quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Sobre cancelar listas de subscrição

Cada vez que você se aventura a fazer algum tipo de cadastro na internet vem aquele termo para confirmar e também pedindo para enviar informações sobre o serviço por email. Alguns cadastros não permitem sequer selecionar um sem o outro. Mas felizmente a maioria dá esta opção no cadastro. 
O problema começa ser quando além do envio, no termo que tem que aceitar eles colocam que vão repassar dados também para alguns parceiros, empresas do mesmo grupo e etc. Quem nunca viu isso?
E então sem perceber você começa a receber um monte de mensagem de propaganda, algumas te fazem perguntar o que é isso que eu nunca ouvi falar ou como eles conseguiram o meu email.
Se descuidar, se torna um trabalho insano tentar ler todas as mensagens que recebe no dia, mesmo se tiver filtro para mensagens de spams e contas comerciais. 
Não por acaso elegi esta uma das primeiras tarefas da limpeza digital, que eu já vinha me dedicando faz um tempo. Para livrar o meu email já havia retirado as notificações de outros aplicativos (facebook principalmente) e dos grupos de emails. Que na verdade, não sinto falta e facilmente ficaria sem ler nunca mais.
Mas ainda resistia nos cadastros em listas de divulgação. E foi o que eu vim fazendo. Aquelas mensagens de propaganda que eu nunca abria, eu cancelei a inscrição e apaguei as demais sem ler. Depois aquelas que eu lia, mas tinha uma frequência alta de envio (todo dia) eu também fui entrando e cancelando. Alguns portais como os de currículos por exemplo, eu cheguei a cancelar o cadastro. 
E depois passei a receber uma quantidade administrável de mensagens por dia que eu conseguia dar conta de ler todo dia e apagar/arquivar uma vez por semana.
Só que eu me dei conta que nem estas mensagens eu precisava. Mesmo que a frequência fosse baixa, eu já não me interessava por receber determinados conteúdos. E apaguei mais um monte de cadastro e de inscrição em lista de divulgação. Não cheguei ao ponto de bloquear, mas considero a possibilidade de fazer isso se achar inconveniente demais. 
Ainda preciso me desapegar de alguns tipos de mensagens que eu não estou pronta para encarar. Mesmo apagando e arquivando, sempre deixo um tanto na caixa de entrada que são mensagens que eu não sei o que fazer ou como arquivar. Em geral, não quer dizer que eu vá me dar o trabalho de procurar e acessar. Espero que ano que vem eu consiga voltar para esta tarefa e me debruçar para tentar uma forma de manter a caixa de entrada a zero mensagens.
E a outra parte da limpeza que eu ainda não me sinto pronta, são as mensagens que estão arquivadas. Pela simples razão que elas não estão à vista, pouco preciso me ocupar delas. Mas sei que se começasse a mexer, muitas ali poderiam ser apagadas. Mas não estou preparada para limpar também as pastas de mensagens arquivadas.
Agora estou bem perto de terminar mais uma item/tarefa listado que eu vinha adiando. Ter uma caixa de entrada com 0 mensagens pode parecer um absurdo, mas uma vez alcançado, não é tão difícil manter quando se faz toda esta limpeza antes. E sei que eu vou chegar lá em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.