sexta-feira, 1 de março de 2019

Projetos das Crianças - 2018

Felizmente a escola adora fazer brinquedos com materiais recicláveis. De tempos em tempos eles pedem alguns materiais e no fim do dia a criança chega com o seu brinquedo. A maioria destes brinquedos foram muito divertidos de fazer mas depois que chega em casa fica esquecido em uma caixa. A parte mais legal de fazer esses brinquedos na escola é que cada um tem o seu.

Em 2018, dentre muitas coisas que foram feitas na escola, vieram algumas ideias de brinquedos que realizamos em casa. Mas antes disso, resolvi terminar com um projeto que começamos no ano anterior e não tinha terminado. Foram as figuras que fizemos com uma massinha que endurece, também conhecida como massinha de sal. Eu peguei a receita no youtube e fiz em casa, ainda em 2017. Como só usei ingredientes comestíveis, usei alguns cortadores de biscoitos para dar forma às figuras. Depois separamos algumas figuras que viraram ímãs de geladeira e outras viraram chaveiros. Apesar de dizer que a massinha endurece, demorou quase uma semana para endurecer. Depois que secou, achei que ficou esfarelento, mas pelo menos estava duro e meio que eu esqueci delas. Então para finalizar colei os ímãs e pintei com tinta guache. Só faltou passar um verniz para proteger as pontas. No dia que fiz a massinha, ficamos só brincando, e saiu um monte de figuras como essas das fotos.  Não dá pra ver tão bem porque não tem contraste entre a superfície da bancada e a cor da massinha. Não quis usar corante porque não tinha nenhum comestível em casa, depois era só pintar. A maioria não ficou muito bom com os cortadores, então só moldamos e depois descartei. As que viraram ímãs não duraram muito. Como as meninas brincam muito com os ímãs, um determinado dia acabou caindo e quebrando e foi descartado. Durou cerca de um ano. Mas os chaveiros, não pretendo usar, mas estão guardados.

O primeiro dos projetos novos foi o pé de lata. Na verdade nem sei o nome, mas é assim que acabamos chamando. Ela viu na escola as latas com outras crianças andando mas não conseguiu experimentar. Dissemos que era fácil fazer, inclusive fazíamos muito quando éramos crianças. Mas foi divertido fazer em casa porque só tínhamos as latas grandes de leite (fórmula infantil) que a mais nova tomava na escola, então são latas grandes e altas. Fizemos os pequenos furos na lata (com furadeira que é mais fácil que com prego) para passar o barbante e deixamos o barbante no comprimento para as perninhas dela. A lata é usada de cabeça para baixo, com a tampa de plástico no chão e pisa no fundo da lata. Por semanas eram só com isso que queria andar pela casa e era o brinquedo que levava para qualquer lugar que saía. Um tempo depois, como todos os outros, foi esquecendo deste brinquedo e pegando outros. Mas vira e mexe dá vontade, ela volta e pega pra brincar. Ainda cheguei a sugerir enfeitar a lata com figuras e adesivos, mas não quis. O barbante que usei foi reaproveitado de outra embalagem então é esse mais colorido.

E o outro brinquedo que ela resolveu construir, foram os dedoches. Fiquei feliz que tenha saído dela a iniciativa. De acordo com a ideia dela, ao invés de comprar os bonecos, ela iria fazer com as embalagens da bebida láctea (tipo leite fermentado). Ela lavou e guardou a embalagem de cada bebida ao longo de umas duas semanas, depois recortou e separou para ter duas faces de cada imagem. O trabalho, de última hora para variar, foi só colar com cola quente em palitos de sorvete. Na verdade, dá pra fazer com um monte de personagem e depois contar a história. Como a embalagem que usamos tinha a imagem plana e é pequeno, achei que ficava bom no palito de sorvete. Eu não discuto muito, se dá pra fazer sem muito trabalho, deixa usar a imaginação. A parte ruim é que esqueceu de brincar, como os muitos brinquedos que foram mais divertidos de fazer do que de brincar. Por enquanto estão guardados, mas deve vir numa nova leva de separação de brinquedos para doação.

Como são projetos simples, nem me dei ao trabalho de escrever detalhadamente. A partir de então, pretendo fazer um agrupado de projetos pequenos e os projetos maiores eu conto em detalhes à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.