quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Desafio 100 Encerramento

Bom, retomando os números: passei de 100 livros mas fiquei longe dos meus propostos 150 livros.
Perto de tudo o que eu passei este ano, considero o resultado um grande sucesso. Mas em termos numéricos, como a proposta é tentar se superar, a proposta do desafio não serve para mim. Em 2014 eu cheguei perto de 200 livros e não tenho sequer a expectativa de alcançar esta quantia de leituras novamente.
Sobre o desafio:
Um princípio que deu muito certo foi não fixar regras, apenas restringindo a quantidade de audiolivros e quadrinhos por mês. Como eu dificilmente leio quadrinhos, coloquei nesta categoria também os livros infantis ilustrados que leio para a minha filha. Mas audiobook nem poderia ser considerado livro. E foi muito positivo eu conseguir aproveitar as leituras que eu já tinha listado nas minhas infinitas listas além das minhas metas para chegar perto desta marca de 150 livros.
Claro que saber que estava comprometida com o desafio me fez tentar direcionar meu tempo livre para leituras e tenho convicção de que aproveitei bastante este desafio. E este foi o meu maior ganho neste desafio, aproveitar meu tempo livre para ler.
Sobre a minha experiência além das regras:
Como eu gosto muito de ler, perto da média, eu leio absurdamente muito. E isso acabou se tornando ruim para cumprir o desafio. Ao longo do ano, ficou chato eu ter que descartar na contagem as leituras que eu estava fazendo porque não seriam aceitas nas regras, tanto que fiz resumo para elas apesar de não ter cadastrado no formulário.
Também estavam tendo sorteios, mas a fórmula não é muito justa e eu não estava muito confortável de questionar já que meu objetivo não é ganhar nada.
Uma coisa que eu aprendi é que as pessoas têm boas intenções, mas não é isso o que as move. A participação num fórum para discutir a leitura é legal, mas ficar falando só: "eu li e gostei", "prefiro a outra capa", "você já leu tal coisa?" não agrega muita coisa. Eu preferiria que os cometários fossem algo como: "mas você achou que este livro é parecido com o fulano?" ou "naquela parte assim e assim, o que você entendeu?"
Outra coisa complicada que eu concordo, é que não existem juízes, mas para tudo funcionar é necessário ser honesto. Se alguém tem alguma dúvida, eu li cada um daqueles livros mesmo que técnicos e nenhum foi utilizado como material de consulta puramente. Encaro todos eles como roteiros de aprendizagem que muitas vezes agregam muito mais informação útil do que um romance adolescente. Acho que tem espaço para tudo sem desapreço por uma coisa ou outra. Aliás, já me formei na faculdade faz tempo e continuo estudando "livros" de ensino médio e superior para outras cadeiras.
Quero deixar bem claro que a intenção é maravilhosa, que as colocações são de boa vontade e eu incentivo bastante esse tipo de coisa. Só descobri que isto não é para mim.
Eu estou mais para estabelecer como meta aproveitar meu tempo com outras coisas, do que tentar ler ainda mais. E os meus valores estão muito bem expressos na minha meta. Principalmente por isso não vou retomar no ano de 2016. Continuo visando a 150 livros lidos em um ano, mas dessa vez com foco em atender a todas as minhas outras metas ao mesmo tempo.
Em toda a minha reavaliação entendi que não preciso me exibir para a quantidade volumosa de livros e nem gastar tempo recalculando algo que eu já iria fazer. Também não faço questão de ter muitos livros. A maior riqueza é a que adquirimos através da leitura.
E é isso. Obrigada à Clauo do blog da Clauo que trouxe nesta iniciativa uma oportunidade para conhecer outras pessoas que leem vigorosamente e por ter me desafiado a me superar. Infelizmente a superação para mim não é a quantidade, neste momento. Esta era alguns anos atrás quando pela primeira vez atingi 100 livros em um ano.
Para acompanhar as minhas leituras, continuarei fazendo os resumos semanais e os balanços mensais. Se quiser saber mais sobre algum livro deixe nos comentários para me avisar de fazer uma resenha. Se preciso, eu leio novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.