segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A Preparação de uma Festa Infantil

Recentemente ouvi muitas críticas sobre a forma como os pais realizam as festas das crianças. Gosto de fazer festas elaboradas, mas não gosto da ideia de contratar um buffet infantil simplesmente.
A primeira coisa que eu faço, depois de escolher o tema é definir a data e o horário. Desta forma posso imaginar o que servir e como vou me preparar para esta festa. 
Num dos anos, contratamos vários serviços e o único esforço foi estar no salão para receber os profissionais que iriam fazer as coisas.
Mas mesmo a decoração, gosto de fazer tanto quanto possível. Assim como as lembrancinhas. E o que eu consigo economizar com isso posso encomendar uma roupa (que é mais uma fantasia) para a criança e ainda escolher um buffet mais do meu gosto.
Ano passado contratei alguns serviços que eu não gostei muito, então resolvi assumir também esta parte do trabalho. E me programei para ter tempo de fazer tudo. Por mais que eu saiba fazer, se eu não tiver tempo, não adianta.
Então o próximo passo é fazer listas. Reservado o salão começo a listar os convidados. A outra lista é o que eu vou servir (variedade). Depois preciso pensar na lembrancinha, para resolver o que eu vou precisar comprar. E por último saio para visitar as casas de artigos para festas para ver o que vou fazer para a decoração.
E eu saio às compras sempre com estas listas na mão: lista do que falta fazer e lista de compras. Para os serviços contratados anoto o nome e telefone e também o valor, o horário e endereço da entrega.
Para fazer o convite preferimos fazer uma boa foto em casa e montamos a imagem no computador, imprimimos como foto para os familiares e enviamos pelo celular para os demais. Convite eletrônico é muito prático. Como não fazemos a foto em estúdio, tentamos montar o ambiente, a iluminação e o figurino para ficar bem relacionado ao tema. 
Então uma das primeiras coisas que preciso pesquisar é a roupa, eventualmente o sapato, para a festa. Gosto de encomendar as fantasias infantis da Elo7. São muitas opções, para vários estilos, personagens e também preços. Como é um produto artesanal, não tem em pronta entrega, então precisa se preparar para esperar chegar. Pesquise e sempre converse com o vendedor antes de realizar a compra. Nem todo mundo tem boa vontade de vender, mas tive ótima experiência com a Feito de História
Já a decoração, vejo muitas fotos na internet antes de resolver o que fazer. Gosto de usar brinquedos da criança e completar com artigos de papelaria. Bexigas também são uma forma prática de você preencher o ambiente, colorir e ainda diverte as crianças. Nesta parte, cada projeto é meio único, embora use os mesmos elementos.
Alguns projetos eu já mostrei aqui, como as arvorezinhas. Em 2017 usamos umas árvores de madeira, e compramos a madeira crua para pintar. Também fizemos um castelo de cartas e desenhamos as carinhas das cartas. E desta vez usamos flores naturais nas mesas que os convidados levaram embora.
Mesmo com estas listas, eu gasto cerca de 2 meses com os preparativos. Muito coisa tem que fazer em cima da hora, na véspera, mas muitas outras eu consigo fazer com bastante antecedência. Então estas eu vou fazendo bem de pouquinho. Tenho algumas fotos da preparação desta festa. Se for interesse, mostro algumas delas aqui.
Temos por política não oferecer muitos doces ricos em açúcar (tipo bala, chiclete, pirulito e coisas do tipo). Então não uso nenhum daqueles kit na mesa. Acabo colocando os docinhos de festa mesmo (brigadeiro, beijinho...).
Apesar de eu gostar de fazer bolos, não posso fazer com frequência, então acabo optando por encomendar o bolo de uma profissional. É uma concessão que faço, uma vez por ano.
As bebidas também preferimos comprar a de nossa escolha para consumo, então privilegio água e suco ao invés de refrigerantes.
Como o cardápio é acertado com o buffet, seja o tipo que for, passamos a fazer um cardápio para deixar nas mesas e os convidados saberem o que pedir e os garçons poderem oferecer. Senti que isso melhorou muito o atendimento dos convidados.
Apesar do cardápio ser variado, procuro escolher itens para o paladar infantil e para o paladar de adultos considerando as restrições alimentares. Claro que eu faço o mais equilibrado possível, mas é difícil garantir que atendeu todo mundo.
E o último cuidado que eu recomendo no planejamento, não conte com a área externa. Se o tempo estiver bom, e provavelmente estará, ótimo. Mas veja opções de diversão com as crianças para serem realizadas do lado de dentro do salão caso resolva chover. Geralmente uso brinquedos da criança que eu já tenho em casa: mesa de atividades com papel e giz, cabaninha sobre tapete de e.v.a., corda, bola,  bambolê, pião... E um recreador pode auxiliar a condução daquelas brincadeiras de roda que fazíamos quando menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.