sábado, 22 de janeiro de 2011

O Clã de Rhett Butler


Toda compradora compulsiva faz a loucura de comprar livros só pela capa e pelo preço, sem saber do que se trata. Essa é a história desse livro. Eu olhava a lista de livros em promoção e adorei a capa. Mas nesse eu tive muita sorte.
O livro foi encomendado pela família da autora de "E o Vento Levou...". O autor levou 12 anos para escrever.
É a história pelo ponto de vista de Rhett.
Eu não li "E o Vento Levou...", mas fiquei doida de vontade de ler. Mas o danado é difícil de achar para comprar, e quando acho está muito caro.
Mas eu vi o filme, e eu tenho ele em casa. Mas não lembrava tão bem da história. Tive que assistir de novo.
Muitas críticas desse livro não foram positivas. Ma eu gostei bastante.
É um livro grosso. Demorei para ler.
A história?! Rhett é filho de fazendeiros. É o sinhozinho da casa grande que prefere trabalhar com os escravos. Defende os direitos humanos para os escravos e quer a emancipação. Mas não pode ir contra o pai. Ser expulso de casa foi uma solução que ele não precisou pensar.
O tempo passa, os personagens crescem, casam, novos personagens passam a fazer parte da história, mas ninguém conhece direito Rhett. Continua sendo um mito. Despertando paixões e ódio.
Rhett se mantém neutro durante a Guerra Civil, e como comerciante lucra com o abastecimento das regiões em guerra. Mas uma jovem cheia de opinião cruza o seu caminho. É Scarlett O'Hara.
Praticamente todos os homens foram para guerra, independente de idade. As cidades são invadidas e bombardeadas.
As mulheres são também verdadeiras guerreiras. Cuidar das crianças, administrar uma casa (ou uma propriedade rural) com recursos escassos não deve ser fácil. 
Essa vida prévia de Rhett é novidade. Mas principalmente o que se passa na cabeça de Rhett era um mistério até então.
Não conheço mais nada do autor para comparar quanto é do estilo dele e quanto é do traçado pela M. Mitchell. Também não li o livro dela para saber se ele mudou alguma coisa.
Mesmo para quem sabe o final, dá gosto de ler. Esse é um lindo romance.

2 comentários:

  1. Li "E o vento levou" e simplesmente me apaixonei pelo Rhett. Um dia estava olhando uns livros em promoção no site das Americanas e encontrei este livro. Comprei na hora! Depois de ler a historia pelos olhos dele, me apaixonei mais ainda! E o final que tanto torci para que acontecesse em "E o vento levvou" veio em "O clã Rhett Butler".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que aproveitou a promoção, Carla. Uma amiga indicou ainda mais uma obra deste universo: Scarlett. Quero ler E o Vento Levou e depois vou procurar esta...

      Excluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.