sábado, 8 de janeiro de 2011

Breve História do Século XX

Não sei explicar como isso funciona, mas embora eu tenha pavor de guerra e máquinas ligadas a guerra, eu adoro histórias de guerras e conflitos. Já li um tanto de livros sobre guerras e acredito que boa parte do interesse é pelo que temos disponível. São muitos os livros e filmes sobre o assunto e todo ano são lançados mais. Se psicologicamente esta for uma forma de afastar as pessoas da guerra, apenas se satisfazendo com as narrações ou as imagens de guerram eu acho ótimo. Acho que não é preciso que ocorram novas guerras para poderem contar novas histórias. As guerras de "Crônicas Saxônicas" já foram contadas anteriormente por outros autores e continuam a serem contadas, como também a conquista de Rei Arthur, a principalmente a Segunda Guerra Mundial. Adorei ter lido "Crônicas Saxônicas" e estou ansiosa para ler o volume 5 que foi lançado ano passado.
Bom, quando eu terminei de ler "Uma Breve História do Mundo", fiquei com a sensação que não fazia sentido um livro só para contar a história do século XX e ser chamado de "breve". E por que comecei falando de guerra? Porque aparentemente era o único fato marcante do século XX, as duas guerras mundiais.
Conforme iniciei a leitura; de fato, tudo remonta à guerra, mas ela é apenas o pano de fundo. Comecei a refletir que o autor foi muito sábio da forma como organizou os fatos, por que aparentemente ele só fala da guerra, como pano de fundo para o surgimento de novas ideologias, desenvolvimento tecnológico,  organização social... E também, como isso realimentou novas guerras, como a do Vietnã, e as do Oriente Médio.
Entendi também que não foi absurdo deixar um livro todo para contar sobre o Século XX, por que, mais do que representar os 100 anos do século, pela divisão histórica do tempo, nesses 100 anos passamos da Idade Moderna para a Idade Contemporânea (acho!? agora me perdi...).
Foi difícil largar a leitura. Diferente d"Uma Breve História do Mundo", não é tão breve. E não fica a sensação de que pulei um monte de páginas. Eu demorei por que estava muito preocupada com tantas outras coisas e não conseguia pegar o livro para ler. Só nas noites de insônia. Mas nem adiantava, por que não me dava sono, então tentava outro livro. E acabei lendo vários livros ao mesmo tempo.
Não acredito que o autor vá viver mais 90 anos (nem se eu vou viver mais 90 anos...) para poder contar também a história do Século XXI, mas fiquei satisfeita por que; para ele, 11 de setembro ainda foi Século XX (?!), então não teria nenhum fato marcante para contar sobre o século XXI! Mas os autores sempre surpreendem.
Acho que nem preciso dizer que gostei, né? E super-recomendo. Mesmo para quem não gosta de livros de guerra, por que o livro não é pesado, não fica falando de estratégias ou descrevendo combates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.