terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Manutenção dos Espaços Vazios

Tempos atrás eu falei sobre a temporada de destralhamento. Algumas arrumações que eu comecei naquele momento foram definitivas. Às vezes funciona, às vezes não funciona. Outras arrumações ainda estou longe de terminar. Mas um ponto que eu prezo para considerar a arrumação definitiva é se eu não preciso fazer manutenção. Eu não escolhi a maior parte dos espaços de guardar coisas, apenas adaptei. Lendo o blog da Rita, em determinado momento ela diz que os minimalistas impõem limites. E eu penso que em muitos casos é bem assim como ela diz. Com o tempo talvez não seja relevante o limite e inclusive algumas coisas se acabam e o limite deixa de existir. Mas no momento que estou vivendo, reduzindo os excessos, ainda preciso me impor limites e reduzi-los pouco a pouco. Já obtive alguns sucessos nestas reduções a ponto de ter alguns cantos vazios. Mas como nem tudo encontrou o seu lugar, provavelmente ainda trocarei coisas de lugar e não vou conseguir manter os cantos vazios.
O calceiro que esvaziei ainda está vazio. Tenho pensado formas de aproveitar aquele espaço mas ainda não obtive resultados. Este foi o resultado mais positivo. Entretanto, me mostrou que aquele espaço é inútil e mal aproveitado. Penso que deveria arrumar outro uso para ele.
O armário do escritório tenho usado para armazenamento temporário e não cheguei a ocupar de forma definitiva. Com relativa frequência consigo esvaziar estes espaços. Ainda tenho coisas que não sei o que fazer com elas, mas tenho diminuído pouco a pouco. Este espaço é importante que fique vazio.
Uma das gavetas do escritório que esvaziei precisei remanejar os materiais que estavam por cima dos móveis e agora está novamente ocupada, mesmo que parcialmente. Mas tenho usado bastante estes materiais. As outras partes deste armário foram ocupadas para coisas temporárias e que não tem lugar definido. Conseguir diminuir a ocupação mostra que as coisas estão achando os seus lugares.
A organização da despensa ainda não ultrapassou os limites e o que estava sobre o balcão da cozinha continua dentro do armário. Mas o balcão da cozinha sempre recebe temporariamente uma coisa ou outra que acaba ficando. Preciso de um bom projeto para tentar manter, mas principalmente preciso conseguir esvaziar completamente a bancada.
A última gaveta da cômoda que foi o espaço vazio mais recente já está completamente ocupada de novo. Acabei criando um espaço temporário para objetos em todos os cômodos da casa. A baguncinha só vai mudando de lugar conforme a necessidade. Tenho remoído soluções de arrumação para determinadas coisas para encontrar o lugar delas e não precisar ficar remanejando e ter o espaço vazio permanente. Uma solução possível é determinar o bolsão de coisas que não possuem lugar e não deixar que as coisas se acumulem em outros lugares da casa. Isso é um pouco difícil, requer disciplina, mas é completamente razoável e possível. Ainda vou experimentar esta solução.

Eletrônicos: Ainda estão aqui em casa. Nada resolvido.

Vestuário/Sapatos: A última limpa que fiz nos sapatos e roupas adiantou bastante. Aos poucos estou conseguindo espaço para guardar tudo. Embora eu ainda tenha pilhas de roupa para guardar que não guardo nunca, estou conseguindo diminuir estes espaços pouco a pouco.

Embalagens para reaproveitamento: Muita coisa já teve o seu destino. Ainda gostaria de reduzir o espaço e colocar num lugar menor.

Papéis e mais papéis: Não vou dizer que está na mesma, mas ainda está aquém do esperado.

Móveis: Praticamente como antes.

Livros e DVDs: Consegui fazer algumas trocas e devolver alguns DVDs, mas ainda tenho muito trabalho pela frente.

Desenhos: Finalmente consegui colocar uma ordem naquela pilha de desenhos. Já descartamos alguns poucos e terminamos 3 livros de atividades. Ainda preciso de muito esforço para liberar o espaço da mesa, mas está melhor agora que guardo na vertical.

Brinquedos: Uma das soluções que ajudou foi o cesto para guardar as pelúcias e bonecas. Também organizamos a estante de brinquedos e separamos alguns para doação. Estou longe de dar por encerrado, mas a organização está melhor.

Ainda tenho algumas arrumações a fazer por conta da mudança, parte delas ainda não achei acomodação correta. Mas agora a bicicleta já não me incomoda mais. Aos poucos, a minha irritação com a bagunça vai mudando de lugar. Creio que em algum momento vou conseguir zerar a minha lista, mas por enquanto estou longe.
No mês que vem começo um balanço anual, depois os inventários e em seguida inicio a nova temporada de destralhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.