sábado, 31 de outubro de 2020

Resumo da Trigésima Primeira Semana 2020

 Ainda que eu consiga ir bem em alguns meses, acabo empacando em outros. Na semana passada já foi difícil ler. De 29 de julho a 04 de agosto foi um pouco pior. As leituras que eu vinha fazendo não avançaram muito bem e acho que tentei manter muitas leituras ao mesmo tempo. 

A Dança do Viúvo. É continuação de Tequila Vermelha, um dos livros de mistério de Rick Riordan sobre o detetive Trés Navarre. Eram esperados 3 volumes, nos Estados Unidos a série cresceu, mas no Brasil este é o último volume publicado. Pretendia dar uma parada em histórias de detetive, mas o Tres na verdade nem é ainda um detetive, precisa adquirir experiência para isso. E apesar de todos gostarem dele, ele está no meio do ego de dois renomados escritórios de detetives particulares, os interesses de um colega de escola, que se tornou grande empresário da mídia, mas com quem sempre teve uma amizade cautelosa. É uma pena que não tenha perspectiva de publicação dos volumes posteriores. Terminei de ler em 04 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Mini Becky Bloom. Este é outro livro que eu dei muito espaço do volume anterior e quase fiquei perdida com os personagens. Apesar do título, o livro não gira em torno da pequena Minnie, mas em torno da expectativa de conseguir uma casa e a capacidade da Becky de organizar uma festa surpresa. Mas os livros da Becky são sempre divertidos, a inspiração dela para escrever cartas de aconselhamento, as mentiras que ela não resiste em contar ao próprio marido e a bondade dela em querer ajudar os amigos da forma como puder... É bem divertido. Terminei de ler também em 04 de agosto e avaliei com 3 estrelas. Não considero um dos melhores livros da série.

Acho que o de melhor aconteceu nestas últimas semanas é que estou conseguindo ler mais livros meus. Sempre tenho uma leitura para à noite, mas durante o dia, geralmente tenho outro livro meu a mão. Com isso tenho conseguido ler mais dos meus livros. A minha meta não está muito boa, mas vamos indo como consigo. Uma pena que também demoro para publicar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Resumo da Trigésima Semana 2020

Continuo super atrasada na publicação dos resumos, mas ainda tenho leituras que terminei entre 22 e 28 de julho. Aproveitei uns dias de folga para tentar avançar naquelas leituras mais empacadas que todo mundo tem e, ainda por cima, acabei tentando ler ainda mais livros ao mesmo tempo.

Menos É Mais. Mais um livro que eu li para estudo, mas foi uma das melhores leituras que eu fiz sobre o assunto. Estava com muito medo do que iria encontrar, já que "A Mágica da Arrumação" é muito elogiado mas não me deixou satisfeita. Mas a autora organizou um bom trabalho que me fez ver que estou seguindo pelo caminho certo. E quanto tempo vou precisar para me sentir mais leve, depende só de mim. E eu acho que não vai demorar muito mais. Terminei de ler em 22 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Pornô. É a continuação de Trainspotting que eu li no começo do ano. Não foi uma leitura que eu gostei muito, mas estava na minha lista de leitura. Do meio para o fim já estava torcendo por alguns personagens e fiquei bem animada quando terminei. Sick Boy não vale nada e o Begbie mereceu o que recebeu. As mulheres fazem papéis deprimentes também nesta história, mas é o ponto de vista do autor sobre uma realidade que ele conhece. Terminei de ler em 23 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Meu Nome É Marcelo. Variando leituras longas e curtas no kindle, este foi outro conto que eu baixei e estava parado. É curtinho, sobre um garoto que não resiste a assumir virtualmente a personalidade de um amigo falecido, mas em determinado momento precisa escolher qual identidade que vai viver. Li em 24 de julho e avaliei com 3 estrelas.

Turma da Mônica Jovem #2. Agora um festival de quadrinhos já que preciso ler junto com as meninas. Este volume estava empacado, não conseguia avançar, parei muitas vezes para ler outros livros, mas peguei para ler e terminar no dia 28 de julho. E apesar do começo mais lento, a história pega o ritmo e se desenvolve melhor. A turminha assume características como num jogo de RPG e desfrutam das habilidade para recolher as 5 chaves, desvendar o mistério e recolher o primeiro talismã. Avaliei com 4 estrelas.

Turma da Mônica Jovem #3. O enredo é sequencial, partindo do ponto que foi interrompido no volume anterior, a turminha parte em busca de mais 2 talismãs. Desta vez numa academia de guerreiros no estilo Cavaleiros do Zodíaco e num ambiente tecnológico de internet, parecido com um vídeo game (Não necessariamente nesta ordem). E demonstram novamente suas características marcantes. Li em 28 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Turma da Mônica Jovem #4. Este é o último volume sobre a saga das 4 Dimensões Mágicas. Eles precisam alcançar o 4 talismã e ainda retornar para a realidade deles e derrotar a Yuka. Mas o Capitão Feio bagunça tudo e a turminha recebe toda a ajuda possível, inclusive dos personagens da Turma do Penadinho. Li em 28 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Esses foram os que eu terminei, mas estou lendo pelo menos mais 4 livros que eu pretendo acabar na semana que vem. Se eu tivesse focado em uma leitura de cada vez, provavelmente já teria acabado metade deles. Mas em alguns momentos só consigo ler assim. Vou dar uma parada nos quadrinhos por algumas semanas para priorizar as leituras da meta. Faltam poucos dias e eu não consegui terminar as 6 leituras da pasta download.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Quem É Rico?

Depois de muito ler sobre economia doméstica e investimentos, me voltei a pensar em quem é rico.
Na minha vida prévia de classe média eu imaginava que era realmente a situação intermediária, no meio. Quer dizer que a família não passa fome mas precisa sempre fazer contas e escolher em quê gastar. Faz muitas compras parceladas e eventualmente tem grandes dívidas, mas não chega a faltar nada. Pelo menos sabe o que é um supérfluo e o que pode escolher ficar sem.
Por esta fraca definição, se alguém consegui guardar dinheiro ou fazer uma compra impulsiva em algum momento da vida, já é rico.
Mas conforme eu fui crescendo descobri que alguns jovens não precisam escolher profissão porque não precisam trabalhar. Descobri que tem famílias que ninguém trabalha efetivamente, apenas com participações conseguem uma remuneração muito mais do que suficiente.
Sendo assim, eu nunca vou poder me considerar rica porque sempre vou depender de algum tipo de remuneração ou contrapartida em algum trabalho que eu realizo. Mas isso faz algum sentido?
A situação mais chocante foi uma vez que uma funcionária que fazia faxina no apartamento que eu morava: um apartamento antigo, com menos de 100 m2, sem sacada com churrasqueira nem nada, com a maioria dos móveis herdados das casas dos parentes, sem peças de cristal, sem ar condicionado, apenas uma televisão na casa, poucos eletrodomésticos, nada de inox; falou que era um apartamento de luxo, insinuou que eu era rica. Um pouco acima da média até vá lá, mas para ser rica falta muito! Entendam que eu nunca me considerei pobre e, segundo o meu conceito inicial, o simples fato de conseguir viver com algum conforto sem gastar toda a renda mensal já é ser um pouco rico. Mas não percam tempo com inveja de mim. Existe um esforço para aprender a viver com menos do que eu ganho e existe um esforço para eu batalhar e alcançar uma renda superior às minhas despesas. Assim como quase todas as pessoas, eu tenho um plano de vida, e o minimalismo está me ajudando a alcançar. 
Então antes de gritar e se revoltar com a minha "riqueza", veja o que pode ser feito para adaptar à sua realidade. E se for para ter raiva de alguém, perca tempo tendo raiva de quem é rico só por existir, que não faz esforço.
Agora tem mais um ponto: a caridade. Tem rico que desperdiça ou esbanja e chama de caridade. Tem gente que doa muita coisa, mas compra sem pensar. Sendo que boa parte da população compromete até mais do que os 10% da renda ajudando os outros, sejam eles conhecidos ou desconhecidos. 
Nestes tempos de crise, agradeci muitas vezes que a redução da renda permitiu que eu abrisse mão de uma série de coisas, sem passar necessidade. Mesmo as dívidas, estão sob controle. A poupança para o futuro diminuiu, mas não a ponto de ficar comprometida. Nossa sorte foi ter percebido o que vinha e parar a tempo. 
Sob este ponto de vista, sim, eu sou rica. Depois conto tudo o que nos foi possível cortar.

domingo, 25 de outubro de 2020

Resumo da Vigésima Nona Semana 2020

Comecei a correr para tentar manter a lista de atividades em dia, sem atrasar, enquanto me preparo para as férias. Acabei com isso me dedicando demais a uma leitura que demorou muito mais do que eu podia gastar de tempo lendo. Mas em algum momento eu teria que ler. Continuo fazendo algumas leituras de livros infantis com a mais nova e quadrinhos com a mais velha, apesar de não ter terminado nada para contar. Entre 15 e 21 de julho terminei um tanto, mas poderia ter feito muito mais se não fosse pela Nascar.

Cecília Meireles. Anos atrás tive uns livrinhos sobre Crianças Famosas. Infelizmente não tivemos como comprar todas as edições da coleção, mas recentemente descobri que fizeram algumas edições com famosos nacionais. Já havia comprado Jorge Amado numa promoção e agora tive acesso a Cecília Meireles, também numa opção gratuita da quarentena. Nos demais, mostrava a precocidade do talento das crianças e como elas ainda bem jovens obtiveram sucesso e hoje ainda são admirados pelas pessoas. Mas estas edições não conduzem tanto nesta linha, mais mostram como a aparentemente comum infância da Cecília, na casa da avó, ajudando nas tarefas da casa na roça não impediu que ela fosse capaz de construir, desde pequena, pequenos contos que depois a fizeram transformar nas excepcionais obras admiradas nos dias de hoje. Lemos no dia 15 de julho e avaliei com 3 estrelas.

Chá de Sumiço. Este é um dos últimos volumes das irmãs Walsh da Marian Keyes. Sendo sincera, ainda me falta ler Mamãe Walsh. Foi meio decepcionante vendo a tão sagaz Helen falando sobre depressão. Em alguns momentos ela fala da Claire, que teve depressão pós parto, sem perceber que a irmã sabe o que ela está sentindo; fala da irmã Rachel, que esteve numa clínica psiquiátrica, por conta de tratamento toxicológico; e da irmã Anna que também teve depressão, mas aparentemente nenhuma delas foi capaz de ajudar. A vida das irmãs Walsh é seguida por caminhos tortuosos, sem demérito para a sua conduta. E Helen nos mostra um desfecho muito mais adequado do que outros livros da autora. Cabe reforçar que a Helen não decepciona na sua atuação como investigadora particular, num momento que a Irlanda, e toda a Europa em geral, vem passando por uma grande recessão. Terminei de ler em 16 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Chá de Sumiço me deu muito trabalho para ler e as leituras seguintes vieram se arrastando nestes últimos dias. Pretendo terminar Pornô, ler mais um livro meu e terminar mais dois da pasta. Se possível, também tenho alguns quadrinhos para terminar. Parece difícil, não? Mas eu tenho lido bastante. Aproveitei muito as últimas leituras e por isso não tenho do que reclamar de estar terminando pouco. As metas ainda são possíveis apesar de faltar muito mais livros do que tempo. Não troquei livros nas últimas semanas apesar de ter deixado muita coisa disponível para troca. Resta saber se também consigo terminar mais coisas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Organização do Guarda-Roupa - O que eu Aprendi

Anos atrás, eu fiz uma verdadeira limpa no guarda-roupa: tirei tudo, limpei todos os espaços por dentro e só voltei a guardar o que eu queria que ficasse. O problema foi que naquela época, eu ainda pretendia engravidar e sabia como isso muda o corpo e compromete as escolhas do que vestir. Depois dessa organização, eu passei a fazer triagem quando usava cada peça e separava em uma sacola como vim colocando no balanço anual. E eu estava muito bem com isso.
Acontece que depois de ter tido outro bebê, que já nem deveria ser chamado de bebê mais, eu deveria estar tentando voltar a caber nas minhas roupas. Mas o momento da quarentena não é propícia. Então estou com este projeto em espera.
Mas o que eu aprendi foi que tentar fazer a triagem, sabendo que você tem que terminar, te obriga a tomar a decisão rápida. Mas mesmo aquelas peças super queridas que se te perguntassem você diria que de forma alguma pretendia se desfazer, se você refletir com calma, vestir, tentar usar, nem que seja para ficar com ela por algumas horas, pode ser que mude de opinião. A alegria que ela te trouxe, ainda está nas suas lembranças, mas vestir de novo pode não te trazer mais alegria. Da mesma forma que ver determinada roupa em uma foto antiga me faz correr no armário e tirar ela de lá. Por isso considero certo que jamais voltarei a fazer esta grande triagem ou o famoso destralhamento. 
Agora, fazer render este esforço de diminuir o que você tem, sem ter aquele desespero de não ter o que vestir é outro problema. Já houve quem achasse mais fácil ter uma pessoa junto para ajudar a escolher e orientar sobre o seu estilo (os tais personal stylist), fazer os books com as opções de combinações e os looks completos. Mas isso também é algo que não funciona para mim. Ainda que eu acabe usando sempre as mesmas combinações.
A lição mais importante é saber quando você precisa fazer a reposição de peça. Você pode ter muitas camisetas e ainda precisar da reposição de uma que já não serve mais. E você pode ter poucas sandálias e ainda descartar uma sem precisar repor. E esta quantidade que te atende depende do momento da sua vida, do seu estilo de se vestir, da sua rotina e tantas coisas mais... 
Outra coisa que eu percebi foi que alguns tipos de roupas foram mais fáceis de reduzir e outras eu preciso de mais tempo. Mas isso pode ter a ver com a quantidade que eu tinha antes de começar a reduzir.
Eu não me arrependo de quase nada que eu tirei do armário. O que eu tenho dificuldade de aceitar é que determinadas roupas não cabem mais e nem nunca mais vão voltar a caber. Mas não é disso que se trata. 
Ser minimalista não é só aprender a viver com pouco, mas um exercício de autoconhecimento: o que você gosta, o que você precisa, o que te faz bem. E lembrar sempre que a gente muda. O gosto muda, as necessidades mudam e até o que te faz bem vai mudando sem você se dar conta. 
Fortemente recomendo fazer estes exercícios de autoconhecimento com o seu guarda-roupa. E a outra coisa que eu acho que ajuda são as lembranças, as fotos ou seja lá como você faz para recordar. Muitas vezes isso te desperta para aquilo que você não é mais, e as roupas que você não vai mais voltar a usar. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resumo da Vigésima Oitava Semana 2020

Além de ter achado um livro que eu esqueci de anotar, nesta semana também resolvi mudar o meu padrão de leitura. Continuo priorizando terminar a pasta download, mas também voltei a ler livros meus e terminar leituras que estavam paradas. Como isso vai ficar até o final do ano e se serei capaz de atingir as minhas metas, provavelmente qualquer que fosse a minha resposta, estaria errada. Entre 08 e 14 de julho consegui avançar em algumas leituras.

Miss Brontë. Este livro eu comprei em 2012 e estava parado na estante. Escolhi pelo sorteio TBR do aplicativo skoob que eu baixei recentemente e adorei o recurso. O estilo do livro é semelhante a um livro de não-ficção, mas o autor adaptou a construção dos personagens que não teve acesso direto. Apesar de ser baseado em fatos reais, algumas partes são imaginadas. A história gira em torno de Charlotte Brontë e o início de sua busca pela profissão de escritora junto com as irmãs, mas também fala muito sobre o pai, o irmão e outras pessoas de seu vilarejo e de seu convívio profissional. Fiquei surpresa de ter lido tão poucos dos livros delas e ainda mais ansiosa por ler os que faltam. Terminei de ler no dia 08 e avaliei com 5 estrelas.

Princesa das Águas. É o último volume das princesas da Paula Pimenta. Este livro eu vinha fazendo a leitura conjunta com a mais velha, mas ela resolveu que leria sozinha. Então fiquei esperando ela acabar para ler. E ela terminando, corri para terminar também. A DJ Cinderela, o Phil e a Belinha dos outros volumes aparecem nesta história. Mas o mais divertido são as irmãs da Ariele. A princesa das águas é uma das atletas da equipe nacional de natação, a mais jovem da delegação naquela edição dos jogos olímpicos. Suas irmãs fazem parte de uma banda de cantoras pop. Seu pai foi um grande campeão de natação e sua falecida mãe era uma cantora popular. Mas tudo o que Ariele quer é ser uma adolescente normal, apesar da pesada rotina de treinos com o seu treinador Sebastião e o colega da equipe e melhor amigo Lino. Terminei de ler em 09 de julho e avaliei com 5 estrelas.

Focus. E agora eu entro nos livros que eu separei para estudar mas vinha adiando. Este é sobre organização dos pensamentos, sobre como conseguir limpar a mente e manter o foco da atividade que está realizando. Sem que isso afete a sua noção de continuar vivendo. Não é sobre meditação, mas envolve você tirar as coisas da sua vista, da sua área de trabalho, e até dos seus pensamentos definitivamente. Lembra um pouco a discussão do Ócio Criativo de 30 anos atrás, sobre você ter períodos de descanso, ou de distração, intercalados com momentos de concentração. Terminei de ler em 12 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Amoras. Voltando para os livros infantis, agora as edições digitais. Este foi um dos livros disponibilizados gratuitamente durante a quarentena. Gosto deste estilo, de histórias curtinhas com bastante figuras. Mas é uma pena que estas edições sejam tão caras. Me esforço para ter opções para as meninas, mas o preço dificulta um pouco. Este é um bom instrumento para aceitar as diferenças, comparando nos olhos de uma criança com uma frutinha que é bem típica da infância, de comer no pé. Lemos no dia 13 de julho e avaliei com 5 estrelas.

Zen To Done. Outro livro que pretendia estudar do Leo Babauta, adapta a ferramenta do Dave Allen do GTD com a teoria apresentada em Focus, aqui adaptada pelo Zen. Confesso que não tive paciência de estudar o GTD, mas já li muita coisa sobre o sistema Fly Lady e as dicas de GTD da Thaís Godinho. Então é muito mais fácil aceitar a versão preguiçosa do ZTD proposta pelo autor. Acabei tendo um pouco de dificuldade de terminar a leitura, provavelmente por não ter estudado adequadamente os outros conceitos, mas consegui terminar em 13 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Pela quantidade parece que estou lendo bastante, mas não foi tanto assim. Continuo com algumas leituras difíceis em andamento e estou focando em terminar Pornô que estava lendo e parando no kindle. Para terminar 6 leituras da pasta no mês ainda falta muita coisa considerando que o mês já está na metade. Vamos ver quanto avanço nas próximas semanas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Terminados em Setembro

Porque o mundo da voltas, exatamente no dia 1 terminei com um produto. E durante todo o mês, tive oportunidade de pensar sobre os meus terminados no mês. Nem tudo o que eu gostaria de terminar pude vir mostrar, mas tenho alguns que devem terminar em breve. Estive procurando alguns itens para comprar, mas ainda não deu certo. Quem sabe numa próxima atualização.

Produtos Terminados:


Comecei o mês com o shampoo da mais nova. Agora as duas usam o mesmo shampoo até que seja necessário duplicar. 
Sabonete eu prefiro que usem diferentes, então substituí o da mais velha (sem fotos) e estou com dois abertos.
O óleo para os cabelos eu esperava terminar em agosto, acabei ficando alguns dias sem usar e consegui terminar em setembro. 
Nem sei o que dizer deste batom. Cheguei a pensar em jogar fora sem tentar usar, mas consegui me adaptar e usar mesmo em casa. Mesmo depois de não conseguir mais aplicar, destruí a embalagem e aproveitei a maior parte do que fica preso aplicando com pincel. Eu devia ter terminado em 2018 e não consegui. Fiquei 2019 inteiro encarando ele sem usar e só no meio da quarentena que entendi que era o momento de me libertar do que eu carrego e usar até o fim. Estou com o outro gloss da meta de 2018 que também não terminei para usar até o fim. Se não ainda este ano, devo terminar no começo de 2021. E menos 2 produtos em cima da bancada.
Não achei a foto, mas também terminei com mais um repelente que estava no fim e agora estamos usando o último que é mais antigo. A loção antimosquito também se foi.
Por fim, tem o desodorante da mais velha, que eu já contava em substituir, mas não tinha terminado o anterior.
Andamento das Metas:

Falando de uma forma diferente, estou com o creme para as pernas e os pés na bancada apesar de ele ser desnecessário. Quero terminar este ano, mas não estou usando o suficiente. Do que eu tenho no meu estoque só me falta empolgar um pouco mais na maquiagem para colocar mais itens em uso. De resto, estou indo bem, controlando as compras e usando os produtos mais antigos.
Finalmente estou usando regularmente batom. Terminei um dos itens da meta de 2018 e agora estou tentando terminar o outro: o gloss da Natura. E junto estou usando um delineador de lábios que está funcionando bem. Vou tentar terminar os dois este ano.
Venho usando regularmente o creme para o rosto, mas demorei muito para começar e ele só está na metade. Aproveito para passar um pouco de base e pó e me sinto bem melhor.
Finalmente estou conseguindo prender o cabelo da mais nova. Com isso voltei a usar os elásticos que sobraram da mais velha e cheguei a usar o gel para os cabelos algumas vezes. Está tão perto de acabar o frasco maior que dá vontade de passar no meu cabelo.
Estou conseguindo pintar as unhas a cada duas semanas, no domingo. Consegui algum progresso em alguns esmaltes, mas o que está funcionando é variar entre os que eu tenho. Às vezes cores mais escuras, às vezes apenas um leve brilho. Não sei qual que eu vou tentar terminar, mas certamente tem uns que estavam listados que são os que eu uso com mais frequência.
Como o creme que vinha usando tem perfume, novamente não usei quase nada. Até dei uma animada, e vou tentar usar um pouco mais, mas não vai dar para terminar.
Sobre os 5 produtos listados para terminar, o sabonete está perto de terminar e vou poder focar no da meta do ano passado. O desodorante não sei quanto demora para terminar, mas continuo usando todos os dias. O lápis de olho usei poucas vezes e não apontei. 
Dos produtos listados em anos anteriores, além do gloss da meta de 2018, tenho usado o creme hidratante das meninas e a base. Só que não faço ideia se está perto de acabar ou não. Também voltei a experimentar o uso de uma das minhas sombras.

Produtos Novos:


Mesmo não precisando comprei algumas coisas. Tenho sentido a necessidade de complementar o produto que eu uso no rosto e comprei um tônico e mais um creme para o rosto. Acredito que, com o que eu tenho usado, logo vou ter chance de passar para o próximo.
Pretendia comprar mais algumas coisas, mas acabei adiando mais umas semanas.

E novamente, estou entre altos e baixos. Alguns meses ruins intercalam com outros melhores. 

sábado, 17 de outubro de 2020

Resumo da Vigésima Sétima Semana 2020

Ainda estou longe de conseguir colocar todos os resumos em dia, mas pelo menos estou tirando o atraso. Voltei a ler 2 a 3 livros ao mesmo tempo, por isso demoro para terminar mas termino vários ao mesmo tempo. Desta vez, ao invés de livros infantis, li alguns quadrinhos junto com a mais velha. E deve ser assim durante todo o mês. Dificilmente conseguirei ler todos os livros delas, mas pelo menos alguns eu tento ler junto. Entre 1 e 7 de julho terminei pouca coisa, mas coisas que eram esperadas terminar este ano.

A Amante de Lorde Gawain. Um romance de banca que eu achei. Elise teve a pequena Pearl de um relacionamento com Lorde Gawain, mas este agora recebeu um título de nobreza e ela é apenas uma trovadora que viaja se apresentando, algumas vezes em troca de comida e um lugar quente para dormir. Não me cativou, mas também não é um romance ruim. São apenas alguns aspectos com relação à distribuição das páginas. Terminei de ler em 04 de julho e avaliei com 3 estrelas. 

Turma da Mônica Jovem #00. Descobri que a mais velha estava louca para ler esta coleção chegando ao ponto de pegar escondido para ler na biblioteca da escola. Eu respeito a política de classificação dos livros e revistas da escola e, neste caso, permiti ler, mas eu deveria ler junto e, se necessário, conversar sobre o que tivesse ficado mal resolvido na cabeça dela. A verdade é que ela lê bem mais que uma criança da idade dela costuma ler. Mas sobre esta edição, são poucas páginas, apenas uma introdução para o que vem a seguir. Por ser estilo mangá, o enredo sai um pouco mais do cotidiano e de uma brincadeira de faz de conta e começa a entrar em aventuras. Nesta primeira saga, são as 4 dimensões mágicas. Li em 04 de julho e avaliei com 3 estrelas.

Turma da Mônica Jovem #01. Depois de esquentar com a edição 00, já lemos a edição 01 que a saga começa realmente. Eu não sei se gosto dos elementos mágicos, mas também nunca fui muito fã de mangá. Não sei quantas edições são para cada história, mas tenho até a edição 10 que pretendo ler este ano ainda. Como lemos juntas, geralmente deixo para o fim de semana. Lemos em 04 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Ainda estou insistindo com algumas leituras mais difíceis e por isso acabou um pouco travada. Pretendo terminar pelo menos um livro meu este mês e ler os 6 da pasta. Por enquanto estou muito empolgada, mas resta muita coisa pela frente. Tenho chance de conseguir atingir mais uma meta este mês se continuar lendo novas edições de livros infantis e quadrinhos. Também retomei as leituras no kindle nos intervalos de aula das meninas. Então tenho muita coisa para terminar lendo aos poucos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Balanço Mensal - Setembro

  Leituras de Setembro


Lidos 1718; Quero Ler 492; Tenho 479; Meta 140.
Peguei algumas leituras mais difíceis e não consegui avançar tanto. Também tentei me dedicar a outras atividades e tirei o tempo das leituras. Mas continuo conseguindo ler bastante livros meus, não vejo a hora de ter mais livros lidos do que não lidos. E conseguir ler os livros de troca quase que imediatamente.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. CUMPRIDA
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 255
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 43
5) Terminar pasta download. faltam 20
6) Trocar 12 livros. CUMPRIDA
7) Quero ler menor que tenho. faltam 13
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

Não foi o meu foco, mas estou conseguindo avançar nas metas 5 e 7. Ainda pretendo retomar e atingir a meta 3.

Lista de Próximas Leituras

Finalmente terminei com o livro sorteado e pude fazer novo sorteio. Neste fim de ano, estou com uma lista mais ambiciosa para terminar, mas fico satisfeita se conseguir tirar 2 desta lista.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Espírito Errante
5. O Possuído

Entradas e Saídas

Saídas: Depois dos livros meus que li, coloquei mais alguns para trocas, mas com a greve dos correios não enviei nada. Dos livros no computador, foram 6 arquivos apagados, mas alguns que eu tinha repetido. Menos do que eu pretendia.
Entradas: As minhas compras na banca têm sido gibis e figurinhas. Algumas edições eu poderia contar como livro, então taí como prova. O mais "livro" é uma edição coletânea que custou mais do que um livro! Neste mês não comprei livros porque no mês que vem deve ter promoção de livro infantil e pretendo aproveitar. A compra do mês passado também foi uma compra com o cupom de 30% de desconto. Mas assinei um clube de livro para mim.
Agora que presto atenção, percebi que baixei 1 livro neste mês, menos do que o que eu apaguei, o que já é alguma coisa.

Nada bom para as metas, mas tenho lido um tanto aceitável. E também está saindo mais do que entrando.

domingo, 11 de outubro de 2020

Resumo da Vigésima Sexta Semana 2020

Agora que destravei a fila de leitura, tenho bastante coisa para terminar. E finalmente estou voltando a ler livros meus e enviando para troca (atingi a primeira meta). Entre 24 e 30 de junho consegui terminar alguns, novamente tenho livros infantis. 

Amor e Amizade. O livro tem uma capa maravilhosa, acredito que de uma filme ou uma série que tenha saído uns dois anos atrás. Mas é com a temática Jane Austen, inspirado em Lady Susan (que eu ainda não li). Segue uma estrutura diferente, é um relato comentado através da leitura principalmente de cartas, numa época que se trocavam notícias pelas cartas como hoje fazem os jornais e se passavam as cartas de um a outro. Na verdade, muitas destas cartas estão mais para bilhetes. Mas falam sobre a fofoca e como ela pode trazer uma má fama para uma senhora que depois já não se pode mudar. Fica a dúvida do que é verdade e mentira já que existem laços entre as partes que trocam as cartas. Obra muito interessante. Terminei em 24 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Bateau-Mouche. Outro livro sensacional que me devolveu alguns muitos anos atrás. A história recontada por Ivan Sant'Anna, além dos recortes de jornal tem também a leitura dos relatórios, inquéritos policiais e entrevistas com alguns dos sobreviventes desta tragédia. Infelizmente não tem como saber o lado dos responsáveis, já que os que foram considerados culpados não sobreviveram. Mas tem muito mais coisa por trás que pode ser considerado negligência e desinformação, por exemplo. Por mais triste que seja saber que são fatos reais, gostei muito da leitura. Li em 24 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Animais Quem É Quem?. Mais um livro de animais do Leiturinha. Este tem janelas de uma página a outra que vem trazendo os animais em uma corrida. Nada excepcional ou superdivertido, mas as ilustrações são bonitinhas. Lemos em 27 de junho, naquele momento do almoço. Avaliei com 5 estrelas.

Fisher-Price - Como É Bom Dormir. Minhas crianças sempre tiveram dificuldade em pegar no sono, ou adormecer. E sabendo disso, a mais nova ganhou este livro no Natal. É claro que não é suficiente para deixar ela com sono e adormecer, mas repetindo a história pode ser que ela passe acreditar e aceite ir dormir mais fácil. Mas olha, nem tenho do quê reclamar. A mais velha dava muito mais trabalho. Lemos no dia 27 de junho, no almoço. Avaliei com 5 estrelas.

Deuses Americanos. Depois da experiência com Lugar Nenhum que eu demorei para terminar já nem estava muito animada de ler outro livro do Neil Gaiman, apenas porque sabia que seria rápido de trocar em seguida. Então não me esforcei, parei várias vezes e posso ter deixado passar informações importante. Tudo gira em torno dos Antigos Deuses que encontraram na América um lar. Mas sempre que alguém deixa de acreditar, eles vão enfraquecendo. E com isso os novos deuses que foram surgindo vão ganhando mais espaço. A história é toda viajada, bem no estilo do autor. Terminei de ler quase 3 meses depois em 29 de junho e avaliei 2 estrelas. Certamente eu não leria de novo, respeito quem gosta, mas a escrita do autor não agradou a minha forma de leitura. 

Se pensar no mês de junho como um todo, certamente esta foi uma semana bem produtiva. Estou muito satisfeita por ter terminado Deuses Americanos e, para selecionar a próxima leitura, estou usando a ferramenta TBR do aplicativo skoob, não sei se isso vai ser bom ou ruim. Acabei não conseguindo ler 6 livros da pasta download, mas fiquei com alguma folga do mês passado para recuperar nos próximos meses. O importante é que li os maiores arquivos, portanto deve estar mais fácil de ler nos próximos meses.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Retomando a Faxina Parte 9

A partir do próximo mês espero já estar finalizando a faxina, esteja ela no fim ou não. Mesmo com a quarentena, já era hora de eu conseguir terminar alguma coisa. E foram muitas reformas para organizar melhor os espaços que temos.

Bancada da Cozinha:
Estou longe de dizer que estou finalizando, mas consegui acabar com alguns produtos que eu tinha guardado e nem pensava mais neles, tipo temperos. Terminamos com um molho de churrasco, descartei um molho de soja, o orégano e o vinagre.
Também quebrou-se mais um copo e utilizamos uma embalagem pequena de suco que estava guardada.
Ainda tenho potes por cima da bancada que não precisavam estar lá.

Mesa da Sala:
Esqueci de contar que mês passado tivemos um acidente, água derrubada na mesa sobre computador, materiais e afins. Quase perdi algumas coisas, mas conseguimos salvar quase tudo. Mas mudei a minha tolerância com as coisas por fazer e tenho pressionado para finalizar o que está em andamento.
Também mudei mais alguns livros de lugar para abrir espaço para os novos que estavam por cima. A lista do que eu quero ler ainda está grande, mas coloquei alguns para troca e espero conseguir reduzir os livros da estante.

Banheiros:
Finalmente terminei com mais 2 produtos da bancada e mudei algumas coisas de lugar. As meninas mexem muito nas minhas coisas e não quero ter que ficar escondendo delas. O objetivo agora é levar todos os produtos para um banheiro só, mas ainda temos muitos produtos e produtos grandes. Terminamos com muitos produtos e pude abrir outros tantos. Estou animada nesta arrumação e espero terminar de organizar até o fim do ano.

Escritório:
Precisei repor uma fita adesiva e descobri que não tenho reserva. Para chegar a esta conclusão tive que tirar muita coisa do lugar e organizar. Também tomei coragem para abrir uma cartela de tintas, mas estavam ressecadas. Nada como um pouco de água e estamos usando, em breve termino. E também com mais cinco potes pequenos de tinta guache.
Das roupas, pouco mexi nas sacolas, de novo. Mas tirei muitas roupas do armário das meninas que foram para no escritório.

Quarto das Meninas:
Continuo precisando tirar roupas que já não cabem mais. Também tirei vários sapatos. Mas de brinquedos foram poucos.

Considero que estou atrasada na organização do quarto. Quando chegar o último móvel no mês que vem, vou ter que arrumar os brinquedos da sala e terminar com a organização do quarto também. Só que daí preciso retomar a organização do meu quarto e vamos ver aonde vou chegar. Sei que muita roupa vai sair. Não avancei muito, mas algumas faxinas estão perto de terminar. Vai ficar mesmo o escritório, a cozinha e a mesa da sala.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Resumo da Vigésima Quinta Semana 2020

A semana anterior foi fraca, mas consegui avançar um pouco mais na tentativa de recuperar esta semana. A leitura de Scarlett esteve ocupando a minha atenção e travou a fila de leitura até eu terminei. Fora isso, apenas os livros infantis. Entre 17 e 23 de junho li bastante a mesma coisa, mas finalmente terminei.

Scarlett. Este livro me foi recomendado e eu também recomendo para quem se encantou com E o Vento Levou... É uma pretensa continuação, autorizada pelos descendentes da autora, mas reconstrói a história de Scarlett com suas reflexões e sua busca pela sua origem, seus ascendentes. É curioso observar o processo da sociedade tentando encontrar o seu novo normal acreditando que tudo vai voltar a ser como era antes, ou ao menos deveria. Vivemos um pouco disso sem muitos se darem conta. O livro é bastante extenso, mas recomendo o esforço. Terminei em 20 de junho e avaliei com 3 estrelas.

Siga-me Na Fazenda. De novo livros infantis, do Leiturinha, com temática de animais na fazenda. É repetitivo, mas confesso que a criança gosta. Este tem um rastro em baixo relevo para a criança percorrer a trajetória com o dedinho e treinar a coordenação motora. Apesar de relevante, não tem sido do interesse no momento. Como tenho muitas opções, não tenho pressa, em algum momento vai encontrar. Lemos dia 21 de junho e avaliei com 5 estrelas.

No Zoológico. Outro livro infantil do Leiturinha, este é um dos mais recentes. Tem recortes como Olhos, Dedos, Nariz e Boca e também tem os olhinhos. De novo, apesar de repetitivo, a criança gosta bastante, principalmente durante o almoço. Lemos no dia 21 de junho e avaliei com 4 estrelas.

O Nascimento de Jesus em Quebra-Cabeças. Não gosto muito de livros bíblicos porque geralmente mudam muito a forma de contar a história além de ter um forte apelo moral. Muitas vezes traumatiza a criança ao invés de instruir. Mas dentre os que ganhou, muitos eu mantive. Este foi muito utilizado só pelo quebra-cabeças. É como se a criança não tivesse percebido que tinha a história. Mas sempre no Natal usamos esta história como uma tarefa do Calendário do Advento. Só por curiosidade, lemos no dia 23 de junho e avaliei com 5 estrelas.

O Rei Leão - O Ciclo da Vida. Este também é um livro que a história é o menos importante. O que a criança gosta mesmo são as minifiguras. E este foi amor à primeira vista. A criança adorou e está sempre carregando para cima e para baixo o livro e brincando com as figuras. Adoro ver como ela conversa com eles e explica quem é quem contando a história do jeito dela. Mas eu li a história do livro para ela algumas vezes no dia 23 de junho e avaliei com 5 estrelas.

Tenho avançado em outras leituras e estou tentando retomar para terminar Deuses Americanos. Não quero mais ter este livro comigo. Mas é uma leitura difícil. Mas Scarlett também foi. O que me ajuda é a lista das leituras que eu gostaria de fazer mas estou deixando para depois. E estou avançando bastante nas leituras da pasta. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

As Metas de Setembro

Com o fiasco que foi agosto, estava bastante motivada a terminar o que fosse possível destas tarefas. Mesmo riscando pouco, estou feliz com o avanço. Dos 16 itens listados, consegui concluir 3 metas. Cada vez mais perto de reescrever esta lista.

Organização
Novamente as roupas não estavam entre as prioridades, mas é algo que preciso fazer, mesmo que bem pouco por semana. Já não aguento aquelas sacolas despencando no chão. Precisei separar alguns calçados, mas não cheguei a esvaziar uma sacola. 
Não consegui dar jeito nos papéis, mas precisei arrumar um dos armários e descobri coisas que não lembrava que tinha. Com o semestre que terminou, conseguimos terminar com cinco potes de tinta guache, dois deles bem antigos. Ainda temos vários no fim que eu esperava terminar, mas vamos usando mais um pouco.
Finalmente mudei os livros de prateleiras para fazer caber os livros das meninas que já não tenho onde guardar. Não tem sido fácil, mas continuo tentando ler mais dos meus livros, disponibilizar para troca e abrir espaço onde está entulhado.

Leituras
Como no mês passado li normal, estou entrando numa ressaca e não avanço em leitura nenhuma. Peguei muitos livros para ler ao mesmo tempo, até terminei alguns, mas nada que ajudasse nas minhas metas. Estou tendo que repensar as minhas metas. Pretendia concluir uma este ano. Quem sabe o que vou conseguir fazer?

Produtos
E finalmente terminei com um dos produtos listados, a loção antimosquito. Também terminei com um batom que resistia anos comigo, estou usando bastante um protetor labial e continuo forte no creme facial. Pintei as unhas algumas vezes mas não estou confiante que o esmalte tenha terminado, tentei dissolver para conseguir mais alguns usos e não tenho certeza se consigo usar mais algumas vezes.
Outro produto que resistia e terminei foi o orégano. Haviam dois potes com um pouquinho e terminei com o mais antigo. 

Receitas
Incrível como mesmo tempo poucos excessos em casa, consigo achar mais produtos que eu posso viver sem. Descartamos um vidro de molho de soja que estava vencido sem condições de uso. 
Terminamos com o molho de churrasco que resistia bravamente. Mas ainda temos um molho de mostarda que eu já não me lembrava que tinha. E assim vamos terminando uns e descobrindo outros.

Outros
Logo no começo do mês terminei com uma das apostilas iniciadas. Continuo com uma pilha bizarra de apostilas, deixei uma pilha pequena me incomodando, mas ainda tenho trabalho demais para tempo de menos. Consegui fazer mais duas apostilas no mês e logo devo ter que pegar mais material para a pilha.
Dos livrinhos de atividades, voltamos com as atividades aleatórias e alguns livros de sudoku. Mas também tivemos alguns momentos de pinturas. Se não voltar a focar, não vamos atingir as metas do ano.
De novo, assisti filmes infantis nesta cota, mas apenas um foi Toy Story 4. Também assisti bastante vídeo no youtube.

Com os produtos que terminei, finalmente pude riscar alguns itens para listar outros. Mas ainda preciso voltar para as metas repetitivas que tenho perspectiva de terminar.