quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Macarrão de Restinho

Eu guardei uma receita que veio na caixa de maisena que é uma combinação de um molho branco com cenoura ralada, ervilha fresca e presunto. É um pouco trabalhoso de picar, mas fica muito bom. Como usa pouco de cada ingrediente, geralmente faço quando tenho restinho destes ingredientes em casa ou pego alguma coisa que esteja congelado e só faço o macarrão.
Outro dia não tinha comida preparada suficiente para o almoço e resolvi improvisar um macarrão com o que tinha na geladeira, me inspirando com as proporções desta receita. Acabou que caiu no gosto do meu público que agora vive pedindo para eu fazer de novo o macarrão de restinho.

Existem várias opções de aproveitar os restinhos. Geralmente uso para fazer sopa: uso um caldo base de galinha ou de carne, batata, cenoura e macarrão, e completo com os restinhos de carne e legumes que eu tenha. Outra opção é fazer bolo salgado. Mas este não faz muito sucesso em casa. Também dá para fazer um risoto, ou um arroz colorido seguindo o mesmo princípio. Agora também faço o macarrão de restinho.

A receita nada mais é do que refogar bem a cebola e depois completar com os legumes crus, já usei tomate, pimentão e cenoura picados, mas uso o que eu tenho na geladeira. Depois que estiverem macios, acrescente o leite já com o maisena dissolvida e tempere com sal e pimenta. Apesar de preferir o molho branco dá pra aproveitar um restinho de molho de tomate, de molho da carne e misturar neste molho. Dá pra fazer combinações bem saborosas. Quando começar a engrossar pode colocar os restinhos de frango, carne, embutidos, ovos cozidos e o que mais tiver, bem picadinho.  Se não tiver nada pronto, recomendo refogar a carne junto com a cebola e cozinhar ovo separado para colocar no fim. Sempre tenho bacon e calabresa congelada que dá pra colocar pra completar a porção de proteína. Para finalizar ainda gosto de colocar azeitonas, queijo ralado, ervilha congelada e cheiro verde. Acho importante colocar estes no fim para o sabor deles ficar mais suave. Se deixar cozinhando o sabor pode ficar predominante, roubando o sabor dos outros alimentos e tira a crocância.
A quantidade dos ingredientes depende do tamanho da porção. Em casa gostamos de molho cheio de pedacinhos, então posso exagerar. Para três pessoas, faço meio pacote de macarrão. E a quantidade de molho para meio pacote de macarrão dá mais ou menos um pacote de molho de tomate ou duas xícaras de leite. E daí eu meço pelo tamanho da panela. Mesmo que a carne esteja temperada, tempero o molho como se fosse fazer só o molho para cobrir o macarrão e deixo os outros alimentos sem tempero.
Já usei macarrão de fios tipo espaguete e já usei massa mais curtinha tipo penne e fusilli. Mas combina mais com um macarrão curto (penne, fusilli, farfale, tortinho, etc). Não recomendo usar com uma massa recheada.
Como dá para combinar os ingredientes de várias formas, inclusive o molho, não parece que está repetindo a receita e portanto não enjoa. As melhores combinações podem render receitas exclusivas. Mas a melhor parte é poder aproveitar os restinhos que estão sobrando na geladeira numa refeição nova. E que geralmente não sobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.