sábado, 23 de janeiro de 2016

Diário de Leitura Resumo das Primeiras Semanas

Uma das coisas que eu gostei do ano passado foram os resumos. Não preciso falar muito e tenho a oportunidade em acrescentar alguma coisa sobre a experiência de leitura. Eu fiquei esperando publicar primeiro os resumos que estavam faltando do ano passado e o encerramento do desafio para depois começar com os resumos de 2016 e então começo tudo atrasado. 

Na semana de 01 a 07 de janeiro estive de férias e consegui reservar um tempinho bom para a leitura. Também estava mais descansada a ponto de concluir muitas leituras que estava enroscada, por isso acabou sendo uma semana produtiva.

Histórias de Fantasmas de Charles Dickens estava na minha lista de leitura a muito tempo e parado na minha estante esquecido. Depois de ouvir outra recomendação junto da minha fase de leitura de contos, acabou funcionando bem. São 13 contos, uma quantidade que geralmente funciona. Como eu só conhecia "Oliver Twist" foi uma experiência meio nova com o autor embora eu tenha ficado procurando um pouco de Poe e de Gaiman não sei porquê. Avaliei com 4 estrelas e terminei dia 01/01. 

Bonequinha de Luxo é outro livro que estava me esperando faz tempo. Não é a melhor obra de Truman Capote segundo o guia de 1001 livros para ler antes de morrer mas é digno de alguns comentários principalmente em relação ao filme de mesmo título. Na edição que tenho da Companhia das Letras, junto com este romance também haviam 3 contos igualmente interessantes. Avaliei com 4 estrelas e terminei dia 03/01.

Morte na Praia é mais uma história instigante de Agatha Christie que Poirot interpreta corretamente o que é dito e o que não é dito e combina os dados até a identidade do assassino, apesar de estar de férias. Continuo tentando ler todos os livros da Agatha de forma cronológica e, com exceção dos livros não publicados no Brasil, estou conseguindo avançar bem. Minha expectativa é concluir em 2016 para encarar outros desafios. Avaliei com 4 estrelas e terminei em 04/01.

M ou N? é mais um livro da Agatha Christie com a dupla Tommy e Tuppence, agora afastados das grandes atividades por conta da idade, sendo "substituídos" por seus filhos. M ou N é um possível infiltrado que passa informações para os aliados durante a Segunda Guerra. Junto aos livros de 007 são obras de ficção muito interessantes sobre a Segunda Guerra. E novamente, a dupla é incrível. Avaliei com 4 estrelas e terminei em 06/01.

E foi uma semana produtiva. A semana de 08 a 14 de janeiro já não tive tanto tempo assim para ler, voltei de férias e tive a casa para por em ordem. O outro porém são os compromissos de fim de semana que voltam a surgir e são bem vindos.

Um Corpo na Biblioteca é uma aventura investigativa de Miss. Marple que estava sumida. Agatha Christie novamente coloca o assassinato no interior da Inglaterra mas em casa de gente importante. Eu não estava muito empolgada com o título mas valeu a avaliação com 4 estrelas. Terminei em 10/01.

Conte-me Seus Sonhos, desculpe o trocadilho, mas me tirou o sono. Eu não conseguia parar de ler. Sidney Sheldon combina novamente um problema de saúde e um julgamento e um problema moral. O final é incrível e cabe interpretações diversas. Também estou tentando ler todas as obras do Sidney Sheldon e acredito que também acabo este ano. Avaliei com 5 estrelas e como li compulsivamente terminei em 13/01.

Capitães da Areia também cabe alguns comentários a mais. É um romance de Jorge Amado sobre a vida das crianças de rua que se uniram em um bando que vivia nas areias da praia chefiadas por um Capitão que é pouco mais que um adolescente: Pedro Bala. Também me vi muito envolvida com a leitura e avaliei com 5 estrelas. Terminei em 14/01.

E então, para tentar não atrasar mais os resumos, a semana de 15 a 21 de janeiro também terminei alguma coisa. Apesar de não ter mais aulas aos sábados, estou aproveitando para me dedicar a outras atividades que estavam paradas.

Os Cinco Porquinhos, novamente da Agatha Christe, trouxe a Poirot o desafio de investigar um caso que já estava encerrado e o culpado já havia falecido. Apesar de eu não ser mega-fã, novamente o resultado foi interessante. Avaliei com 4 estrelas e terminei de ler em 17/01.

O Plano Perfeito também é de Sidney Sheldon e percebi o quanto sentia falta de ler este autor. Foi outra leitura rápida, desta vez envolvendo uma escalada política e drogas. Avaliei com 3 estrelas por conta do desfecho. Fiquei com algumas perguntas que só devem ser respondidas em "O Céu Está Caindo" embora o começo não tenha demonstrado isso. Terminei em 18/01.

Mulheres Alteradas 4 é o último volume da coletânea Mulheres Alteradas da Maitena. Pretendo em seguida ler também a coletânea "Curvas Perigosas" que tenho em casa. Como são tirinhas de jornal, a leitura é super rápida. Ficou muito tempo na minha lista de leitura porque eu não estava conseguindo abrir os arquivos. Avaliei com 4 estrelas e terminei em 20/01.

E então é isso, também estou com três leituras em andamento para terminar no fim de semana. Falta pouco mesmo. E se conseguir, no fim do mês vou atingir um total muito bom. Não espero manter este ritmo até o fim do ano, mas foi bom começar bem. Também espero que os resumos voltem a ser semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.