quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Arte de Correr na Chuva

Falar sobre esse livro me emociona. Eu sou o tipo da pessoa que lê prefácio, notas do autor, comentários à edição brasileira, recomendações aos professores, etc...

E a Carta ao Leitor desse livro começa fazendo um referência à Ayrton Senna, como inspiração para esta obra. Eu não sou mega-fã, mas admiro muito a história de vida do Senna. A minha surpresa foi um escritor americano (ele é de Los Angeles) conhecer Ayrton Senna e ter assistido um GP de Fórmula 1. Por que, de fato, ele era fera na "Arte de Correr na Chuva", e para um brasileiro, seria uma inspiração óbvia até.
Bom, esse livro tem como narrador da história uma cachorro (Enzo), contando sua vida e a de seu dono (Denny), que é um piloto de corridas (não é o Ayrton Senna) que trabalha numa revenda de peças da Mercedes e dá aulas de pilotagem e nas horas vagas disputa algumas corridas, principalmente as de resistência (enduro). Mas esse nome italiano para o cachorro é sugestivo.
Junto com seu dono, Enzo assiste horas e mais horas de vídeos de corridas. E ao longo da narração, Enzo demonstra sua paixão por automobilismo com suas comparações entre o que um piloto aprende para ser um bom piloto e o que ele aprende na vida e, principalmente, sobre o aprendizado para dominar a arte de correr na chuva. A relação cachorro dono é muito forte. Mesmo quando aparecem os problemas.
E os problemas são muitos. A esposa de Denny adoece, e os problemas mudam.
Claro que a vida do cachorro é mais curta que a de seu dono, então ele só conta a parte da história que acompanhou, mas é hilário quando Enzo começa a divagar sobre a próxima encarnação de um cachorro ser num humano, de acordo com o documentário sobre a Mongólia que passou no National Geographic.
Para quem chorou muito com "Marley & Eu", ou para quem adora animais, não preciso falar mais nada.
Para os que curtem automobilismo como eu, também não tem muito o que dizer. São poucos os livros que abordam este tema.
Já para os que não estão nos grupos acima, digo que este livro me surpreendeu. E recomendo.
Este foi o segundo livro que eu recebi pelo grupo Livro Viajante e foi cortesia da Deee. Obrigada e espero poder retribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.