sexta-feira, 15 de março de 2019

Livros Infantis Fase 0 - Bebês

Já faz tempo que eu quero vir contar sobre os tipos de livros que fazem sucesso em cada fase de aprendizagem para as crianças. Sempre tive muitos livros em casa e pude aproveitar bastante em cada fase das crianças.
Vou tentar fazer na ordem, considerando a experiência das duas. Da mais velha foi mais empírico, mas com a mais nova foi bem mais fácil.

A primeira fase, dos bebês que ainda estão aprendendo a sentar, folhear livros pode ser muito desajeitado, mas é uma boa forma de iniciar o contato. É uma fase que contar histórias ainda é prematuro, cantar musiquinhas tem uma efeito bem melhor. Você também pode por para tocar, mas percebo que cantar tem todo um significado entre a voz conhecida dos pais e o bebê.
Nesta fase, o que funciona melhor são os livros de banho. Ganhamos muitos, e ainda tinha guardado os da mais velha para a mais nova usar. Estes livros são emborrachados, pode molhar, pode por na boca, pode dobrar a página e pode até tentar rasgar que não é fácil. A maioria não tem propriamente uma história, são imagens e algumas vezes está escrito quem são os bichinhos, ou as frutas, coisas assim. Dependendo do conteúdo dá pra estender bastante o uso, trabalhar cores, formas e até um primeiro contato com a leitura.

Mas a outra coisa positiva destes livros são os estímulos sensoriais. 
Este da esquerda, em cima, tem uma espécie de buzina no peixinho da capa. Apertando a bolinha, faz barulho.
Já este da baleia ao lado, entra água e depois você espirra. Veio com uma baleia de borracha para brincar no banho que também funciona para espirrar água. Esta baleia foi muito usada, mas não temos mais.
Na linha de baixo, o do coelhinho tem números, e relaciona o alimento dos animais. E o da patinha e a rã, também veio com os bichinhos de borracha que dá pra brincar no banho e você pode usar para encenar a história.
Estes dois últimos também têm os seus estímulos. O da tartaruga tem uma espécie de chocalho na capa que faz um barulhinho quando balança. E o dos bichinhos de jardim tem esta alça para prender no carrinho e no bebê conforto que dá pra balançar, bater, puxar...

As meninas brincaram bastante com eles. Com o tempo começar a se desinteressar, mas sempre que lembram e pegam pra brincar é uma alegria. 
Eu acho que eu tenho muitos, não precisava de tantos. Dois já são suficientes. Mas destes eu só comprei um, todos os outros, ganhamos. 

Na nossa rotina, estes livros são práticos para carregar na bolsa, para levar para a escola, para distrair no carro, para distrair ao trocar a fralda... Só não recomendo na hora das refeições. Se acostumar a comer com distração é um hábito difícil de tirar depois.

Aos poucos estou me desfazendo e passando pra frente. Escolas e creches aproveitam bastante estes livros se puderem receber doações.

Vejo muitos pais comprando livros para bebês e esquecendo que eles põem na boca, rasgam, e não querem que você leia a história, querem manusear. Há tempo para tudo. Não tenha pressa. Depois de um ano, a criança já consegue manter a atenção um pouco mais de tempo e é capaz de acompanhar algumas histórias curtas, também manuseando, virando a página e apontando os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.