquanto não termino muitas das outras esta estava na minha Lista de Espera e eu escolhi para ler em Abril. Surpreendeu a protagonista ser uma menina e me fez lembrar Lugar Nenhum com a mistura de Londres atual com a Londres mágica com seres daemon. É uma fantasia infanto-juvenil que funciona para adultos também. Acredito que a maioria já conhece, teve filme desta obra, mas eu não vi. Lyra é uma menina órfã criada numa faculdade em Oxford, mas lá não é lugar para criança. Então é mandada para acompanhar uma senhora que irá instruí-la e fazer os serviços de uma secretária, mas Lyra suspeita que alguma coisa está errada e foge. E em sua fuga descobre quem são seus pais e os dois lados de uma guerra prestes a se iniciar. Terminei de ler em 06 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Fazia tempo que eu não me esforçava para ler livros que estão no kindle e em um fim de semana terminei a cota do mês sem muito esforço. Mas também não cheguei perto de outros livros ou o computador. Ainda tenho muita coisa parada para ler em casa, principalmente das minhas metas bizarras, mas estou avançando. Como terminei A Bússola de Ouro, agora é a vez de Crime e Castigo e espero que consiga terminar em abril ainda para não atrasar as outras metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.