terça-feira, 4 de janeiro de 2011

França

Não gosto de fazer criticas. O que eu vou contar é apenas um relato de fatos.
Confesso que me irrita a maior parte das viagens que tenho que fazer, mas é claro que eu sempre entro em livrarias ou visito o setor de livros em supermercados. E é uma experiência interessante. E claro que eu não achei livros em português para comprar em nenhum desses lugares.
Não viajo tanto assim para escrever sobre isso sempre, mas sempre que possível, vou comentar sobre os curiosos hábitos de leitura.
Minha última experiência de 2010 foi na França. E eu fiquei maravilhada pela quantidade de títulos que no Brasil seriam quadrinhos... Os franceses, além do bom humor com suas historias, também valorizam bons ilustradores e desenhistas. Lembrou-me os tempos da Revista MAD, e das edições de banca do Laerte ou do Angeli. E isso quando eu visitei o setor de livros de um supermercado. Mesmo a cidade que estive sendo pequena, tem mais de uma biblioteca pública e uma cidade dos livros. Em todas, além dos livros também têm esses quadrinhos, que são verdadeiros livros, com capa dura. Da minha visita ao supermercado eu só comprei uma edição de Asterix, por que já tinha outra e preferi comprar da mesma coleção. A que eu queria, não achei, mas pelo menos sei que é mais fácil de entender o francês em quadrinhos (tem os desenhinhos para ajudar!), então vou conseguir ler. Já vi para vender essa coleção no Brasil, mas costuma ser difícil de achar todas as edições.
Bom, os hábitos de leituras são diferentes, o estilo de leitura é diferente, os preços são muito diferentes, mas o que eu achei mais triste foi saber que eu nunca vou encontrar muitas destas obras publicadas em português. Muitas têm contexto político, por isso não chegariam ao Brasil mesmo, mas têm clássicos da literatura em quadrinhos como o Asterix e Tintin, vários títulos de mangás, quadrinhos adultos, quadrinhos infantis tipo contos de fadas e agora também os graphic novels de outras obras. O tamanho da seção dedicada para esses livros era impressionante.
Outra coisa que não tem no Brasil são as lojas especializadas. O mais parecido que eu vi no Brasil, foram as lojas de RPG, que além dos livros e cartas, têm os bonecos (desculpe se o termo não for correto) e os artefatos. Mas nas lojas especializadas, além de tudo isso tem inúmeros tipos de objetos para os fãs: canecas, camisetas, chaveiros, pôsteres, miniaturas de plástico, de pelúcia, descanso de copo, descanso de papel, material de escritório, louça de mesa e infinitos brinquedos licenciados.
Minhas mãos pulavam de um objeto a outro sem saber o que escolher. Optei por um lápis e alguns pins.
Bom, sobre os livros, eu falo uma outra vez.

2 comentários:

  1. O Brasil até tem uma ou outra loja que venda itens voltados para o fã, mas acho que é um nicho ainda longe de ser explorado. Vide bairro liberdade, ou a Moonshadows... mas é muito raro!

    Bjus

    Ptah (livrosebichos)

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã foi a França ano passado ela adorou, o que só me deu mais vontade de ir..rs
    Beijokas
    Jessica
    http://starbucksandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.