segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Desafio 100 Resumo das Últimas Semanas

Não quero enrolar ninguém, eu tive vários contratempos ao longo do ano que dificultaram a manutenção do ritmo de leitura ao ponto de eu ter pouquíssimo tempo para ler. Mas não foi por este motivo que parei de publicar os resumos. De fato, eu li muito pouco e já não acredito em alcançar a meta. Mas o que aconteceu foi que eu fiquei algumas semanas sem conseguir ler, não por falta de tempo, mas por falta de concentração.

Na 47ª Semana, de 19 a 25 de novembro, terminei Dez (Quase) Amores. Foi uma tentativa de destravar. Li em um dia.

Dez (Quase) Amores é outra obra da Claudia Tajes. Tive oportunidade de ler algumas obras da autora este ano e estava faltando esta que sem dúvida é uma das melhores. Uma história rápida pelos casos amorosas da personagem desde sua primeira paixão não tão na infância assim em sua busca pelo verdadeiro amor. Terminei em 25 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Na 48ª Semana, de 26 de novembro a 02 de dezembro, consegui ler Presentes da Vida. Uma leitura de fim de semana que funcionou.

Presentes da Vida é um livro complicado de explicar. Uma das melhores leituras que fiz este ano foi "O Noivo da Minha Melhor Amiga", e eu adorei a Rachel e o Dex. Então estava sem saber o que achar da doidinha da Darcy. E os primeiros capítulos eu continuava irritada com a Darcy. Felizmente, depois de ir para Londres a personagem muda um pouco e eu acabei gostando do desfecho. Terminei em 29 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Achei que estava melhor na 49ª Semana, de 03 a 09 de dezembro, que consegui terminar Ser Clara, Amor Impossível, Possível Amor e Ariano Suassuna.

Ser Clara é também do estilo chick-lit e eu gosto da escrita da Janaína Rico. O nome da personagem também influenciou a minha escolha, mas como eu não estava para leituras muito densas, achei que este livro funcionaria. E foi bom que consegui ler. Alguns trechos foram meio travados, mas ultimamente tudo trava na minha mão. E a Clara encontra uma saída interessante. Terminei em 06 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Amor Impossível, Possível Amor tem o traço característico dos livros de Pedro Bandeira, mas um enredo surpreendente, mérito do Carlos Telles. Uma leitura rápida, interessante que consegui fazer em pouco tempo. Comecei a sentir que estava destravando. Terminei de ler em 08 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Ariano Suassuna foi uma leitura aleatória que peguei. Nesta maré de pouca concentração, obras de não-ficção e biografias também são atrativas. Neste caso, com ilustrações e fotografias, ficou ainda mais convidativo. Eu gostaria de ter lido mais obras sertanejas mas principalmente conhecer mais das obras do Suassuna antes de ler esta biografia, mas infelizmente, minha dificuldade com poesia me deixou avessa a tentar estas obras. Terminei de ler em 09 de dezembro e avaliei com 5 estrelas.

E na 50ª Semana, de 10 a 16 de dezembro, li Mentiras Piedosas e as Fábulas de La Fontaine. 

Mentiras Piedosas não tem uma versão em português, li uma tradução de fãs. É um romance leve, mas que tem um pouco de romance policial e médico. Não tem muito o que comentar, mas gira em torno do dilema de contar toda a verdade para uma pessoa em que pouco se conhece mas parece que se conhece desde sempre. Terminei de ler em 11 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Fábulas de La Fontaine é curiosamente parecido com o outro livro de Fábulas de Esopo que também li este ano; só que é em verso. Algumas fábulas eu já conhecia e foi incrível ler em verso. Estava travado por muito tempo, mas finalizei em 14 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

Nas semanas 51 e 52 mantive o foco apenas em tentar terminar as leituras que estavam em andamento, sem muita avaliação de prioridades. De 17 a 23 de dezembro terminei mais duas leituras, uma delas que estava muito enroscada.

Linha-d'água é a última obra de viagens do Amyr Klink que eu ainda não havia lido. É bastante autobiográfico como não podia deixar de ser, mas desta vez a narração é mais indireta e retoma o que foi contado nas outras viagens. Terminei de ler em 18 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Cipestre Triste foi a última leitura da Agatha Christie do ano. Eu dei uma enroscada desde a leitura anterior e não conseguia achar qual deveria ser a obra seguinte. Para não fugir tanto na ordem escolhi esta. Conta de uma acusação de assassinato a começar dos primeiros eventos que trazem os sobrinhos até a tia após o segundo ataque. Bastante interessante e comecei a sacar o assassino um tanto antes. Terminei de ler em 23 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

E na derradeira semana, de 24 a 31 de dezembro, fixei em tentar terminar o que já havia começado para então partir para as leituras de 2016.

Memnoch é a continuação das Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Haviam me avisado que haveria um confronto entre o Bem e o Mal e foi muito interessante prosseguir lendo sobre a vida do Deus encarnado, ainda que como ficção, durante o feriado de Natal. Agora terei que me dedicar a leituras cada vez mais difíceis mas ao menos estou conseguindo ler. Terminei de ler em 25 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

A Revolução das Formigas é o último volume da Trilogia de Bernard Weber. A trilogia toda é muito boa, mas este volume que é o maior demorei bastante para ler. O fim também é inusitado. Estou curiosa com a outra trilogia que o autor está publicando, mas neste momento não é minha prioridade, só vai para a lista de desejados. Terminei de ler em 30 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Uma Dose Mortal é outro volume da Agatha Christie com o detetive Poirot que se vê a volta de 3 mortes que não estão qualificadas como crimes e então passa a investigar apesar da Scotland Yard não ter interesse. Foi curioso ver Poirot recebendo ameaças de morte apesar de ter tanta experiência e ter passado por situações terríveis sem estas ameaças. O final foi surpreendente em vários aspectos, mas não posso explicar mais do que isso. Terminei de ler no dia 31 e avaliei com 4 estrelas.

A lista de leituras em andamento é enorme. A lista das minhas leituras programadas para o período também era grande, mas foi muito difícil me concentrar nestas leituras e por isso acabei pegando leituras aleatórias para tentar avançar nas minhas metas. Tentei relaxar para começar 2016 com bastante pique para a leitura. Não sei se vai dar certo, mas felizmente estou conseguindo ler um pouco. Tenho muitos desafios e não quero abandoná-los. Volto a falar deste desafio com um balanço de encerramento. Acompanhe o marcador desafio 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.