terça-feira, 19 de março de 2019

Item 44: Rever os Perfumes

Ok, eu gosto de usar perfume. Já considerei não usar mais, mas este é um dos poucos itens que eu não me imagino completamente sem, assim como brincos. Mas eu tinha a sensação que não estava usando e talvez devesse deixar para lá.
Enfim, quando peguei para olhar tudo o que tinha, o mais importante foi a reflexão de o que fazer.
Primeiro resolvi manter o hábito de usar perfume.
Segundo resolvi que, se uso pouco, o melhor é ter menos.
Terceiro, precisei descobrir o quanto é pouco? Falo sobre isso aqui.
Quarto, resolvi o que fazer com o que eu tenho a mais. Jogar fora, dar ou usar? Pela minha dificuldade em desapegar, acabei escolhendo prioritariamente a terceira opção. Eu já havia me desapegado dos perfumes que não gosto do cheiro antes de eles ficarem velhos.
Dentre os que ficaram, considerando o prazo do projeto e o que eu tinha em casa separei 4 para terminar, vou chamá-los de 1, 2, 3 e 4 (criativo, não?)
O 1 foi um perfume em spray tipo água de colônia da GAP ou algo assim. Eu já estava usando a um tempo e como tinha vaporizador foi rápido. O cheiro é suave e não me incomodou.
O 2 é o vidro de 50 ml de Giovanna Baby Blue. Também já estava usado, mas preferi colocar no vaporizador para usar no dia a dia. Embora eu tenha o costume de usar esta fragrância, mesmo depois de terminado vou ficar sem ele até diminuir os meus perfumes a dois.
O 3 é um vidro de colônia para bebê do Tom & Jerry. Na verdade não era pra ser meu, mas não quis usar na minha filha enquanto bebê e depois ela ganhou outros. Esses outros, com vaporizadores ficam nas coisas dela e deixo usar às vezes. Bom, este é o maior pote, tem 100 ml, e depois da lição aprendida, fui usando com vaporizador. Confesso que dei uma desanimada e estava com vontade de largar este para trás. O cheiro é muito suave e nem parecia que estava usando apesar de ser bem parecido com o que eu estava usando antes. O fato do pote ser infinito contribuiu bastante com a minha má vontade. E abastecer o vaporizador era muito difícil pelo formato do bico. Foi um grande desafio terminar este, enjoei do cheiro, larguei e retomei, o vaporizador parou de funcionar e passou a me atrapalhar mais do que ajudar... E até por isso demorei para chegar no 4. E foi por isso que este item ficou para depois do projeto estar concluído em decorrência de prazo.
O 4 é uma miniatura de 20 ml da Natura que até já saiu de linha. Depois do fiasco do 3, dei uma desanimada, peguei para usar algumas miniaturas, depois escolhi outro perfume mais antigo e só depois de acabar voltei para este. No começo de 2019 peguei para usar e terminar.
Falando sobre o item, somente em 17 de março de 2019 terminei com o 4, e portanto, terminei com a tarefa. Mas estou longe de estar no meu ideal.

Bom, apesar da confusão do que eu terminei e o que não dentro do prazo, eu fiz um plano para estes perfumes. No fim das contas, não coloquei expectativa de terminar nenhum dos perfumes para festas. Para festas e eventos afins, tenho usado o Dolce & Gabbana Light Blue (4). Um vidro de 25 ml mas que havia usado pouco. Ainda não está acabando, mas esse entra numa próxima lista. Infelizmente na pressa pego o perfume que está mais perto e acabo usando o de sempre ao invés de usar o de festa. Conforme eu diminuo a quantidade que eu tenho e coloco à vista, vou acabar usando direitinho.
A melhor parte de reduzir é ter a certeza que quando tiver a rara oportunidade de pedir para alguém trazer para mim um perfume, vou ter a certeza que vou usar.
Também não contei nesta lista as miniaturas e amostras que eu tenho. Deixei elas meio esquecidas na gaveta e só peguei para terminar num momento que achei que conseguiria. Mesmo assim, algumas.  Uma delas gostei tanto que resolvi comprar o frasco menor. Infelizmente vou demorar para usar. Mas ao menos são poucas as miniaturas que chego a comprar o frasco da colônia ou perfume. Gostaria de terminar com elas, mas não como um item de projeto. Pretendo monitorar o consumo destes itens, tanto que começaram a compor o meu inventário de produtos. Sobre estabelecer prazo para terminar com eles, não sei.
O que eu pretendo fazer agora é colocar sempre um perfume na meta anual e aos poucos diminuir o que eu tenho e ficar só com os 2 que eu entendo ser razoável. E eu vou fazer um balanço anual até lá a começar por 2019.

E do que está na minha meta para 2019, são 2. O light blue foi usado várias vezes mas está bem cheio. Como ele é mais antigo, não vejo motivo para continuar guardando. O frasco é relativamente pequeno e tem um vaporizador para aplicação. É bem provável que com o uso que tenho feito, consiga terminar em 2020.
Este rosa grande (6) está intocado. É uma fragrância um pouco adocicada, por isso não consegui usar muito até agora. Também é um dos mais velhos dos que eu tenho, por isso quero terminar com ele para poder passar para um dos próximos.
Fui obrigada a refazer a foto já que mudei muita coisa desde a primeira vez que publiquei sobre perfumes. Achei um guardado no armário do banheiro junto com os cremes, comprei um novo e comprei e ganhei algumas miniaturas e amostras. É claro que também usei algumas amostras, mas agora tenho todas contabilizadas na minha lista de inventário e não pretendo esquecer mais nenhum para trás.
Apesar de ter colocado a meta de usar um por ano, pelas características destes perfumes, vou usar 2 em dois anos, então a média funciona direito. Certamente estarão nos terminados no mês no próximo ano.  Pensando de forma minimalista, esse item ainda não resolve o meu problema, mas é mais um passo. E dentre todos os meus excessos, este é um que estou perto de atingir a quantidade aceitável só consumindo o que eu tenho. Assim como em tantas outras frentes, estou tomando medidas paliativas até alcançar meus objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.