quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Que Bicho te Mordeu?

Eu sempre disse que sou uma pessoa urbana. Não gosto muito da vida bucólica. Quer dizer, os desconfortos da vida bucólica. Não me imaginava acampando ou dormindo em barraca, mas eis que a vida nos prega peças e temos que nos reinventar.
Apesar de eu não gostar da vida rural, já toquei carneiro. Acredite. Também já saí correndo do carro para abrir a porteira e depois voltar correndo para fechar. O que eu não consigo me acostumar são os insetos
Achava que pernilongo, formiga e barata que eram pragas de cidade. Mas eu já fui picada por uma aranha. Aqui onde moro também temos a temporada de içá ou aleluia.
Uma coisa maravilhosa é eu não ser alérgica à picada de insetos. Outra melhor ainda é que repelente funciona em mim. Só tem que lembrar de passar.
Logo que comecei a morar sozinha, eu esperava o lixo encher para trocar e algumas vezes encontrei como surpresas umas larvinhas de uns mosquitinhos. Então eu aprendi a frequência de troca do lixo para não dar tempo delas aparecerem. 
Uma vez por ano aplico um veneno para formiga e é suficiente. 
Já tive alguns problemas com cupim nos móveis que são embutidos. Praticamente todo ano aparece em algum lugar e eu tenho que aplicar veneno.
2015 foi um ano de insetos. Insetos que roubaram o meu sossego e tomaram conta da minha casa. Eu era feliz que controlava as formigas, baratas e pernilongos. 
Além das formigas e dos cupins que em algum momento aparecem, este ano começou com os carunchos logo em janeiro. Fiz uma limpeza grande da despensa e da geladeira. Infelizmente joguei muita coisa fora. Os carunchos chegaram em casa direto do supermercado. Cheguei a trocar de supermercado que compro macarrão, mudei os potes de armazenagem das massas e até diminuí a quantidade de macarrão em casa. Atualmente compro para usar e só compro de novo se não tiver mais nada.
Mas poucos meses depois os bichinhos voltaram a aparecer. Diminuí os estoques de todos os alimentos que tenho em casa, diminuí a lista de compras e diminuí a variedade dos produtos que consumo. Troquei outros potes de armazenamento. Estou comprando potes de vedação hermética modulares, me desfiz de alguns e agora todos os grãos ou outras embalagens abertas estão muito bem vedadas. Infelizmente, até achar os potes "certos", descobrir e comprar todos os que seriam necessários, o ano foi passando. 2015 foi intenso!
Nos últimos meses comecei a perceber uns besourinhos daqueles bem miudinhos. Já vi este tipo de bicho em espuma, não parece ser um bicho de comida. Já achei vivo e morto. E eles estão me tirando o sono. Apesar de tudo o que eu já fiz para me livrar dos carunchos, quando começo a pensar que estou livre deles já começo a me preocupar em acabar com os besouros.
O maior aprendizado que eu tive em 2015 foi a percepção de que eu preciso ter menos. Descobrir onde estes bichos estão e acabar com eles vai ficar muito mais fácil quando eu tiver poucas opções. Nestes poucos dias de férias que terei em dezembro e janeiro vou começar a revirar o que for possível para me desfazer do que não for imprescindível e abrir os espaços. Em 2016 pretendo encerrar esta saga de extermínio de insetos indesejados.
A minha angústia de 2015 é a convivência com estes bichos que ficam mordendo a minha calma.
Bom, antes que pensem que minha casa é um zoológico, em minha defesa alerto que está cada vez mais difícil garantir a ausência destes bichos sem usar veneno ou dedetização. Mesmo que faça a limpeza adequada. Em condomínios, ainda que aplique veneno e dedetize, se o seu vizinho não fizer nada, os insetos se instalam lá e vem para cá. Em tempos de dengue, febre zika e chikungunya ninguém quer ficar sob a ameaça dos insetos. Se eu gastar as possibilidades e não resolver, vou me render aos venenos mais fortes e fazer campanha no condomínio para que todos os moradores participem. Afinal, eu só estou cuidando da minha família.

Editado: consegui descobrir o foco e acabar com os besourinhos. Como ficou a organização da minha despensa trago em breve. 15/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.