quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Enfeites

Eu nunca sei o que fazer com os enfeites da casa. Prefiro uma decoração minimalista. Mas o pior é que todos os enfeites que eu ganho, resistem e não quebram. Não gosto de deixar enfeites guardados para ir trocando quando cansar. De tempos em tempos precisamos dar uma renovada nos itens. Não tem jeito, a gente se cansa e tem tanta coisa bonitinha que dá vontade de comprar. O ideal aqui é para um novo item entrar, outro tem que sair. O pior são os enfeitinhos feitos de artesanato na escola. Alguns até duram bastante, mas a maioria não. Mas você tem que usar. Uma opção é descartar o do ano anterior. Para mim é difícil já que todo mundo pensa que eu não tenho muita coisa de decoração e me dá coisas novas. Só que se eu não conseguir guardar, não adianta ter em casa. 
Às vezes lembro de alguns enfeites que eu tinha e me surpreendo em encontrar outros que achei que não tinha mais. Isso é a minha memória falhando, mas principalmente reforça um trabalho mal feito ou feito às pressas.
A grosso modo, enfeites nunca são necessários. Se for seguir todas as dicas que achamos por aí, só vai aumentar a quantidade de quinquilharias. O importante é saber quais objetos se identifica e pretende manter, quando vale a pena revitalizar objetos antigos com uma cara nova, quais objetos são úteis ou podem ser convertidos para outros usos. Tudo o que não se enquadrar neste pacote, é melhor descartar. A não ser em museu ou galeria, menos é mais
Na lista do Manter, um dos objetos permanentes são os porta-retratos. Embora eu nunca tenha comprado um porta-retrato e tenha vários, todos são muito diferentes. Tenho fotos espalhadas pela casa e quando lembro vou trocando. Já tive que descartar dois que quebraram, mas mesmo com os dedos ávidos de uma criança em volta, eles duram muito tempo. Tenho observado que as fotos já estão ficando antigas de novo.
Na lista de Objetos Revitalizados tenho três telas com pins. Os pins que tenho eram quinquilharias, não tinham uso algum. Ficavam guardados numa caixinha no armário. Então surgiu a ideia de colocá-los numa tela destas pequenas de artesanato para pintura e prender como exposição. Ficou um pouco com cara de museu, mas já vi fazerem isso com lápis de cor. O problema é que não tem qualquer ordem ou organização entre os pins. Muitos me foram trazidos por outras pessoas que sabem que eu gosto então também têm um valor inestimável. Vou tentar colocar um fundo para a tela e organizar por cronologia que seria a única regra justa já que continuo comprando e ganhando e não tem como deixar uma parte da tela em branco ou ir furando tudo de novo cada vez que tiver que acrescentar mais um. Tentei fazer isso mas não ficou muito bom.
Entre os Objetos Convertidos para Outros Usos tenho uma caixa plástica que veio a cesta de natal alguns anos atrás que encapamos com plástico adesivo para deixar no móvel da sala com cobertores. Onde moro não é tão frio assim, mas parte do ano não é tão quente a ponto de ficar gostoso deitar num cobertorzinho para assistir filme.
Nesta minha temporada mais minimalista estou procurando diminuir a quantidade de coisas que tenho em casa e existe a possibilidade de descartar muita coisa. Estou fazendo várias limpas.
Enfeites de Natal
Tem muita gente que acabou de passar por isso. Na hora de montar a decoração de natal da casa é importante rever tudo o que tem antes de comprar o que está faltando. Sempre tem novidades interessantes. Os enfeites de natal eu deixo num maleiro do escritório. Todo ano eu tiro tudo do armário de natal, escolho o que vou usar e guardo o que sobra. Depois das festas recolho tudo, limpo e guardo. Alguns enfeites eventualmente precisam ser descartados. O único problema desta rotina é que geralmente vejo todos os enfeites nas lojas logo que eles aparecem mas quando enfeito a casa e vejo o que vai combinar já não encontro pra comprar. Em parte é bom porque compro pouca coisa, mas estes também duram bastante.
Em 2015 decorei a árvore exclusivamente com pelúcias e em 2016 quero decorar apenas com bolas de chocolates. O que acham?
Também temos alguns enfeites para outras datas: páscoa, Halloween, festa junina etc. Mas em muito menor quantidade. E ainda tenho alguns enfeites de festa que sobraram e não acho que vai ter muito uso. Estes precisam ser revitalizados ou descartados todo ano para não enjoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.