Sem sombra de dúvida em 2016, principalmente neste segundo semestre, voltei a experimentar as muitas das minhas receitas que estavam no caderno. No começo estava apenas determinada em acertar algumas receitas que eu gostaria de dominar mas ainda não sabia fazer. Mas depois me dei conta que eu precisava colocar em uso e tentar praticar o item da lista:
035. Atualizar o caderno de receitas e excluir as que eu nunca pretendo fazer.
Não tenho o que falar sobre este item aqui, deixa para outro dia. Eu poderia contar de outra forma, mas foi quando me dei conta que estava tentando fazer este item 035 que eu percebi que já tinha muito o que contar.
Falando sobre receitas, eu tenho duas fontes: o livro Dona Benta: Comer Bem e um fichário 1/4 com receitas que copiei de jornalzinhos de supermercado, revistas Ana Maria, embalagens de produtos e afins. Neste fichário tenho receitas em sua maioria que não fiz com exceção de umas poucas que cheguei a testar. Então tenho até receitas repetidas. Nestes últimos meses, venho experimentando novas receitas para fazer parte do meu cardápio semanal. Escolhendo as receitas que vou fazer é mais fácil fazer a lista de compras. Depois de aprovadas as receitas vêm para o meu fichário e faço uma marca nas receitas aprovadas. Num primeiro momento, a limpa é para retirar as receitas repetidas e que não pretendo fazer. Mas descobri que também preciso substituir pelas receitas que deram certo. As receitas do livro da Dona Benta que eu testo e funciona, eu anoto à lápis a data e os ajustes que fiz para conseguir repetir. No livro não tenho a intenção de descartar as que eu não gostar. Mas as receitas que forem repetidas no fichário e no livro, vou fazer as anotações no livro e descartar do fichário. Já fiz isso com duas.
A primeira receita que testei foi uma de chester para aproveitar o chester que veio na cesta de natal. A surpresa foi o purê de abóbora com cominho. O cominho é muito forte e infinito. Vou acabar jogando fora sem consumir. Ainda não acertei o jeito de usar o cominho.
Outra receita que testei e já repeti foi brigadeiro de enrolar. Eu tinha muito receio mas tenho conseguido fazer.
Desde anos anteriores tenho brigado com uma receita de manjar de coco. Já testei 3 que não deram certo. Fiz algumas experiências com as fôrmas que eu tenho e perdi o medo de fazer manjar, mas ainda não acertei o ponto. Depois ainda quero ver a calda.
Tive algumas experiências com uma salada de grão de bico e lascas de bacalhau. Outra ótima experiência com o fricassê de frango. Depois um ragú com polenta que valeu foto no instagram. Este preparo me tirou o medo do salsão e ainda rendeu um caldão de legumes. Fiz uma salada de macarrão com maionese. E olha que estou conseguindo variações do cardápio.
E então acertei a mão com a gelatina sem sabor e fiz uma boa gelatina mosaico.
Essas são as receitas que entraram no caderno.
Claro que de cara achei receitas repetidas e já cortei, mas então resolvi escolher uma por semana para testar. Neste ritmo, vou demorar uns 10 anos para terminar (só um pouco de exagero).
E comecei por um flan de cenoura que não deu nada certo. O gosto ficou uma droga. Não vou tentar mudar a receita, vou descartar. E eu não achei que isto pudesse ocorrer.
Estou pensando também em descartar uma receita de enrolado que eu fiz algumas vezes. Geralmente não abro muito a massa e ela cresce mais ou menos como num pão. Da última vez abri melhor e enrolei como um rocambole e achei que a massa não conseguiu crescer e ficou meio esquisita.
Em seguida também testei um bolinho de batata e finalmente usei o conjunto de assadeiras. Esqueci de colocar sal, então ainda vou ter que repetir para ver se vale a pena.
Depois testei outra receita de bolo de banana que ficou bom, mas ainda não foi aprovado pela minha principal degustadora de bolos.
Ainda tenho muita coisa para usar e muitas receitas para experimentar. Estou marcando as receitas que testo e aos poucos passando a limpo e descartando as que não funcionam. Estou fazendo de forma sistemática algo que deveria ter começado a muito tempo. E com isso espero melhorar o meu cardápio e as opções de comidas ao mesmo tempo que otimizo os produtos e utensílios que tenho em casa. Digamos que algumas fôrmas já se pagaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.