quinta-feira, 7 de março de 2019

Experiência de Leitura: "A Mágica da Arrumação"

Pretendia ler esse livro para saber se era isso tudo o que diziam. Não consigo compreender o suficiente sobre o "Isso te traz Alegria" com os objetos embora sinta que os objetos sempre voltam, como ela diz. Esperava uma resposta mágica que despertaria com a leitura. Ainda não achei.
No começo, repete várias vezes a importância de não organizar por cômodos, mas por tipo e meio que já era o que eu fazia. Veja que eu falo roupas da Ágata ou livros infantis, ou materiais de escritório ou até mesmo papéis. Quando organizei os produtos de higiene e beleza, de cara comentei sobre recolher de outros cômodos e tentar fazer caber tudo num mesmo lugar. Outro conselho importante é sobre o que entra. Se você já tem a quantidade e variedade de objetos daquele tipo, você não vai ter vontade de procurar para comprar. E se comprou algo que não precisava provavelmente o que tinha "não te traz alegria".
Minha grande dificuldade é aceitar o descarte como solução. E mais pra frente, ela até coloca sobre os excessos de produtos de uso comum com que eu me identifiquei bastante. Provavelmente estou me enganando e nunca estarei satisfeita, mas o descarte me parece imaturo e preguiçoso. Se você descarta, gera lixo e muitas vezes volta a comprar. Eu acho importante ter a sensação de satisfação por ter feito um bom uso ou dar para uma pessoa que realmente se importa com o objeto. Claro que jogo muita coisa fora. E alguns aproveitamentos que faço são apenas para satisfação pessoal. Por isso ainda não acredito no simples descarte.
Sobre as roupas, fiquei curiosa com as dobras das meias que eu ainda quero experimentar se ocupam menos espaço. Por enquanto, ainda faço as bolotas.
Já a parte seguinte, sobre livros, eu tenho as minhas próprias convicções. E justamente por isso estou trabalhando fortemente com metas para reduzir o meu total de livros e principalmente ler os meus livros. Como estou indo bem, não pretendo mudar. Ainda sobre livros, o meu ponto de vista é muito diferente. Jamais cogitaria riscar livros ou rasgar as páginas para guardar. Tenho alguns cadernos com algumas anotações de livros que não pretendo reler e para mim, é suficiente. Já não faço questão de ter anotações para todos os livros que leio como cheguei a fazer tempos atrás. A maioria dos meus livros, depois de ler, disponibilizo para troca e algumas vezes doo. O excesso é porque tenho lido devagar. Gosto de pegar livros emprestados também.
O quarto grupo, a papelada não é muito diferente do que eu faço, mas o que eu acumulo, muitas vezes são papéis de rascunho. Aprendi a reaproveitar muito e acabo guardando coisas demais. Tenho tentado diminuir ainda assim.
E o último grupo: komono é onde se enquadra hobbies, objetos de cozinha, enfeites e etc. Ainda tenho muito trabalho pela frente nesta categoria. Por enquanto, mal olhei para ela. Mas pretendo diminuir os meus esforços nos outros grupos para vir para este.

A segunda parte do livro é uma espécie de guia de boas práticas. Acredito que seria muito parecido com o que vão mostrar na série. Uma espécie de: De tudo o que você viu até hoje, o que gostaria de destacar? Eu tiro meu chapéu em como ela fez parecer tão simples. Tudo bem que ela começou a trabalhar nisso ainda muito nova. Mas estou muito longe de onde eu gostaria estar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.