sábado, 29 de janeiro de 2011

Querido John

Não seria nenhum absurdo dizer que "Querido John" foi um dos livros mais vendidos de 2010. Sem contestar a acurácia destas listas, acredito que muito se deve às críticas que o livro tem recebido. E esta era a minha expectativa com relação ao livro. Sabia que era um romance e que faria chorar.
Quando comecei a ler, confesso que o livro não me prendia. A narração do ponto de vista masculino é um pouco diferente. Estamos acostumados com o preconceito de que homem não se apaixona à primeira vista e não sabe falar de sentimentos.
John tem a particularidade de ter sido criado pelo pai, sem a mãe, e o pai é bastante introspectivo. Mas na história ele parece ainda mais sozinho por não ter se apegado a amigos ou namoradas. E então aparece Savannah na vida dele.
Savannah é muito do que John não é. E o amor deles é muito grande. Eu ficava pensando que eles tinham se conhecido a pouco mais de uma semana e já estavam se propondo a manter um namoro à distância...
Olha, namoro à distância não é fácil. Começo de namoro sempre é muito estranho com o "será que devo ligar, será que estou muito em cima, devo chamar para conhecer meus pais, posso dizer que estou namorando", etc. Imagina você assumir tudo isso à distância. Não é a mesma coisa. Não sei se dá tempo para você se apegar e sentir falta de uma pessoa que mal conhece, por mais intensa que tenha sido a convivência dessas pessoas em poucos dias.
Bom, Savannah e John conversam por cartas principalmente e também alguns telefonemas, já que John está servindo na Alemanha e só tem 2 semanas de licença por ano. A história fala de amor verdadeiro. De abrir mão de algo muito grande por amor.
Mas eu não chorei. Podem achar que eu tenho coração de pedra, mas eu não sinto o amor desta forma que foi abordada. Ainda fiquei pensando na história por alguns dias. E acho que isso é o melhor do livro. Ele te faz refletir. Estou à espera de mais dois livros deste autor. Espero descobrir se sou eu que não me encaixo no estilo do autor ou se foi esse livro que abordou algo que eu conheço mais que o autor.
Quanto ao filme, está na estante. Ainda não assiti. Talvez me faça mudar de ideia.
Este foi o terceiro livro que eu recebi pelo grupo Livro Viajante e foi cortesia da Danila. Obrigada e espero poder retribuir.

2 comentários:

  1. Eu adorei esse livro! é tão fofo né?
    E o John? uau...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. John é um personagem diferente, consciente... A prova de amor que ele dá é impressionante. Talvez eu não o tenha dado o devido valor. Mas eu não me apaixonei pelo personagem. Não me conquistou.

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.