quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livro Viajante

Como eu disse em outro post, uma das coisas mais maravilhosas que me aconteceu em 2010 foi conhecer o Livro Viajante.
Explicando melhor agora, esse é um grupo que tem no skoob cuja proposta é compartilhar a cultura através do empréstimo de livros.
O grupo é super organizado. Cada pessoa que quiser, disponibiliza o livro e abre para inscrições. O dono de cada livro é quem estipula as regras: quantas pessoas, quantos dias, até quando vai a inscrição e coisas do tipo. Então são feitas as listas. Cada tópico de livro está numerado. A sequência é pela inscrição. Os dados exigidos para inscrição é só nome completo e e-mail. Normalmente pede-se o local, não só por que tem que ser no Brasil, mas para ter ideia do quanto vai viajar. Por e-mail são feitos os contatos para pegar o endereço e o envio é feito pelo correio. Demais informações de quando chegou, para quem vai, fica tudo no tópico.
Em geral os participantes são bem comprometidos, então são poucos os problemas.
Bom, como eu já havia dito no grupo, tinha visto alguma coisa do tipo na internet, digitei na barra de busca e apareceu a página do grupo e cliquei em participar. Por que?
Eu me sentia mal por ter muitos livros e eles ficarem guardados na estante, sem ter para quem emprestar. Ao mesmo tempo não queria emprestar para qualquer um, que não fosse cuidadoso. E também adoraria ter de quem pegar emprestado ao invés de economizar para comprar o livro. Minha casa é pequena para caber todos os livros que quero ler. O propósito do grupo era perfeito!
Acho que é ainda mais importante para as pessoas que moram em cidades pequenas, com bibliotecas pequenas ou sem bibliotecas. Livrarias não são parâmetro por que mesmo quem mora em cidade grande, prefere comprar na internet que têm promoções melhores. Mas os preços dos livros ainda são assustadores. Prefiro sempre comprar as edições de bolso, por que são mais baratas.
Eu apóio toda e qualquer iniciativa de disseminação da cultura. Não tenho tempo e nem dinheiro para tocar algum projeto, mas gostaria de ter uma biblioteca comunitária. Claro que desde que eu possa ler todos os livros antes. E ressinto que existam tão poucas.
Recentemente me falaram também de uma locadora de livros. Não tem na cidade que moro, mas também acho uma alternativa mais barata para poder ler livros que depois eu não teria onde guardar.
Provavelmente, falarei desse assunto mais vezes, mas agora vou voltar ao viajante. Uma das coisas que eu considerei ao me inscrever nos livros foi escolher não só livros que de fato eu queria ler, mas também uma oportunidade para conhecer livros novos. O skoob é uma fonte inesgotável de informações novas sobre livros. Foi lá que eu vi o cadastro da capa da continuação do "Ciclo da Herança" que eu nem imaginei que existia a ideia.
Também coloquei 3 livros meus para viajar na total confiança, já que nunca tinha recebido um livro e não conhecia pessoalmente ninguém que faz parte do grupo. E não me arrependo. Em geral, os livros devem demorar cerca de um ano para concluir a viagem e retornar para seu dono. Quando um dos meus voltar, tentarei descrever a viagem.
Eu sou um pouco fominha, e me inscrevi em vários. Cheguei a conclusão que só vou ter tempo para ler os viajantes e os livros que já tenho comprado em casa. Não cabe mais nenhum. A lista, que eu coloquei na barra lateral, vai ser atualizada sempre que possível. Daí dá para saber quais são minhas próximas leituras e consequentemente as próximas resenhas.
Não quero deixar muito grande, mas teria muito mais coisa para contar. Convido quem se interessar a entrar no skoob e a conhecer o Grupo Livro Viajante. Será muito bem recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.