sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bento

Está beeem longe de eu dar por encerradas as leituras sobre vampiros. Então resolvi experimentar uma história brasileira e em que os vampiros são maus.
Claro que "Bento" é uma ficção, mas eu a considero também futurista. A história começa 30 anos depois da Noite Maldita, em que tudo o que se conhecia de mundo já não existe mais. Após a Noite Maldita, a maioria das pessoas permaneceu dormindo enquanto que parte dos que acordaram passaram a se alimentar de sangue humano.
Pelo que eu me lembro, o livro não coloca a data da Noite Maldita, mas as lembranças dos personagens de antes da fatídica noite são também muitas das minhas lembranças não tão recentes. E eu ainda não fiz 30.
Depois da noite maldita, os humanos passaram a viver em fortificações e a temer a noite. A única esperança é que se realizem as profecias do Bispo.
Algum tempo depois da Noite Maldita, conseguiram descobrir uma forma de acordar os adormecidos. Mas exige cuidado, porque os adormecidos podem ser gente comum, podem ser vampiros ou podem ser Bentos. Bento é uma espécie de guerreiro-matador de vampiro.
As profecias de Bispo dizem que o trigésimo Bento trará a salvação. Mas Lucas sequer sabe quem é (ou quem era). Não conseguiu nem lembrar o próprio nome, como poderia ser o trigésimo Bento?
A abordagem religiosa no livro é bastante sutil. Quando começou a falar em Bispo, Bento e profecia, eu fiquei desanimada, mas em nada desvaloriza a história.
O livro é muito grosso e, conforme as coisas foram dando errado, eu comecei a desanimar. Não queria um final decepcionante, inexplicável do tipo o autor quis e criou um milagre. Então lá pela página 350 eu já não resisti e avancei aos últimos capítulos para ler só o comecinho, as primeiras linhas, e achei que ia gostar do final. Voltei e continuei a leitura curtinho cada pedacinho.
Embora a Noite Maldita tenha ocorrido no mundo todo, a história só se passa no Brasil.
Os vampiros se alimentam de sangue humano, então como a maior parte da população permaneceu dormindo, esses corpos são alvo de disputas: os chamados Rios de Sangue.
A noite maldita não trouxe só coisas ruins; as doenças também foram banidas.
A riqueza de detalhes desta obra me conquistou. Principalmente por que dá para perceber o cuidado ao criar os fatos. Pelo visto, não vou parar por aqui.
Esse livro foi o primeiro que chegou para mim do Livro Viajante e foi cortesia da Kel: Obrigada por me apresentar essa obra maravilhosa. Espero poder retribuir.

3 comentários:

  1. AH, eu quero muito ler esse livro, mas sempre deixo para depois e eu estou com ele em casa, mas sempre enrolando... Gostei muito da sua resenha...e sabe tem horas tambem que dou uma olhadinha para ver como continua a história...rs...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Paula, obrigada pela visita.
    O mais difícil neste livro é que ele é grande. Não dá para ler com pressa.
    Fico feliz que tenha gostado e aguardo a sua resenha...

    ResponderExcluir
  3. Eu também avanço um pouquinho as páginas para saber o que acontece a seguir, mas antes tinha que ler o final antes de começar a ler o livro...

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.