quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eu Aceito

Eu não quero ver a minha casa entulhada de produtos que não me servem para nada. Por isso, eu não quero comprar produtos para experimentar que eu talvez me arrependa.
Cada vez está mais difícil escolher produtos e vir escrever sobre eles. Tenho algumas experiências muitos boas e outras nem tanto, mas tem sido mais fácil comentar sobre as ruins. 
Mais produtos estão saindo de casa para nunca mais voltarem, mas eu continuo com vontade de experimentar as coisas.
Sobre lugares a frequentar, confesso que tenho uma lista enxuta de lugares. Apesar de aceitar as recomendações de mídias sociais, principalmente de indicações de amigos, poucos são os lugares que valem a pena e eu passo a frequentar. Felizmente os lugares abrem e fecham com uma rapidez assombrosa. Geralmente não tenho muita chance de voltar a algum lugar e já descubro que não existe mais.
O que eu vim contar é que eu aceito dicas, recomendações e produtos para experimentar. Quero escrever opinião sobre os produtos sem que eu tenha que ficar escolhendo e depois sinta culpa pelas escolhas. Mas não aceito qualquer produto. Quero produtos que estão no meu padrão de consumo.

Então vamos lá:
Livros: Literatura, Administração, Gestão, Minimalismo.
Livros Infantis Didáticos: Cartilha, Livros de História, Artes, Música, Religião, Lógica, Caligrafia.
Produtos de Higiene e Beleza: para bebês, crianças, gestantes, para tratamento de cabelos (encaracolados) e para pele seca.
Utensílios Domésticos: que facilitem a vida em preparos mais naturais.
Produtos Alimentícios: Naturais, orgânicos, funcionais, de rápido preparo.
Produtos Infantis: principalmente roupas e artigos de segurança, brinquedos.

Sempre consulte antes de enviar um produto. Posso fazer alguma exceção.
No caso de dicas e recomendações, não crio o compromisso de comprar tudo o que for sugerido, mas caso compre, seu nome será citado na minha avaliação.
Não pretendo fazer avaliação negativa, mas se for o caso, deixarei claro a minha opção de consumo quanto ao produto.
Utilize os meios de contato: comentários e e-mails e se for o caso, encaminhe o seu contato.
Não me comprometerei com prazo para a publicação, mas pretendo que saia sempre de forma rápida. Algumas avaliações dependem de tempo de uso e de oportunidades. 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A Preparação de uma Festa Infantil

Recentemente ouvi muitas críticas sobre a forma como os pais realizam as festas das crianças. Gosto de fazer festas elaboradas, mas não gosto da ideia de contratar um buffet infantil simplesmente.
A primeira coisa que eu faço, depois de escolher o tema é definir a data e o horário. Desta forma posso imaginar o que servir e como vou me preparar para esta festa. 
Num dos anos, contratamos vários serviços e o único esforço foi estar no salão para receber os profissionais que iriam fazer as coisas.
Mas mesmo a decoração, gosto de fazer tanto quanto possível. Assim como as lembrancinhas. E o que eu consigo economizar com isso posso encomendar uma roupa (que é mais uma fantasia) para a criança e ainda escolher um buffet mais do meu gosto.
Ano passado contratei alguns serviços que eu não gostei muito, então resolvi assumir também esta parte do trabalho. E me programei para ter tempo de fazer tudo. Por mais que eu saiba fazer, se eu não tiver tempo, não adianta.
Então o próximo passo é fazer listas. Reservado o salão começo a listar os convidados. A outra lista é o que eu vou servir (variedade). Depois preciso pensar na lembrancinha, para resolver o que eu vou precisar comprar. E por último saio para visitar as casas de artigos para festas para ver o que vou fazer para a decoração.
E eu saio às compras sempre com estas listas na mão: lista do que falta fazer e lista de compras. Para os serviços contratados anoto o nome e telefone e também o valor, o horário e endereço da entrega.
Para fazer o convite preferimos fazer uma boa foto em casa e montamos a imagem no computador, imprimimos como foto para os familiares e enviamos pelo celular para os demais. Convite eletrônico é muito prático. Como não fazemos a foto em estúdio, tentamos montar o ambiente, a iluminação e o figurino para ficar bem relacionado ao tema. 
Então uma das primeiras coisas que preciso pesquisar é a roupa, eventualmente o sapato, para a festa. Gosto de encomendar as fantasias infantis da Elo7. São muitas opções, para vários estilos, personagens e também preços. Como é um produto artesanal, não tem em pronta entrega, então precisa se preparar para esperar chegar. Pesquise e sempre converse com o vendedor antes de realizar a compra. Nem todo mundo tem boa vontade de vender, mas tive ótima experiência com a Feito de História
Já a decoração, vejo muitas fotos na internet antes de resolver o que fazer. Gosto de usar brinquedos da criança e completar com artigos de papelaria. Bexigas também são uma forma prática de você preencher o ambiente, colorir e ainda diverte as crianças. Nesta parte, cada projeto é meio único, embora use os mesmos elementos.
Alguns projetos eu já mostrei aqui, como as arvorezinhas. Em 2017 usamos umas árvores de madeira, e compramos a madeira crua para pintar. Também fizemos um castelo de cartas e desenhamos as carinhas das cartas. E desta vez usamos flores naturais nas mesas que os convidados levaram embora.
Mesmo com estas listas, eu gasto cerca de 2 meses com os preparativos. Muito coisa tem que fazer em cima da hora, na véspera, mas muitas outras eu consigo fazer com bastante antecedência. Então estas eu vou fazendo bem de pouquinho. Tenho algumas fotos da preparação desta festa. Se for interesse, mostro algumas delas aqui.
Temos por política não oferecer muitos doces ricos em açúcar (tipo bala, chiclete, pirulito e coisas do tipo). Então não uso nenhum daqueles kit na mesa. Acabo colocando os docinhos de festa mesmo (brigadeiro, beijinho...).
Apesar de eu gostar de fazer bolos, não posso fazer com frequência, então acabo optando por encomendar o bolo de uma profissional. É uma concessão que faço, uma vez por ano.
As bebidas também preferimos comprar a de nossa escolha para consumo, então privilegio água e suco ao invés de refrigerantes.
Como o cardápio é acertado com o buffet, seja o tipo que for, passamos a fazer um cardápio para deixar nas mesas e os convidados saberem o que pedir e os garçons poderem oferecer. Senti que isso melhorou muito o atendimento dos convidados.
Apesar do cardápio ser variado, procuro escolher itens para o paladar infantil e para o paladar de adultos considerando as restrições alimentares. Claro que eu faço o mais equilibrado possível, mas é difícil garantir que atendeu todo mundo.
E o último cuidado que eu recomendo no planejamento, não conte com a área externa. Se o tempo estiver bom, e provavelmente estará, ótimo. Mas veja opções de diversão com as crianças para serem realizadas do lado de dentro do salão caso resolva chover. Geralmente uso brinquedos da criança que eu já tenho em casa: mesa de atividades com papel e giz, cabaninha sobre tapete de e.v.a., corda, bola,  bambolê, pião... E um recreador pode auxiliar a condução daquelas brincadeiras de roda que fazíamos quando menores.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Planejamentos

Hoje foi um dia de pegar toda a papelada, todas as listas e tentar colocar os planos em ordem.
Vendo todas as metas que me propus, continuo sendo mais audaciosa do que deveria.

Leituras 
Acho que as minhas leituras estão avançando bem e penso que foi uma grande conquista não aumentar a minha lista de espera. Ainda tenho muitos títulos listados e pouco consigo reduzir em um ano (cerca de 20 e tantos).
As listas de vou ler mas não tenho e tenho não lidos também consigo reduzir quase 10 por ano. Não tem jeito que não avança tanto.
E ano passado eu não li muita coisa porque estava tentando terminar os vídeos. Este ano, apesar de não ter os vídeos, estive tentando avançar nas organizações para preparar a casa para mudanças maiores. 
Priorizei e muito a finalização dos livros da Agatha Christie e de Sidney Sheldon. Mesmo que não termine em 2017, ficará pouca coisa para 2018. E só com o planejamento mês a mês se tornou possível. 
As outras duas listas de fiz também avançaram por conta do planejamento mês a mês. Poderia ter terminado, mas acabei preferindo ler outras coisas.
E a última observação digna de nota é que dezembro pode ser um mês interessante em que eu termine muitas leituras atrasadas.

Produtos
Eu tinha expectativa de terminar muitos produtos em 2017. Os produtos de higiene e beleza comecei o ano empolgada sentindo que ia rodar muita coisa. Mas depois acabei desanimando, precisei parar de usar os esmaltes...
Enfim, como praticamente não comprei nada, apenas repus o que era essencial, ganhei poucas coisas, sei que estou conseguindo diminuir, mas pouco. Até o fim do ano ainda tenho chance de terminar mais algumas coisas. E quero fazer um balanço dedicado. 
Já os itens de alimentação, até me esforcei no começo do ano para testar novas receitas, mas depois fui me sentindo indisposta e também fraquejei nestes esforço. Creio que ainda consigo terminar com algumas coisas, mas será pouco. Talvez menos que no ano passado.
Materiais de escritório estou certa que fiquei na média. Certamente tanto quanto no ano passado, mas fiquei feliz de conseguir terminar algumas coisas e organizar as minhas gavetas. Descartei alguns materiais que não tinham condições de uso. E também fizemos muitas atividades e pinturas dos livros de atividades de crianças.
E na minha organização dos armários do escritório achei vários papéis e materiais de artesanato que eu deveria estar utilizando e não utilizei. Então entrei numa de tentar aproveitar e usar tudo o que estiver ao alcance nos eventos que tiverem pela frente. E foi divertido.

Projetos
Uma das coisas que eu não vinha fazendo e voltei a fazer foram os meus projetos de artesanato. Não avancei muito em projetos de costura, mas me dediquei bastante na marcação das roupas e pequenos consertos. 
Também não contava em fazer muitos passeios, mas até que conseguimos fazer algumas coisas que não estavam listadas.
Eu tinha expectativa de terminar muitos itens do projeto relacionados aos produtos e às leituras, mas como já narrei acima, não avançou muito.
A reforma dos móveis do quarto me estimulou muito a pensar nas organizações e melhorias que posso fazer na minha casa. Ainda está faltando muita coisa.
E novamente uma última observação digna de nota, em números absolutos, terminei mais itens da lista nova, que está apenas em papel, do que da lista antiga que disponibilizei neste blog.

Conclusão:
Preciso me dedicar um pouco mais e ser mais pé no chão para fazer valer a pena estes planejamentos. Até o fim do ano o cenário deve melhorar, mas estou certa que não vou atender à maioria das minhas expectativas que tinha no começo do ano. Para pensar em novos desafios ainda preciso tirar da vista os velhos. E em breve começo a preparar os meus balanços de 2017.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Quando Estamos Aprendendo a Comprar

Eu fiquei bastante impressionada meses atrás quando descobri uma sandália guardada que eu sequer lembrava de ter comprado. Tentando entender o que aconteceu, eu recebi um questionamento:
- Foi uma compra por impulso?
Eu não sei dizer, provavelmente sim. E eu não tenho feito isso. Não mesmo.
Ao longo deste ano, realizei poucas compras, quase nada para mim. Comprei algumas roupas, mas tenho evitado sair para ver. Mesmo artigos de papelaria e livros, estou conseguindo evitar. Objetos para a casa, cozinha... Estou precisando esvaziar e limpar.
Cheguei a ficar mais de um mês sem ir ao shopping. As poucas vezes que fomos foram para alimentação/entretenimento. Lembro de terem perguntado se eu estava querendo ver alguma coisa e eu ter dito que não.
E reforço o meu compromisso, no caso em questão, havia encontrado uma sandália. Em 2017 não comprei nenhum calçado, mas já dei um que estava novo e estou com outro em petição de miséria para o descarte. 

Então tenho reconhecido que estou aprendendo melhor a comprar. Uma das coisas foi fixar uma lista de desejados e tentar só comprar o que está na lista. E a outra foi deixar de passear no shopping ou nos sites de produtos só para ver se têm promoções. Ás vezes ainda caio em tentação, mas pensar no tanto de coisa espalhada em casa me faz mudar de ideia.

Ainda me incomodo com o tanto de coisa que temos em casa. Fizemos um plano para em alguns anos poder dispensar a ajuda de uma diarista. Mas para abrir mão deste serviço preciso de duas coisas: uma solução prática e barata para lavar e passar roupas e uma manutenção/limpeza da casa tão simples que não ocupe muito tempo.

Eu não gosto da ideia de usar uma lavanderia como forma principal para a lavagem de roupas. Prefiro um pouco mais reduzir a quantidade de roupas que precisa passar e lavar a maior parte delas em casa. Mas vamos ver se encontramos uma solução que funciona.

A simplificação da manutenção e limpeza da casa ainda é algo distante pela desorganização. Apesar de eu ter um ciclo de descarte e estar evitando que as coisas entrem na minha casa, sinto que ainda tenho coisas demais que não consigo descartar. Sinto a necessidade de descartar de uma forma consciente. Não me agrada entrega várias caixas para a caridade e jogar outras tantas no lixo. Sei que a maioria das pessoas não vai dar o mesmo valor que eu dou aos objetos e tenho a impressão que tenho que encontrar quem dê a importância devida. E o outro ponto é aceitar presentes. Muitas coisas que eu não compraria para mim, ao ganhar me sinto na obrigação de usar. Ainda que sejam coisas que eu não goste, eu as aceito para não ser ingrata. Muitas das coisa que eu não acho lugar são as coisas que eu ganho. São coisas novas, que não tenho como trocar e que eu sei que a pessoa pensou que combinaria comigo. O pior é que, na tentativa de agradar, eu ponho em uso alguns objetos e as pessoas passam a achar que eu gostei daquele tipo de presente. Mas que não tem nada a ver com a minha personalidade ou estilo de vida. Apesar do erro ser meu, não sei o que fazer. O melhor seria não aceitar presentes. Já faz alguns anos que evito comprar presentes na expectativa de não receber. Mas não é tão simples. Também preciso mudar a minha percepção do valor sentimental de objetos. As pessoas precisam entender que não estou deixando de gostar delas por não aceitar seus presentes.

Neste momento que estamos trabalhando na reforma de um dos cômodos, ainda acrescentei mais uma preocupação, quanto mais espaço eu tenho para guardar coisas, menos coisa tenho a vista. Mas não adianta simplesmente ter o espaço para guardar e usar este espaço para entulhar a casa. Eu tenho muitos cantos de bagunça, com coisas que não sei o que fazer ou como guardar. Quanto mais à vista estas coisas estiverem, menos espaço elas vão ocupar. Então estamos repensando estes espaços de armazenamento de coisas que eu não sei bem o que fazer.

Por fim, fazer algum tipo de inventário, estoque mínimo e só comprar para reposição é algo que ajuda.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Terminados de Julho

Mês passado eu não terminei nada... E quase que em julho também não termino nada.

Diminuí muito o consumo dos produtos por conta das mudanças na rotina. O que eu consegui terminar, foi no final do mês, uns dias atrás. Terminei uma miniatura de condicionador que estava por aqui e só tinha um restinho. Agora estou usando a última que tenho.
Também terminei um dos potes da colônia que vinha usando, mas como quase sempre esquecia de usar, ficava sempre um restinho. Ainda tenho um pouco desta colônia no frasco do borrifador que deve durar um bom tempo.
Terminamos um sabonete em barra infantil e então partimos para um sabonete líquido de embalagem grande. Agora demora para acabar. Acabei nem tirando foto.

Ainda tenho muitos itens para retirar da minha bancada. Os produtos que estão diminuindo e devem acabar em breve são principalmente os cremes. A loção hidratante que eu vinha usando já está me enjoando com o cheiro. Felizmente voltei a usar algumas vezes e provavelmente consigo terminar no próximo mês.
Também venho usando um óleo para bebê, mas este uso muito pouco e sei que deve demorar muitos meses para acabar.
O creme para o rosto também baixou bastante, mas como uso pouco, mesmo que todo dia, ainda demora mais uns meses para terminar. Em julho usei também um protetor solar facial em amostra que tinha. Praticamente acabou. E a outra que levei eu dei para outra pessoa. Diminuiu um pouco o meu estoque de amostras.
O terceiro produto que está acabando é o corretivo. Espero terminar no próximo mês, agora que está avançando rápido. Este será só para esvaziar a bancada mesmo.
E também estou com a colônia em uso para terminar nos próximos meses. Como também tenho relegado ao esquecimento, dificilmente acabo em um mês.
O sabonete esfoliante deve terminar em mais um mês. O sabonete em barra ainda dura mais um pouco, mas ainda tenho outras miniaturas. Finalmente estou perto de terminar com todas as miniaturas, mas a verdade é que ainda tenho muitos produtos em casa. O último produto que espero retirar da minha bancada é um sabonete em barra que gostaria de abrir logo, mas ainda quero terminar as poucas miniaturas que faltam.
Apesar de usar o batom todos os dias, pouco diminuiu de volume durante este mês e um pouquinho do mês passado. Considerando o tempo que falta, não é impossível terminar até o fim do ano, mas é bem pouco provável.

Ainda tenho tentado resistir e não comprar novos produtos. Em geral estou indo bem. Alguém já ouviu falar do clube de assinantes Abril? Eu costumava receber, em alguns meses, amostrar de produtos que vinham na revista (que tenho assinatura). Nos últimos dois meses, recebi um pacote com o produto da amostra. São estes dois da foto (desculpe que ficou completamente desfocada). São amostras, relativamente pouco produto, mas em quantidade bem maior do que as que costumavam vir antes. Não sei se virão todo mês, mas conforme conseguir usar venho comentar sobre os produtos. Felizmente não comprei nada. Então devo ter um saldo negativo no meu inventário. Resolvi não fazer novo inventário no meio do ano, mas farei um novamente em dezembro. Estou certa que diminuí em muitos produtos, mas precisava ter diminuído ainda mais.

Sei que estou bastante atrasada, mas não percebi como o tempo passou tão rápido.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Housekeeping Parte 2

Neste segundo mês, por conta de fatos novos que surgiram, estou tentando dedicar um pouco mais de tempo ao housekeeping nas atividades da semana.
Na primeira semana foquei em descansar. Ainda tenho algumas tarefas longas em andamento que quero terminar. Tenho atualizado estas tarefas na páginas de Metas Mensais.
Também separei duas sacolas de roupas e objetos infantis para levar para outras pessoas.
Nesta segunda semana estive um pouco mais disposta em tentar concluir a marcação das roupas que estão separadas e separar as que estavam guardadas. Assim que terminar de marcar o que está separado, tudo estará identificado. Não tem sido tarefa fácil e nem está tão perto assim de acabar, mas certamente já passei da metade.
E o último esforço desta semana foi começar a colocar numa mesma caixa todos os objetos que devem partir e deixá-los próximos à saída. O destino eu já imagino qual seja e pretendo deixar pronto para quando precisar levar.
Precisei descartar um tênis infantil que já não estava em condições de uso. E juntamente separamos mais 3 calçados infantis para serem levados para outras crianças.
Eu fiquei 3 semanas paradas. Não tive disposição para fazer nada. É claro que sempre consigo separar uma coisa ou outra para doação, principalmente roupas. Mas não quer dizer muita coisa. A pilha de roupar para dobrar e guardar estava enorme. E a minha rotina de lavar/passar roupa esteve completamente quebrada. Também mal cheguei na cozinha para preparar alguma coisa e nem os produtos de consumo consegui avançar. Então a minha casa está novamente uma bagunça.
Não sei como estabelecer metas para estas atividades de housekeeping então estou apenas listando os meus esforços para não deixar esmorecer.
Aos poucos, nas últimas duas semanas, voltei a separar mais algumas roupas e já levei duas sacolas de casa. Também conseguimos separar alguns brinquedos para levar para a escola. E voltei para as identificações das roupas e agora estou diminuindo as sacolas com roupas novas.
E na última semana deste período novamente acelerei para terminar a pilha de roupa. Consegui reduzir a maior pela metade, mas ainda tenho mais coisas chegando. Estou muito longe de terminar mas estou conseguindo algum avanço.
Nos próximos meses terei o desafio de realocar tudo o que está em um dos guarda-roupas para poder reformar. Por isso era tão importante que o housekeeping estivesse funcionando. E comecei a achar um monte de coisa que poderia já ter sido usado. Separei alguns enfeites com doces para distribuir na volta às aulas. E continuo procurando achar destino para outras tantas coisas que temos em casa.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Começo de Mais Projetos

Apesar de toda a frustração que fiquei carregando ao longo das negativas, tive determinação para começar a olhar para os novos projetos. Quer dizer, 9 meses passam muito rápido, e algumas coisas já vinham sendo adiadas. Então preciso aproveitar pra fazer agora.
Uma decisão que vêm me apreendendo é manter ou não a diarista que faz a faxina. Não me sinto preparada para assumir todo o serviço da casa de novo apesar de estar perto disso em relação à roupa. Também preciso fazer o mesmo em relação à cozinha e os alimentos congelados. Eu coloquei para mim que posso ficar sem ajudante quando estiver com uma rotina simplificada, mas no ritmo que estou indo ainda vai demorar para me ver pronta.
Ainda nessa ideia estou correndo para terminar todas as tarefas dispendiosas que eu me coloquei para ter mais tempo para os projetos que realmente são importantes.
Estou me apegando às várias atividades que me prendem a atenção na vã tentativa de me sentir ocupada e não ver o tempo passar. Como podem perceber a ansiedade é tanta que só posso tentar deixar a mente e o corpo ocupados para tentar parar de pensar nisso. O sono já não está como antes e por isso tenho passado mais tempo lendo e assistindo séries. Apesar de não estar em condições de pensar em forma física também tenho aproveitado para sair e fazer algumas caminhadas para gastar energia e preparar o corpo.
Eu ainda tenho produtos em casa que vou ter que cortar no caso de uma gravidez. E quero acabar com eles antes do resultado positivo. Os meus projetos de acabar com o que tenho estão me ajudando e já diminuí muita coisa que espero não mais entrar em casa. Ainda tenho alguns produtos para terminar em casa e que precisava terminar e selecionar outros tipos de produtos mais adequados para o uso. Neste momento não tenho restrições, então estou usando os que eu terei que abandonar em breve.
Tenho algumas arrumações na sala e no quarto que eu deveria terminar para ter espaço para reformar alguns móveis. E então comecei a procurar imagens do que eu gostaria, dentre os móveis que eu preciso mexer para já ter um projeto de reforma. Por enquanto a cozinha vai ficar para trás. Não quero mexer nela por enquanto.
E também estou fazendo uma lista de itens para bebê que eu não tenho, ou não tenho mais e que gostaria de comprar para o novo bebê.
Muitas mulheres já começam a tomar ácido fólico neste período, mas eu confio na indicação da obstetra que não julgou necessário e por isso deixo para a primeira consulta do pré-natal.
Uma das coisas que preciso me antecipar e ocupei muito tempo fazendo foram as imagens de móveis que imagino para iniciar a reforma do quarto. Temos 3 quartos no apartamento, um deles convertido em escritório e quarto de hóspedes. Não penso em fazer dele quarto de criança. Num primeiro momento, mesmo que sejam de gêneros diferentes, quero colocar no mesmo quarto, que é grande. A proposta é fazer móveis planejados para todos os cômodos que não os tem. Estivemos guardando dinheiro para isso. E a instalação será feita sem que o imóvel seja desocupado. Então temos algumas ideias para o guarda roupas e para um beliche com cama auxiliar. Para completar o quarto quero um espaço para guardar brinquedos, por enquanto um berço e futuramente também uma mesa de estudos.
O guarda roupas é o meu maior tormento. Mesmo aumentando o espaço utilizado para guardar as roupas tenho ele quase que inteiramente tomado e entulhado. Já separei um espaço para guardar roupas que estão grandes e o que estou mantendo para um novo bebê (lençol de berço, cobertores, fraldas, fralda-toalha, pano de boca...). Tenho certeza de que não preciso de uma cômoda, mas gostaria de conhecer uma solução para que consiga usar apenas o espaço que eu tenho. E não me venha falar que é só comprar menos coisa, porque já diminuí muito a quantidade.
Como o pacote de reformas vai envolver os outros cômodos da casa também preciso terminar de marcar as roupas, levar as costuras e artesanatos para o escritório e diminuir os materiais que tenho na sala. Definimos que a estante deve limitar o espaço de objetos, ela não pode aumentar. Então para abrir espaço para mais coisa, terei que tirar coisas dela. Não tenho muitos enfeites que possa descartar, mas a papelada e os livros eu estou diminuindo. Não vai dar tempo de ler tudo o que eu tenho parado e conseguir trocar e doar os livros que não quero manter, mas estou trabalhando na organização da estante para já ir separando e levando embora na medida do possível. O mesmo vale para os vídeos e DVDs que tenho guardados na sala. Já regravei os que estavam com problemas mas ainda tenho mais coisa para separar. Finalmente comprei o case para guardar os discos que ocupa muito menos espaço. Agora preciso fazer os álbuns de fotos e organizar com os álbuns que já temos.
Quero fazer uma nova leitura dos livros que tenho sobre gravidez e bebês. Também quero comprar os que estão faltando. E desta vez concluir a leitura antes. 
E como nada na vida é linear, apesar de querer começar a fazer todos estes projetos, preciso terminar os projetos que estão em andamento. Se começar a ficar muita coisa, vou ter que abrir mão de algumas ideias para tocar os demais projetos. De certa forma eu sei que todos estes momentos dedicados ao filho mais novo que ainda não nasceu afetam a insegurança da mais velha. Eu quero que ela perceba o quanto que os pais se preocupam com ela e fazem as coisas para ela, mesmo tendo coisas para se preocupar do bebê. Ainda tem que ocorrer de forma lenta para que consiga participar de todos os planos e a escolha. Apesar de pedir muito o irmão, não temos garantia de que não haverá ciúmes. Dar importância à sua individualidade e ainda colocar a criança para participar das decisões da família auxiliam na aceitação do irmão.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Ensaio sobre a Cegueira

Eu havia deixado um quadro de votação para a próxima resenha dentre as leituras que eu tinha listado. Mas eu comecei a repensar o que estava fazendo e não estava pensando em continuar usando o quadro de votação. Então peguei a minha lista de livros e organizei na forma de leituras por mês. Acabou que o livro que foi mais votado foi o que eu deixei por último. Como eu mantinha o propósito de comentar sobre o livro mais votado, agora que terminei não poderia deixar de vir contar.
Ainda estou devendo uma resenha do primeiro livro que coloquei em votação. Tenho bastante material escrito mas não está finalizado. A proposta é continuar disponibilizando o quadro de votação com o que já está na minha lista de leitura e mesmo lendo todos, só vou comentar sobre os que forem votados ou os que eu julgar necessário.
Confesso que eu tinha uma apreensão em relação a este livro. Achei que seria uma leitura difícil e por isso reservei dois meses para a leitura. Eu já li um livro do autor, mas esperava algo bem diferente. Felizmente foi uma leitura até que rápida, fiz em cerca de uma semana. E me arrependi de ter demorado tanto tempo para ler.
Ensaio sobre a Cegueira conta um episódio de um homem que simplesmente cegou enquanto aguardava o sinal abrir. Só que tem duas coisas estranhas nesta cegueira: a primeira é que é uma cegueira branca, ao invés de ver tudo escuro como se tivessem apagado a luz, o cego enxerga tudo branco, como se estivesse ofuscado pelo excesso de luz. E a segunda coisa estranha nesta cegueira é que é uma doença altamente contagiosa. Mas que por algum motivo algumas pessoas não se contaminam.
O primeiro cego, após ser examinado por um médico, volta para casa. Este médico, intrigado com esta nova doença, fica estudando e acaba também cego, sem descobrir nada sobre a doença. Ao contatar as autoridades, estas os colocam em quarentena, mas pelo risco de contágio, ninguém fica exatamente perto. O resultado é que a epidemia continua se expandindo de uma forma alarmante.
Será que as cidades estão preparadas para uma população de cegos? Claro que não, tudo foi adaptado para socializar o cego, mas não para permitir a co-existência de cegos sem qualquer auxílio. E este é o principal conflito de todo o enredo.
Os cegos confinados estão sujeitos a regras e novamente somos levados a repensar os sistemas de gestão (entenda-se como forma de governo). Em alguns momentos não teve como não lembrar de "A Revolução dos Bichos". Mas não tem nada em comum, apenas o tipo de reflexão.
Tentei me colocar no lugar de algum dos personagens, mas é impossível saber como reagiríamos. De uma forma geral, os personagens são bastante realistas, mesmo o ser bom/ser mau não é estereotipado.
De uma forma geral, recomendo fortemente a leitura. Não considero uma leitura difícil em termos de linguagem do autor, mas tive alguma dificuldade em avançar no começo.
Estou um pouco desanimada com a minha lista de leituras pendentes e estou com dificuldades em segui-la. Já liberei um novo quadro de votação que não me ajudou muito. E mesmo esta resenha demorou meses para eu finalizar.
Estou lendo bastante e estou tentando manter as leituras nas minhas listas de metas. Também estou analisando todas as listas pendentes para parar de me impor desafios e simplesmente terminar o máximo de metas pendentes. Então estou voltando para as metas de 2014. Aguardem mudanças para 2018.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Balanço Mensal - Julho

Leituras de Julho


Aos poucos estou melhorando no cumprimento de minhas metas. Avancei em várias delas mas principalmente, consegui ler em maior quantidade. Quero tentar manter este ritmo até o fim do ano.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros faltam 45
2) Ler todos os livros comprados até 2012 faltam 19 + 40
3) Manter uma Lista de Espera < 250 livros está em 340
4) Terminar 5 séries (IAN, Mundo de Tinta, Cemitério dos Livros Esquecidos, O'Hurley, Asas) faltam 12
5) Tenho e não lido < 200 faltam 142
6) Terminar a pasta Anteriores e IX faltam 1 + 27 + 13 + 5 + 21
7) Vou ler e não tenho < 100 está em 174
8) Terminar todos do Sidney Sheldon faltam 8
9) Alcançar 1400 livros lidos faltam 50

Não tenho dúvidas de que estou fazendo progressos, mas parece que não vou chegar a lugar algum. Comecei a escrever as minhas metas para 2018. Considerando tudo o que está acontecendo na minha vida, pretendo fazer algo bem menos pretensioso. 

Lista de Agosto

Desta vez acrescentei a mesma quantidade de livros que pude riscar da lista anterior. Não foi um grande avanço, penso que estou conseguindo avançar num ritmo bom para poder voltar a diminuir a lista. Espero que a lista de Setembro não passe de 20.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6. Gossip Girl - Carlyles
7.  A Noite das Bruxas 2%
8. Vittorio, o Vampiro
9. Amante Libertada
10. O Clube dos Anjos
11. Passageiro para Frankfurt
12. Nêmesis
13. A Mina de Ouro
14. A Ilha Perdida
15. A Grande Rainha
16. Os Elefantes não Esquecem
17. Portal do Destino
18. Os Primeiros Casos de Poirot
19. Noite e Dia 35%
20. A Hospedeira
21. A Senhora da Magia
22. Cai o Pano
23. Um Crime Adormecido
24. Os Últimos Casos de Miss Marple

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Balanço Mensal - Junho

Leituras de Junho


Esta semana vou tentar publicar tudo o que está atrasado. Também teremos muitos resumos semanais. Em junho mudei a estratégia de escolha das leituras e o total avançou bem. Me distanciei de algumas metas e avancei em outras. Ainda tenho muitos romances curtinhos para ler que quero avançar na leitura em 2017. 

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros faltam 64
2) Ler todos os livros comprados até 2012 faltam 20 + 41
3) Manter uma Lista de Espera < 250 livros está em 344
4) Terminar 5 séries (IAN, Mundo de Tinta, Cemitério dos Livros Esquecidos, O'Hurley, Asas) faltam 12
5) Tenho e não lido < 200 faltam 142
6) Terminar a pasta Anteriores e IX faltam 1 + 29+ 13 + 5 + 21
7) Vou ler e não tenho < 100 está em 174
8) Terminar todos do Sidney Sheldon faltam 10
9) Alcançar 1400 livros lidos faltam 67

Consegui trocar mais livros, mas tenho terminado poucos livros meus. Além dos totais, consegui reduzir um pouco dos outros itens, principalmente a lista de espera.

Lista de Julho

Esta lista está bastante hipócrita. Não tirei as leituras que se arrastam de meses anteriores, mas na verdade, eu redistribuí ao longo dos meses e estou com uma lista mais realista. Mas como aqui vou deixar a versão hipócrita, a lista está enorme mas com a tendência de reduzir bastante a partir do próximo mês. Espero que seja o último pico.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Pandora
6. Mistério no Caribe 64%
7. O Caso do Hotel Bertram
8. A Terceira Moça
9. Cem Anos de Solidão
10. Gossip Girl - Carlyles
11. Noite sem Fim
12. Um Pressentimento Funesto
13. A Noite das Bruxas
14. Vittorio, o Vampiro
15. Mil Dias na Toscana 9%
16. Amante Libertada
17. O Clube dos Anjos
18. Passageiro para Frankfurt
19. Nêmesis
20. A Mina de Ouro
21. A Ilha Perdida
22. A Grande Rainha
23. Os Elefantes não Esquecem
24. Portal do Destino
25. Os Primeiros Casos de Poirot