sexta-feira, 29 de março de 2019

Repensando a Alimentação

Não tenha dúvidas de que o mundo dá voltas e vamos nos adaptando às mudanças. Quando eu me descobri mãe, passei a mudar a minha alimentação para ter uma alimentação mais saudável e ser um bom exemplo. Depois eu me vi tentando uma vida mais simples e me permitindo comer menos fora e fazer comida em casa. Então, durante a greve de caminhoneiros do ano passado eu me vi repensando o meu estoque padrão.

Continuo reduzindo o estoque, mas consciente que isto pode me deixar na mão.
Continuo comprando alimentos frescos, consciente de que isto tem mais chances de me trazer doenças e de me faltar.
Continuo fazendo em casa coisas que antes eu comprava pronto.

Voltar para a rotina das papinhas me fez experimentar receitas e comprar opções de papinhas industrializadas. Que foram para o lixo. É até surpreendente contar que a criança não se acostumou com estas papinhas, mas eu tentei algumas vezes. A minha sorte foi que também não se acostumou com as papinhas batidas, por isso pico sempre na faca e amasso com o garfo. Conforme foram nascendo os dentes, aumentei o tamanho dos pedacinhos. Uso bem pouco tempero, e principalmente tempero fresco, mas a comida de bebê é quase a mesma comida do resto da família. E sempre consigo oferecer um pouco de uma refeição em qualquer restaurante ou lanchonete que eu vá.

Atualizando a minha lista de estoque padrão. Na geladeira:

alho picado (se tiver aproximadamente uma colher de café posso comprar mais);
requeijão;
manteiga;
uma geleia (às vezes);
iogurte de frutas;
molhos (ketchup e mostarda);
duas variedades de fruta;
uma variedade de verdura;
uma variedade de legume que não batata e cenoura;
batata;
cenoura;
cebola;
alface e tomate para salada;
leite fresco pasteurizado;
suco ou chá (às vezes);
ovos (se tiver aproximadamente 3 posso comprar mais);
pão tipo bisnaguinha;
cerveja;
comida preparada que sobrou no fim de semana para a marmita e o jantar da semana.

Na despensa:
arroz;
açúcar e açúcar mascavo;
café;
coador de papel;
sal refinado e sal grosso;
farinha de milho e fubá;
farinha de mandioca;
farinha de trigo;
macarrão e macarrão para sopa;
feijão;
achocolatado;
2 a 3 tipos de biscoitos;
molho de tomate;
seleta de legumes e mais 2 conservas;
temperos secos, vinagre e azeite.

Friamente comparando, aumentei mais do que diminuí, mas eu penso que estou com uma lista boa e variada. Ainda quero reduzir alguns itens e principalmente acabar com os produtos mais antigos que ainda tenho em casa.Espero poder atualizar novamente em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.