sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Começo de Mais Projetos

Apesar de toda a frustração que fiquei carregando ao longo das negativas, tive determinação para começar a olhar para os novos projetos. Quer dizer, 9 meses passam muito rápido, e algumas coisas já vinham sendo adiadas. Então preciso aproveitar pra fazer agora.
Uma decisão que vêm me apreendendo é manter ou não a diarista que faz a faxina. Não me sinto preparada para assumir todo o serviço da casa de novo apesar de estar perto disso em relação à roupa. Também preciso fazer o mesmo em relação à cozinha e os alimentos congelados. Eu coloquei para mim que posso ficar sem ajudante quando estiver com uma rotina simplificada, mas no ritmo que estou indo ainda vai demorar para me ver pronta.
Ainda nessa ideia estou correndo para terminar todas as tarefas dispendiosas que eu me coloquei para ter mais tempo para os projetos que realmente são importantes.
Estou me apegando às várias atividades que me prendem a atenção na vã tentativa de me sentir ocupada e não ver o tempo passar. Como podem perceber a ansiedade é tanta que só posso tentar deixar a mente e o corpo ocupados para tentar parar de pensar nisso. O sono já não está como antes e por isso tenho passado mais tempo lendo e assistindo séries. Apesar de não estar em condições de pensar em forma física também tenho aproveitado para sair e fazer algumas caminhadas para gastar energia e preparar o corpo.
Eu ainda tenho produtos em casa que vou ter que cortar no caso de uma gravidez. E quero acabar com eles antes do resultado positivo. Os meus projetos de acabar com o que tenho estão me ajudando e já diminuí muita coisa que espero não mais entrar em casa. Ainda tenho alguns produtos para terminar em casa e que precisava terminar e selecionar outros tipos de produtos mais adequados para o uso. Neste momento não tenho restrições, então estou usando os que eu terei que abandonar em breve.
Tenho algumas arrumações na sala e no quarto que eu deveria terminar para ter espaço para reformar alguns móveis. E então comecei a procurar imagens do que eu gostaria, dentre os móveis que eu preciso mexer para já ter um projeto de reforma. Por enquanto a cozinha vai ficar para trás. Não quero mexer nela por enquanto.
E também estou fazendo uma lista de itens para bebê que eu não tenho, ou não tenho mais e que gostaria de comprar para o novo bebê.
Muitas mulheres já começam a tomar ácido fólico neste período, mas eu confio na indicação da obstetra que não julgou necessário e por isso deixo para a primeira consulta do pré-natal.
Uma das coisas que preciso me antecipar e ocupei muito tempo fazendo foram as imagens de móveis que imagino para iniciar a reforma do quarto. Temos 3 quartos no apartamento, um deles convertido em escritório e quarto de hóspedes. Não penso em fazer dele quarto de criança. Num primeiro momento, mesmo que sejam de gêneros diferentes, quero colocar no mesmo quarto, que é grande. A proposta é fazer móveis planejados para todos os cômodos que não os tem. Estivemos guardando dinheiro para isso. E a instalação será feita sem que o imóvel seja desocupado. Então temos algumas ideias para o guarda roupas e para um beliche com cama auxiliar. Para completar o quarto quero um espaço para guardar brinquedos, por enquanto um berço e futuramente também uma mesa de estudos.
O guarda roupas é o meu maior tormento. Mesmo aumentando o espaço utilizado para guardar as roupas tenho ele quase que inteiramente tomado e entulhado. Já separei um espaço para guardar roupas que estão grandes e o que estou mantendo para um novo bebê (lençol de berço, cobertores, fraldas, fralda-toalha, pano de boca...). Tenho certeza de que não preciso de uma cômoda, mas gostaria de conhecer uma solução para que consiga usar apenas o espaço que eu tenho. E não me venha falar que é só comprar menos coisa, porque já diminuí muito a quantidade.
Como o pacote de reformas vai envolver os outros cômodos da casa também preciso terminar de marcar as roupas, levar as costuras e artesanatos para o escritório e diminuir os materiais que tenho na sala. Definimos que a estante deve limitar o espaço de objetos, ela não pode aumentar. Então para abrir espaço para mais coisa, terei que tirar coisas dela. Não tenho muitos enfeites que possa descartar, mas a papelada e os livros eu estou diminuindo. Não vai dar tempo de ler tudo o que eu tenho parado e conseguir trocar e doar os livros que não quero manter, mas estou trabalhando na organização da estante para já ir separando e levando embora na medida do possível. O mesmo vale para os vídeos e DVDs que tenho guardados na sala. Já regravei os que estavam com problemas mas ainda tenho mais coisa para separar. Finalmente comprei o case para guardar os discos que ocupa muito menos espaço. Agora preciso fazer os álbuns de fotos e organizar com os álbuns que já temos.
Quero fazer uma nova leitura dos livros que tenho sobre gravidez e bebês. Também quero comprar os que estão faltando. E desta vez concluir a leitura antes. 
E como nada na vida é linear, apesar de querer começar a fazer todos estes projetos, preciso terminar os projetos que estão em andamento. Se começar a ficar muita coisa, vou ter que abrir mão de algumas ideias para tocar os demais projetos. De certa forma eu sei que todos estes momentos dedicados ao filho mais novo que ainda não nasceu afetam a insegurança da mais velha. Eu quero que ela perceba o quanto que os pais se preocupam com ela e fazem as coisas para ela, mesmo tendo coisas para se preocupar do bebê. Ainda tem que ocorrer de forma lenta para que consiga participar de todos os planos e a escolha. Apesar de pedir muito o irmão, não temos garantia de que não haverá ciúmes. Dar importância à sua individualidade e ainda colocar a criança para participar das decisões da família auxiliam na aceitação do irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.