segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Roupa Íntima em 2018

Eu tive muita dificuldade em fazer uma boa organização nas minhas coisas. Talvez por isso, continuo considerando que não fiz a limpa nas gavetas. Estava com muita esperança de apesar de tudo, conseguir diminuir a quantidade pelo uso. Apesar disso, mudei a forma de pensar e resolvi encarar as minhas dificuldades. E ao invés de fazer uma limpa na gaveta, resolvi fazer inventário. Neste momento, estou satisfeita de não ter expandido os espaços, mas gostaria que as gavetas estivessem menos lotadas. Então, quando fui rever os meus espaços vazios, percebi que estava conseguindo ficar sem comprar e ainda tirar um item ou outro. 

O que entrou:
Apesar de ter controlado muito as aquisições, uma vez ou outra acabo precisando repor alguma coisa. Em 2018 não foi diferente. Ao menos no primeiro semestre, não comprei ou ganhei nada. Mas obtive coragem para fazer uma boa organização das peças. Com isso, descobri coisas que eu não sabia que tinha. Não tenho nada novo para contar, mas certamente tenho muitas peças novas que nunca foram usadas.
Nesta arrumação tirei a etiqueta ou a embalagem de algumas peças e coloquei estas mais novas para trás e puxei as que estão mais gastas para a frente. Então consigo usar sempre as mesmas peças até que, descartando uma, posso pegar outro.
Ao longo do ano precisei pegar mais algumas para uso e deixei uma quantidade maior em rotatividade, no começo eram 6 peças e agora são 10.
Total: 0

O que saiu:
No começo do ano, descartei duas peças que eram um tamanho maior. Já perto do meio do ano, precisei descartar mais duas peças que não se faziam mais necessárias: os sutiãs de amamentação.
Em abril, resolvi fazer uma boa organização da minha gaveta e, apesar de não ter tirado nada, ordenei as peças por tipo e consegui pegar para usar com mais frequência as mesmas peças e depois de alguns meses já descartar aquelas que não funcionavam mais. Isso foi bom para estimular o meu senso crítico. E com isso, foi mais fácil descartar o que não estava funcionando. Enfim, apenas contando tudo de novo no fim do ano, confrontando com o que eu tinha anotado, descobri que descartei 2 peças em 2018. Sei que não é muito, mas tenho ainda muitas peças gastas que sei que não durarão muito tempo. Desde que eu sempre esteja revezando o mesmo grupo de peças e renovando na proporção que descarto, uma hora conseguirei reduzir numa quantidade aceitável, considerando que não volte a comprar.
Não havia contabilizado na lista as minhas meias, que também tenho muitas. Mas com a técnica de não comprar e usar sempre as mesmas, já precisei descartar 3 pares. Também tirei 3 pares de meias grossas, que eu usava para dormir, mas que eram para serem usadas com sapato de proteção.
Desta vez tomei coragem e contei. Alguns modelos de meias parecem que duram para sempre, outras esgarçam o punho com tanta facilidade que nem parecem novas. E ainda têm aquelas que eu ainda me pergunto porque eu comprei se não combinam com nada. Enfim, aos poucos estou separando e devo continuar descartando as que começam a furar, principalmente as meias finas, até atingir uma quantidade razoável, sem exageros.
Total: 6

Balanço Final:
Como já havia dito antes e não posso deixar de repetir, ainda tenho muitas peças a mais do que uma quantidade aceitável. Essa pequena diminuição de 6 peças é só um pequeno avanço, mas pretendo continuar. Quando penso em tudo o que eu já consegui reduzir nestes últimos anos, e como é fácil dizer que não preciso de nada quando vou a uma loja, só me faz me sentir bem.
Agora que eu contei também as meias, meia-calças e afins também vou passar a monitorar a diminuição destes itens na minha gaveta.
Total: -6

2018 foi um ano que eu tentei reforçar tudo aquilo que eu vim aprendendo. Eu me dei o direito de experimentar comprar para ver o que eu ia sentir. Também experimentei rever aquelas organizações que eu vinha fugindo faz tempo. E a roupa íntima foi uma parte disso. Nos próximos anos, só tenho a melhorar. Ainda preciso encarar algumas organizações que eu venho fingindo que não preciso fazer.
Outro ponto importante, eu estava tentando fazer novos cantos vazios e aumentar os cantos vazios dos espaços ocupados. Não fiz nada disso, mas começo a acreditar que posso um dia guardar todas as peças em apenas uma gaveta pequena. Por enquanto ainda não consegui encarar fazer uma limpa nas gavetas, mas começo a me sentir mais à vontade com esta seleção de roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.